Um software de CRM pode ajudar muito na gestão de sua empresa. Afinal, quem é empreendedor e precisa estar a par de todas as atividades de sua empresa tem uma rotina de trabalho muito corrida e cheia de compromissos. E a boa notícia é que a tecnologia se mostra uma grande aliada dos empresários, com os programas para gestão de relacionamento com o cliente.

Principais aprendizados deste artigo:

Aliás, a gestão de vendas e do relacionamento com o cliente tem se apoiado nos chamados softwares de CRM como uma ferramenta importante na gestão da força de vendas, com mensuração, acompanhamento e controle de resultados, além de facilitar e organizar os contatos com os clientes.

Porém, a simples aquisição de um sistema de CRM não é a resposta para a melhoria de seu relacionamento com os clientes e consequente incremento nas vendas e na lucratividade.

É preciso que a empresa como um todo entenda o conceito por trás dessa abordagem e saiba como usar um software de CRM de vendas adequadamente, potencializando suas funcionalidades e alcançando os resultados desejados.

Antes de mostrarmos os benefícios e as funcionalidades mais necessárias a um bom “CRM software”, vamos falar um pouco do conceito de Gestão do Relacionamento com o Cliente, o que é CRM e um software de CRM e como funciona. Está preparado?

O que é CRM?

CRM é uma sigla que representa as palavras Customer Relationship Management que significam Gestão do relacionamento com o Cliente, em português. Dito isso, CRM é uma estratégia de gestão empresarial com foco no cliente e no atendimento de suas necessidades. Para isso, é preciso conhecê-lo profundamente, por meio de um contato constante para ouvi-lo e mostrar que é ouvido.

Qual é o objetivo do CRM?

Os principais objetivos e vantagens de ter um software de CRM são: conquistar novos clientes, aumentar o volume e o valor das compras dos clientes atuais e prolongar o período de seu relacionamento com a empresa, fidelizando-os.

Além destas, outras vantagens de ter um software CRM você encontra no infográfico abaixo:

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O que é um software de CRM?

Um software de CRM é uma aplicação computacional que automatiza as tarefas necessárias para conhecer, se comunicar, segmentar, negociar, fechar vendas e outras, criando um sistema de dados integrados que permite fazer análises, tomar decisões de marketing e de vendas e gerenciar todos esses processos com base em dados atualizados, fáceis de encontrar e confiáveis.

Entre os principais tipos de software de CRM, podemos citar:

  • CRM de plataforma ou on premise: depende da instalação do programa no computador;
  • CRM open source ou de código aberto: estão disponíveis para download e são customizáveis, mas pouco práticos de usar; 
  • CRM on-line ou virtual: modelo SaaS (software as a service) que fica disponível on-line e funciona como um serviço de assinatura. 

E aí, ficou claro o que é e quais são os tipos de software de CRM? Então, continue lendo para aprender como essa ferramenta funciona na prática!

Como funciona um software de CRM?

O software de CRM funciona a partir da entrada de dados relevantes em um sistema integrado por parte das equipes envolvidas. Isso permite ter sempre à mão as informações necessárias para atingir os objetivos de conquistar e fidelizar clientes, planejar ações de marketing e vendas, gerenciar a equipe e também os negócios em andamento.

Agora que você entendeu os principais conceitos ligados ao CRM e a um Customer Relationship Management software, entenda a importância de uma cultura de CRM na empresa para quem deseja usar um programa de CRM em seu negócio.

Conheça as principais funcionalidades de um software CRM:

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Um software de CRM precisa de uma “cultura de CRM”?

O que queremos dizer com cultura de CRM na empresa é a necessidade de quebrar um antigo paradigma que ainda se mantém firme em muitas organizações: o foco no produto (ou serviço, se for o caso) e direcioná-lo para os clientes.

Durante muito tempo houve um esforço enorme nas empresas para desenvolver produtos e serviços perfeitos. Sempre cheios de características, atributos e benefícios. E, mais que isso, que fossem produzidos com eficiência e baixo custo.

Com o tempo, contudo, essa obsessão por processos de produção mais eficientes e produtos cada vez mais sofisticados acabou por se deslocar de seu objetivo principal.

E qual seria esse objetivo? O objetivo deveria ser atender aos desejos e necessidades do cliente.

Assim, os produtos e serviços tinham muitas funcionalidades, mas poucas delas interessavam aos consumidores. Os processos eram ágeis e econômicos, mas a entrega não satisfazia aos desejos do público.

Por isso, o conceito de CRM busca “reintegrar” o cliente no processo produtivo, transformando-o no foco de atenção da cadeia de valor. E para isso, é fundamental que a empresa incorpore uma cultura de CRM.

O que deve buscar uma cultura de CRM?

Essa cultura que precisa estar clara para todos os colaboradores de sua empresa antes da implantação de qualquer software de CRM é focada em uma estratégia que busca:

  • entender o cliente e seus desejos;
  • antecipar suas necessidades;
  • oferecer as soluções para esses desejos e necessidades;
  • surpreendê-lo positivamente ao notar que você o “conhece bem”;
  • fidelizar esses clientes, repetindo este processo de satisfação constante de seus desejos e necessidades.

Neste contexto, o software de CRM de vendas será uma ferramenta de grande importância na coleta das informações e no seu uso adequado. 

No entanto, nada disso surtirá efeito sem o entendimento pleno de como funciona esse processo de Gestão do Relacionamento do Cliente, visando fidelizá-lo.

O que significa fidelizar clientes?

Cabe ressaltar que a fidelização de clientes vai muito além de programas de milhagem ou o uso de cartões que acumulam pontos e dão prêmios ao longo do tempo.

Fidelizar significa ganhar a preferência do consumidor exatamente por estar sempre se antecipando a seus desejos e oferecendo:

  • a oferta certa;
  • para o cliente certo;
  • na hora certa.

Fica claro mais uma vez como a informática e a agilidade de comunicação proporcionada pela internet podem ajudar muito nesta tarefa, principalmente se sua empresa fizer a escolha correta de um bom sistema de CRM.

Por fim, antes de falarmos das funcionalidades ideais de um “CRM software”, vamos dar uma definição resumida do conceito de Gestão do Relacionamento com o Cliente:

CRM (Customer Relationship Management, do inglês) é uma estratégia de gestão que elege o cliente como ponto focal dos esforços da empresa e de seus processos. O objetivo é antecipar as necessidades dos clientes para atendê-los de forma surpreendente e da melhor maneira possível.

>>>> Um sistema de CRM precisa se adaptar a dispositivos móveis? Confira neste artigo: funcionalidades essenciais em um aplicativo de vendas para celular

Principais funcionalidades de um bom software de CRM

Vamos passar os benefícios fundamentais que sistemas de CRM gratuitos ou pagos podem trazer a sua empresa. Lembre-se que a maneira de usá-los é que vai trazer os resultados!

1. Cadastro e controle de clientes completo e confiável

Vamos combinar que poder cadastrar e controlar sua carteira de clientes de um só lugar é um grande progresso em relação a planilhas complicadas, de difícil atualização e passíveis de muitos erros e confusões.

E com um bom software de CRM, todas as informações importantes sobre os clientes ficam centralizadas e podem ser acessadas de qualquer lugar via web ou por dispositivos móveis, sua equipe vai adorar!

Veja como o CRM de vendas Agendor ajuda sua empresa a fazer isso:

>>>> Veja mais: a importância do cadastro de clientes — veja 4 motivos para manter um cadastro perfeito!

2. Controle de vendas e de resultados

Seu time está no rumo certo? Bem, com um bom software de CRM é possível acompanhar:

  • os passos de sua equipe;
  • que clientes foram visitados;
  • o que foi ofertado;
  • quais os próximos passos.

E muitas outras informações importantes para a gestão de vendas. Além disso, com um aplicativo de CRM você tem informações precisas do desempenho de cada vendedor e da equipe como um todo. 

3. Funil de vendas estruturado

O funil de vendas é uma ferramenta que vem cada vez mais sendo usada nas empresas, mas por que não fazer isso de forma ágil e clara com o auxílio da informática? Para isso, basta adotar um software de CRM gratuito.

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Com a ferramenta, você fica sabendo exatamente em que parte do funil seus clientes se encontram, é muito mais fácil definir tarefas e táticas para sua equipe.

Veja como gerenciar o funil de vendas com o programa de CRM Agendor:

4. Aplicativo no celular

Se o objetivo do software de CRM é colher e prover informações relevantes e confiáveis para quem precisa tomar decisões de marketing e vendas, nada mais útil que elas estejam disponíveis onde e quando os colaboradores precisarem.

Por isso, contar com um app de CRM no celular é uma importante funcionalidade.

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O Agendor proporciona isso a seus clientes, veja algumas das telas do app no celular:

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5. Histórico de relacionamento com os clientes

É muito importante saber tudo que aconteceu com seus clientes ao longo dos anos. E isso só é possível com o auxílio de informações precisas e detalhadas, armazenadas de forma segura e confiável em um sistema de informações que pode ser acessado a qualquer momento.

Assim, ao usar um software de CRM, os vendedores e atendentes sempre têm os dados necessários para entrar em contato com os clientes e demonstrar que os conhecem muito bem.

No Agendor, é muito fácil trabalhar com históricos, veja como:

6. Relatórios de métricas

Saber se as metas estão sendo atingidas é outro ponto fundamental em um software de CRM. Afinal, como saber se as ações de marketing e vendas estão atingindo os objetivos desejados pela empresa?

Com mais essa possibilidade de relatórios gerenciais fica fácil corrigir ações em andamento, reconhecer o desempenho de vendedores, premiar os melhores desempenhos e orientar aqueles que não se saíram tão bem.

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7. Facilidade de follow-up

Com um bom software de CRM, é possível programar avisos e alertas para que os vendedores estejam atentos aos retornos que tem que dar aos clientes e as melhores datas para tentar agendar novas visitas e outros compromissos.

Dessa forma, sua equipe não perca aquele cliente importante porque perdeu o prazo de enviar uma proposta. 

Veja mais dicas de follow-up neste vídeo do Kesley Henrique:

>>>> Leia também: dicas para follow up de vendas e como o CRM pode ajudar

8. Calendário de atividades

Fazer o controle de suas tarefas e atividades por meio de uma caixa de entrada de e-mails não é nada produtivo nem eficiente.

Mesmo listas de tarefas acabam ficando complexas e longas. Nesse contexto, poder visualizar seus compromissos na forma de um calendário no próprio CRM torna o gerenciamento de sua agenda muito mais intuitivo.

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Assim, conforme marcar visitas, o envio de propostas, o retorno de e-mails e outras tarefas, elas são automaticamente enviadas para o calendário de atividades.

Dê uma olhada como é fácil consultá-lo no Agendor:

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Como escolher um software de CRM de vendas?

Como você viu, unindo uma boa estratégia de relacionamento com os clientes a um software de CRM adequado, os resultados de sua empresa podem ser extremamente beneficiados.

Porém, você sabe ao certo como usar um programa de CRM? Então, saiba que é preciso conhecer em detalhes seu funcionamento para extrair o melhor de um aplicativo CRM.

Por isso, que tal começar testando gratuitamente o Agendor e tirar suas próprias conclusões? Para não perder mais tempo, é só fazer o seu cadastro e começar a usar! 

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