No atual mercado competitivo, sempre em busca de novas formas de melhoria para ampliar o desempenho da empresa, as organizações procuram formas de extrair o melhor de cada membro de sua equipe. Um dos métodos para alcançar esse objetivo é o TEAL, Treinamento Experiencial ao Ar Livre.

A fim de melhorar a relação, não só entre os membros da equipe, mas também entre a empresa e seus clientes, em 1992 a empresa Dinsmore Associates, criou o TEAL – Treinamento Experiencial ao Ar Livre, que chegou ao Brasil um pouco mais tarde.

A metodologia é utilizada em variadas equipes de trabalho e se mostra extremamente útil para vendas.  Por meio de ações práticas, ela busca desenvolver qualidades e novos atributos nos colaboradores.

A aplicação do TEAL – Treinamento Experiencial ao Ar Livre, apresenta variados benefícios, entre os quais podemos destacar:

  • Integração de Equipes (Team Building)
  • Motivação
  • Liderança
  • Trabalho em equipe
  • Gestão de mudanças

Existem diferentes estilos de treinamentos que você pode aplicar em sua organização, entre eles atividades de resolução de problemas e desenvolvimento de liderança. Se você quiser saber mais sobre esses e outros treinamentos, sugerimos a leitura do artigo, “Os 6 principais tipos de treinamentos organizacionais”.

Neste conteúdo, veremos um passo a passo de como organizar um treinamento experiencial ao ar livre.

O objetivo é que você conheça uma opção de treinamento, para seu time de vendas, que possa otimizar seus resultados de captação e fidelização de clientes. Trata-se de uma maneira de desenvolver um ambiente de cooperação e não disputa.

Entenderemos também como ele funciona e os benefícios que poderá trazer a sua empresa.

Quais são as necessidades de treinamento de sua empresa?

Para começar, você deve identificar as reais necessidades dos colaboradores. Não basta que você aplique um estilo de treinamento, antes de tudo é necessário que haja a real necessidade da realização do trabalho.

É importante então que os gestores tenham em mente os objetivos do treinamento a ser realizado.

Conforme diz Idalberto Chiavenato em seu livro “Recursos humanos” de 1997:

“A análise organizacional envolve o estudo da empresa como um todo, sua missão, seus objetivos, seus recursos, a distribuição desses recursos para consecução dos objetivos, como também o ambiente sócio-econômico e tecnológico no qual a organização está colocada.”

Ou seja, o que Chiavenato quis dizer é que o ambiente empresarial deve ser analisado de maneira ampla e a necessidade de treinamento deve corresponder a esses fatores.

Ao analisar um setor da empresa, como, por exemplo, a equipe de vendas, é preciso também se concentrar em descobrir informações como, por exemplo, o tamanho do impacto que o setor financeiro da organização tem no desenvolvimento dessa área do negócio.

Resumindo, ao conhecer bem as metas e objetivos da organização, bem como a realidade em que ela está inserida, você saberá qual a técnica de treinamento deverá ser aplicada para obter maior sucesso.

TEAL – Treinamento Experiencial ao Ar Livre

Como o próprio nome sugere, o TEAL, é um treinamento realizado ao ar livre.

Sugere-se que os gestores realizem o treinamento em espaços em que a equipe possa ter contato com a natureza, como um hotel fazenda ou um sítio.

A metodologia propõe que, através de programas participativos e dinâmicos, os colaboradores possam desenvolver habilidades, como:

  • Trabalho em equipe
  • Colaboração
  • Senso crítico
  • Criatividade para resolução de problemas, e mais.

Um dos objetivos do treinamento experiencial ao ar livre é alinhar todo o pessoal da empresa com a visão e os objetivos da organização. Por isso, é importantíssimo que todos participem do treinamento, independentemente do cargo ou das responsabilidades dentro do negócio.

No TEAL, os colaboradores são separados em equipes e devem realizar as atividades em conjunto, para que possam treinar o senso de coletividade.

O gerente responsável pela organização do treinamento, deve propor desafios onde os colaboradores são provocados a participar de situações que irão demonstrar reações emocionais e racionais.

O objetivo é realizar um treinamento comportamental junto aos colaboradores para que eles possam ser avaliados e observados, buscando sempre um aprendizado e nunca com o objetivo de puni-los.

Um time de vendas pode ser extremamente competitivo e individualista, principalmente quando trabalha com metas de captação de recursos. Essas disputas pode ser prejudiciais à saúde do setor e atrapalhar o rendimento da empresa.

O TEAL permite então analisar, corrigir e desenvolver novas competências, como a capacidade de resolver problemas e liderar, a fim de atingir uma melhora significativa em cada colaborador.

São diversas as formas de atividades que você poderá usar. Cada uma tem sua característica no desenvolvimento da equipe. A seguir alguns exemplos que podem ser interessantes para sua empresa:

  • Caminhadas ou corridas
  • Cavalgadas
  • Rafting
  • Rapel
  • Trilhas
  • Arvorismo

Essas e outras atividades servirão de campo de estudo para os gerentes do treinamento observarem as atitudes de cada participante.

Novamente o intuito não é punir os funcionários que não demonstrarem senso de coletividade, por exemplo.

A função do gestor do treinamento é guiar os colaboradores, apresentando as posturas profissionais valorizadas, por meio de exemplos.

A finalidade é que os colaboradores desenvolvam melhores comportamentos individuais ou em equipe, a partir desse treinamento.

Como aplicar o TEAL – treinamento experiencial ao ar livre em 7 passos práticos

Como sugerido acima, o primeiro passo para desenvolver um treinamento experiencial ao ar livre é levar os colaboradores para um local em que possam ter contato com a natureza.

Depois disso, o passo a passo a seguir pode ser utilizado para guiar as demais etapas das atividades:

  1. Realize uma reunião geral com os participantes: apresente o conteúdo das dinâmicas.
  2. Apresente as atividades propostas: mostre também seu alinhamento com a realidade da empresa
  3. Aborde os objetivos esperados pela empresa com a realização do treinamento
  4. Aplique as dinâmicas e as atividades do treinamento em campo: divida as equipes e inicie as atividades
  5. Realize, a cada final de atividade, uma breve reunião: mostre as analogias e os resultados das atividades. O objetivo é que todos entendam porque aquela atividade foi realizada e quais lições devem ser tiradas.
  6. Promova uma reunião para as conclusões gerais
  7. Mantenha o acompanhamento com seus colaboradores mesmo após o TEAL, observando se os aprendizados foram absorvidos pela equipe.

Planejar as atividades do TEAL – Treinamento experiencial ao ar livre

Para planejar o TEAL é importante que o gestor responsável tenha completo entendimento sobre três aspectos:

  • Conhecimento dos recursos humanos disponíveis
  • Conhecimento dos objetivos e metas
  • Conhecimento dos cargos e tarefas

Dessa forma, você como gestor, poderá traçar os objetivos a serem alcançados, entendendo o que precisa ser alterado na estrutura da sua empresa, a fim de ampliar seus resultados positivos, por meio do desenvolvimento do capital humano.

Se você será o organizador do treinamento, sugerimos que coloque no papel o que deve ser feito em cada etapa já apresentada acima. Construa um cronograma com todos os detalhes de cada atividade, para facilitar a execução do TEAL – Treinamento Experiencial ao Ar Livre.

É importante destacar, entretanto, que a execução do treinamento, não depende apenas do responsável direto por sua organização.

É importante que toda a equipe, da chefia aos cargos base da empresa, cooperem e estejam motivados seguindo um mesmo objetivo.

Resultados do TEAL

O TEAL – Treinamento Experiencial ao Ar Livre, tem o objetivo de enriquecer a cooperação entre os mais diversos membros da equipe de uma empresa: desde o primeiro cargo da empresa ao chefe executivo.

Dentro de vendas, alguns dos resultados alcançados podem ser:

  • Senso de coletividade
  • Liderança
  • Capacidade de resolução rápidas de problemas apresentados por clientes e prospects.

Esse envolvimento desenvolve o sentimento de união e compartilhamento de objetivos em comum.

Existem empresas especializadas em organizar treinamentos como este e uma delas pode ajudar você a coloca-los em prática.

A realização contínua de ações de treinamento e desenvolvimento de gestores e colaboradores é fundamental, uma vez que uma empresa sempre terá questões a serem resolvidas e posturas a serem melhoradas.

Visto isso, sugerimos que desenvolva para a sua empresa um programa de qualificação. Quer saber mais sobre essa ideia? Leia o artigo exclusivo, “Implantação de um processo de treinamento e desenvolvimento em 5 passos”.

Este artigo foi escrito pelo oHub, um sistema que conecta sua empresa a fornecedores e prestadores de serviços variados. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam treinamento empresarial.