Um software para programa de fidelidade é fundamental para divulgação desse tipo de ação

Fidelizar sem auxílio da informática pode até ser possível, mas será muito mais difícil sem ela… Fidelização de clientes, já dissemos aqui, vai muito além de fazer um cartão e distribuir prêmios.

Nesse contexto, um software de programa de fidelização pode ser bastante útil, assim como uma divulgação correta e a utilização de canais ágeis de comunicação com o cliente para atender suas dúvidas, reclamações e sugestões.

Na realidade, um programa de fidelização e a consequente adoção de um software de fidelização de clientes são apenas algumas das táticas que podem ajudar em um esforço da empresa que deseja tornar seus clientes féis. Isto é: clientes que compram mais vezes de sua empresa, gastando mais a cada compra e se relacionando com seu negócio por um longo período de tempo.

A melhor maneira de fidelizar clientes é conhecendo-os melhor, tendo dados, informações e conhecimentos sobre eles para que se possa surpreendê-los ao oferecer sempre o produto que querem, na hora certa e pelo preço mais adequado (para cada tipo de cliente).

E é evidente que um software de programa de fidelidade só pode ajudar nessa tarefa! A busca de informações será muito facilitada, além de poder ser tratada com mais agilidade e armazenada com segurança. Sem falar que as informações coletadas serão muito mais confiáveis.

Para esclarecer a melhor maneira de divulgar iniciativas de fidelização e como um software de programa de fidelidade por ajudar nesta tarefa, vamos abordar 3 temas nesta postagem:

  1. Divulgação de programas de fidelidade
  2. Canais de comunicação com os clientes
  3. Software de programa de fidelidade

Você vai ver que a tecnologia e um bom sistema de fidelização online são muito importantes, mas sem manter um relacionamento próximo e se antecipar às necessidades do cliente, a tecnologia sozinha não fará o trabalho por você!

A gestão do relacionamento com o cliente, CRM na sigla em inglês, é fundamental na hora de implantar um sistema de fidelidade online. Conheça mais sobre esse assunto baixando nosso e-book: Guia para o sucesso com CRM.

A importância de um software de fidelidade na divulgação de seu programa

Vamos começar pelo primeiro tópico de nossa lista de três:

1. Divulgação de programas de fidelidade

A definição de como divulgar seu programa de fidelidade começa pelo investimento. Tudo vai depender do que foi definido em seu orçamento para essa ação. O que podemos adiantar é que a utilização de mídias de massa, como TV e rádio, podem até ser usadas por algumas empresas com grande capacidade de investimento, mas não fará muito sentido para empresas médias e pequenas.

A primeira providência será a criação do site de seu programa de fidelização, quer deve ter: o regulamento, como se acumulam os pontos, validade, como se faz a troca de pontos por prêmios e uma interface ágil e intuitiva para efetuar as trocas. É bem provável que se você usar um software para programa de fidelidade, ele estará integrado ao seu site.

Outra iniciativa de divulgação é usar o site de sua empresa, que deve direcionar para o site da promoção. Além disso, um blog empregando técnicas de SEO e marketing de conteúdo pode ser uma excelente oportunidade de fazer seu público conhecer o seu sistema de fidelização online.

Aproveite os artigos e postagem do blog para enviar newsletters, sempre com permissão prévia!

Por fim, as mídias sociais têm de fazer parte de sua estratégia para divulgar o programa de fidelização, inclusive com depoimentos reais, o que costuma dar bastante credibilidade a esse tipo de ferramenta de fidelização.

E não vamos esquecer de uma mídia que faz bastante sentido no mercado B2B: as notas fiscais! Sim, avise aos compradores e departamentos financeiros de seus clientes empresariais que eles podem ter vantagens ao se cadastrarem em seu programa de fidelidade, basta colar um adesivo ou imprimir um aviso em suas notas fiscais!

Quer saber realmente como fidelizar seus clientes? Então dê uma olhada neste artigo: 3 fatores de sucesso no marketing de fidelização de clientes

2. Canais de comunicação direta com os clientes

software programa de fidelidade

O SAC 2.0 ajuda a se relacionar e fidelizar clientes

Um SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor, é um excelente canal para manter seus clientes informados ou receber sugestões e reclamações sobre seu sistema de fidelidade online.

Lembrando que o SAC pode ser feito por telefone, por e-mail e por chat. E, é claro, não devemos esquecer do SAC 2.0, aquele feito pelas mídias sociais, como Facebook, Twitter e até mesmo WhatsApp. Atualmente, softwares especializados em monitoramento ajudam muito as empresas a usarem as mídias sócias para estar a par da satisfação dos clientes, responder agilmente a comentários, esclarecer dúvidas e, assim, não apenas fidelizar, mas até mesmo evitar crises.

3. Software de fidelização de clientes

Um bom software para programa de fidelidade deve ser capaz de gerenciar os dados, separar os clientes por tipos, detectar tendências, ajudar a criar ofertas customizadas, agilizar as transações, manter históricos e outras funcionalidades.

Ao desenvolver um programa de fidelidade, o maior ativo com que sua empresa poderá contar são exatamente as informações coletadas.

software de programa de fidelidade

Um software para programa de fidelidade é fundamental para a gestão de dados e informações

É evidente que ter algum benefício e ganhar produtos ou vantagens ao acumular pontos pode levar seus clientes a se tornarem mais fiéis a sua empresa e a sua marca. Mas são as informações que os sistemas de fidelização de clientes disponibilizam que se tornarão a grande arma para que você possa gerenciar o relacionamento com seus clientes da melhor forma, se aproximando deles com dados consistentes.

Pense assim: esse sistema poderá dizer quais clientes, de que idade, gênero, região do pais, entre outros dados, preferem resgatar determinado tipo de produto e em qual época do ano. Com informações como essas (que são um mero exemplo) você conseguirá saber muito mais sobre seu público-alvo, permitindo até pensar em novos produtos, canais de distribuição, precificação, promoções etc., principalmente, se o software de fidelização já for integrado a uma loja virtual de prêmios.

Como você viu, a divulgação de um programa de fidelidade está extremamente ligada ao software que você usar para gerenciá-lo. Mas sem a ação inteligente do gestor por trás dos dados capturados, o software não vai fazer o trabalho de fidelização sozinho!

Veja também: