ERP é a sigla de abreviação de Enterprise Resource Planning, ou, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa. Trata-se de um sistema que reúne, em uma só plataforma, informações-chave sobre a gestão empresarial. 

Além de saber que é ERP, é importante entender de que forma a ferramenta pode contribuir para processos mais fluidos e, sobretudo, mais organizados. 

Ao longo deste artigo, você descobre respostas a perguntas como: 

  1. O que é ERP?
  2. O que é um sistema ERP e para que serve?
  3. Quais são os tipos de sistema ERP?
  4. Como implantar um ERP?
  5. Qual a diferença entre CRM e ERP?
  6. Como usar um ERP e um CRM em conjunto? 

Boa leitura! 

1. O que é ERP?

ERP é a sigla que abrevia a expressão Enterprise Resource Planning. Em português, podemos entender a sigla como Planejamento de Recursos da Empresa.

Na prática, é exatamente o que o sistema ERP faz: ajuda a organizar e integrar diferentes informações de um negócio de forma fluida. 

2. O que é um sistema ERP e para que serve?

Sistema ERP é uma ferramenta digital de integração e organização de informações empresariais. Seu objetivo é promover a visão e o controle sobre todos os recursos empregados na organização. 

Assim, é possível gerenciá-los (a níveis estratégico e tático) de forma otimizada. 

Dentre as principais funcionalidades disponíveis no sistema ERP, podemos destacar: 

  • Integração entre diferentes setores do negócio (estoque, manufatura, operação, finalização, marketing, vendas, logística, financeiro etc);
  • Acesso a dados atualizados em tempo real;
  • Informações gerenciadas de forma automatizada (portanto, com menos chances de erro);
  • Fornecimento de relatórios baseados em indicadores de desempenho; 
  • Possibilidade de avaliação holística do negócio. 

Leia mais sobre ERP no nosso GUIA ERP: o que é e para que serve? 

Veja também: 8 dicas para eficiência em vendas:

dicas para vender mais de maneira eficaz

3. Quais são os tipos de sistema ERP?

Existem diferentes tipos de sistema ERP. Os mais conhecidos são: 

  • ERP Legado: sistema ERP pioneiro, hoje é considerado desatualizado e de difícil suporte; 
  • Back-Office: não é considerado um ERP, e sim uma ponte para o ERP legado. É uma alternativa barata e simplificada para quem utiliza o sistema; 
  • Engessado: como o nome diz, é um formato de ERP que não permite personalizações e adaptações conforme o crescimento da empresa. São indicados para negócios que possuem receita limitada para investir na gestão de processos; 
  • Omnichannel: sistema ERP completo, capaz de integrar diferentes canais e setores. É o sistema mais indicado para empresas em crescimento e que buscam modernidade para a gestão de processos. 

4. Como implantar um ERP?

Para implantar um ERP, é importante:

  1. Mapear as necessidades da empresa com a ajuda de um time multidisciplinar (composto por representantes de diversos setores);
  2. Identificar gaps nos processos dos setores e convertê-los em oportunidades para a implantação do sistema;
  3. Escolher um sistema que ofereça funcionalidades e suporte adequados às necessidades da empresa;
  4. Elaborar um plano de implantação faseado;
  5. Comunicar aos colaboradores sobre a decisão; 
  6. Fornecer treinamentos direcionados para a familiarização do ERP; 
  7. Validar cada etapa de implantação antes de partir para a seguinte; 
  8. Definir os indicadores de avaliação da performance do sistema; 
  9. Acompanhar e avaliar a funcionalidade do ERP. 

5. Qual a diferença entre CRM e ERP?

O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) é um software que gerencia o relacionamento com clientes e auxilia na gestão da força de vendas e dos negócios.

Em contrapartida, o ERP é um conjunto de softwares unificados que ajuda a gerenciar processos empresariais como um todo. Seu foco está no planejamento dos recursos e em caminhos para aumentar a eficiência desses processos.

Leia mais: Semelhanças e diferenças entre ERP e CRM. 

Conheça o CRM do Agendor em 5 minutos!

6. Como usar um ERP e um CRM em conjunto?

Para usar um ERP e um CRM em conjunto, usufruindo ao máximo de suas funcionalidades, é preciso: 

  • Garantir que ambos os sistemas estejam atualizados;
  • Fazer a importação e exportação de dados de um sistema para o outro, criando uma integração de dados; 
  • Acessar ambos os aplicativos para obter uma visão sistêmica dos processos de vendas;
  • Utillizar relatórios do ERP e do CRM de forma complementar (CRM para entender o comportamento do cliente, ERP para compreender de que forma os processos contribuem para a experiência deste consumidor). 

Leitura complementar: Dicas para utilizar ERP e CRM em conjunto

Continue aprendendo! Acesse o Guia CRM: Atraia, Fidelize e Satisfaça mais Clientes.