O treinamento é uma prática indispensável para o departamento de vendas. É a partir dele que os vendedores poderão aprender as melhores estratégias e abordagens para impulsionar os resultados da empresa e bater suas metas de vendas.

Pensando nisso, separamos aqui os 5 principais tipos de treinamentos para vendas que você pode implementar na sua equipe comercial. Continue a leitura para conferir também 3 dicas de como fazer um treinamento de vendas.

Leia também: Escolha e saiba montar o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos

5 tipos de treinamentos para vendas

Conheça alguns dos tipos mais comuns de treinamentos de vendas. Dessa forma, você estará preparado para definir os melhores conteúdos de capacitação para suia equipe.

1 – Treinamentos operacionais

O primeiro item da nossa lista de tipos de treinamentos para vendas é o treinamento operacional. Seu principal objetivo é fazer com que os vendedores conheçam a fundo todas as ferramentas e processos utilizados no departamento de vendas.

O treinamento operacional pode ser aplicado, por exemplo, com o intuito de ensinar os colaboradores a manusearem um software novo de gestão de clientes. Esse tipo de treinamento também se aplicada quando há alguma mudança relevante nas rotinas processuais do setor de vendas.

A intenção do treinamento operacional é capacitar os vendedores em relação ao dia a dia do departamento, permitindo que eles exerçam suas funções diárias da melhor maneira possível.

2 – Treinamentos acerca dos produtos e serviços da empresa

Como o próprio nome sugere, esse tipo de treinamento é focado nos produtos e serviços que a empresa comercializa. O objetivo é garantir que os vendedores tenham total domínio e segurança sobre as características e funcionalidades das soluções que eles precisam vender.

Ao ter pleno conhecimento sobre o produto, o profissional de vendas terá uma vantagem argumentativa para persuadir o cliente a fechar negócio.

Além disso, atualmente os novos consumidores costumam estar muito bem informados sobre os produtos e serviços. Isso porque buscam informações sobre eles antes de entrar em contato com a empresa.

Por isso, o treinamento sobre produtos também precisa levar em consideração as soluções que a concorrência oferece. Conhecer os produtos e serviços de seus principais concorrentes é fundamental para que o vendedor possa ressaltar as vantagens das suas soluções perante seus competidores.

3 – Treinamento sobre técnicas de abordagem e fechamento

Neste tipo de treinamento, o vendedor aprende sobre as diferentes técnicas de abordagem e de fechamento de uma venda, as quais variam de acordo com o perfil de cada cliente. A intenção aqui é capacitar os vendedores para que eles possam identificar com agilidade o perfil do cliente e utilizar as técnicas de vendas que forem mais adequadas.

Esse tipo de treinamento é importante não só do ponto de vista da conversão de uma venda, mas também no que diz respeito à criação de um relacionamento duradouro com o cliente.

Confira um exemplo de dica que pode ser passada em um treinamento deste tipo:

Veja mais: 12 maneiras de ter sucesso na abordagem de vendas

4 – Treinamentos motivacionais

Os treinamentos motivacionais servem para dar aquele gás nas equipes de vendas. Eles podem ser utilizados quando houver pouca expressividade nos resultados ou quando os vendedores não estiverem dando 100% de si.

O objetivo desse tipo de treinamento é justamente motivar os colaboradores a darem o seu melhor, lembrando-os de seu verdadeiro potencial. Assim, a tendência é que eles fiquem mais motivados para perseguir resultados mais desafiadores.

Se você não conhece treinamentos motivacionais, então dê uma olhada neste vídeo da Siteware:

5 – Treinamento sobre comportamento profissional

Encerrando a nossa lista com os principais tipos de treinamentos para vendas, temos o treinamento voltado a aspectos comportamentais do vendedor.

O objetivo é mostrar para vendedor que características comportamentais ele precisa desenvolver. Dentre elas:

  • Comunicação adequada ao perfil da empresa e ao perfil do cliente;
  • Evitar vícios de linguagem;
  • Pontualidade e assiduidade;
  • Empatia;
  • Organização.

3 dicas de como fazer um treinamento de vendas

1 – Analise as necessidades de treinamento da equipe de vendas

A primeira dica de como montar um treinamento de vendas é fazer uma análise das reais necessidades da sua equipe.

Ou seja:

  • Que tipo de treinamento seria o mais adequado neste momento?
  • Há falta de motivação entre os vendedores?
  • É preciso atualizá-los sobre as técnicas de abordagem?
  • Eles têm pleno conhecimento sobre os produtos da empresa?

Ao fazer essa análise, ficará mais fácil planejar o conteúdo do treinamento. Além disso, os vendedores aprenderão o que realmente precisam.

2 – Faça um planejamento do seu treinamento de vendas

Após analisar as necessidades da sua equipe de vendas, é necessário planejar o treinamento de acordo com o perfil dos colaboradores, bem como suas habilidades.

O planejamento não pode deixar de apresentar a quantidade de participantes, o cronograma das atividades, o conteúdo e o formato (online, presencial, interno, externo etc.) do treinamento, o local onde ele será realizado e quem vai lecionar o conteúdo.

3 – Estabeleça mecanismos para avaliação de resultados

Não há como montar um treinamento de vendas sem saber de que maneira os resultados serão medidos e avaliados.

Por isso, é importante que você estabeleça mecanismo para avaliar a eficácia do processo de treinamento e dos resultados.

Uma forma de fazer isso é pedir um feedback dos participantes. Peça para que eles falem sobre o que eles acharam da metodologia e do processo de treinamento como um todo.

Outra forma de avaliação dos resultados é a aplicação de testes para verificar o quanto os vendedores conseguiram absorver do conteúdo passado no treinamento.

Assim, será possível promover melhorias nos próximos treinamentos.

Ficou claro quais são os principais tipos de treinamentos para vendas? E as dicas de como fazer um treinamento de vendas?

Lembre-se de que o treinamento é uma importante forma de adquirir vantagem competitiva e, por esse motivo, não deve ser negligenciado. Promova a capacitação dos seus vendedores e alcance melhores resultados.

Mas, que fique claro: treinamentos não são mágicos! Assim, em alguns casos, podem não ser suficientes para resolver alguns problemas.

Veja um exemplo disso neste vídeo do Thiago Concer:

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