Você alguma vez participou de uma reunião de equipe e ficou com dúvida sobre um determinado assunto que foi abordado, mas não se sentiu à vontade para fazer um questionamento? Esse tipo de situação é muito mais comum do que imaginamos e tem relação direta com o conceito de segurança psicológica.

Já ouviu falar sobre isso? Sabe o que significa e por que é um ponto para o qual a empresa deveria olhar? Uma vez que esse tema tem sido cada vez mais frequente nas conversas com o nosso time e com os embaixadores Agendor, neste artigo vou responder as principais dúvidas sobre o assunto. 

Acompanhe para entender o que significa segurança psicológica, qual é a sua importância no contexto corporativo e na área comercial e como a empresa pode dar os primeiros passos para instaurar uma cultura preocupada com essa questão!

O que é segurança psicológica?

Acredito que fica mais fácil entendermos o que de fato esse conceito significa partindo do que não é segurança psicológica e voltando um pouco ao exemplo do início do artigo. Muitas pessoas já passaram por situações nas quais ficaram reticentes no momento de expor uma dúvida ou até mesmo uma ideia por medo de serem julgadas ou por achar que deveriam obrigatoriamente saber sobre aquilo. Isso se dá pela ausência de segurança psicológica. 

Em ambientes assim, as pessoas têm dificuldade para ser elas mesmas, pois não se sentem seguras para levantar um questionamento ou até mesmo divergir de uma opinião. Se estamos aqui conversando e eu estou a todo momento tentando ser consensual ao que você está falando, será que eu estou sendo eu mesma? É muito provável que não, e isso significa que não vou conseguir dar o meu melhor e contribuir com o tema, porque não me sinto confortável, não sinto que estou em um ambiente seguro psicologicamente para eu me expor e correr algum tipo de risco.

Portanto, segurança psicológica é essa confiança de que eu posso ser exatamente quem eu sou no contexto no qual estou, seja dentro de uma equipe, seja em uma reunião com outros líderes ou em uma discussão de negócios. Quando existe segurança psicológica, eu consigo interagir e entender que, independentemente de como eu me posicione, isso será bem-vindo e eu estarei agregando valor àquele contexto.

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Por que é importante para as empresas construir um ambiente com segurança psicológica?

A cultura da segurança psicológica nas empresas é também uma cultura de resultados. Apesar desse tema estar em voga no cenário atual, ele já vem sendo estudado há bastante tempo.

Em 2011, o Google realizou o Projeto Aristóteles. Durante o levantamento, eles entrevistaram centenas de pessoas para entender o que de fato forma times de alta performance. O resultado mostrou que a segurança psicológica foi um dos fatores determinantes. 

Desde então, várias pesquisas se aprofundaram no tema. Um estudo publicado na  Harvard Business Review, por exemplo, mostrou que, quando temos um ambiente seguro psicologicamente, 56% da equipe tem um desempenho maior no trabalho. E não estamos falando apenas de produtividade e assertividade, mas também de nível de retenção, pois esse mesmo levantamento constatou que o índice de turnover é reduzido em 50% quando existe essa cultura na organização.

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Mas, por que isso acontece? Se eu sinto essa segurança com as minhas lideranças e com os meus pares, eu aceito assumir o que chamamos de riscos interpessoais. Isso significa que eu consigo me expor e colocar o meu ponto de vista, em vez de escolher me manter reservada e ser conivente com algo que às vezes eu nem acredito. E esse é um ponto fundamental na relação das pessoas com o trabalho.

Para que essa relação seja saudável e produtiva, o profissional precisa comprar aquele projeto, estar dentro e investir o seu tempo e esforço para lidar com os desafios que se apresentam.

Portanto, uma cultura que estimula a segurança psicológica no ambiente corporativo vai trazer mais engajamento, mais criatividade, assertividade e resultados. Além disso, vai ter feedbacks francos, porque as pessoas vão conseguir falar abertamente sobre o que pensam. Então, a empresa só tem a ganhar.

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O que caracteriza uma cultura corporativa de segurança psicológica?

Para que tenhamos uma cultura em que a segurança psicológica esteja presente, é preciso construir um ambiente aberto a questionamentos de todos para todos. Por exemplo, não é somente pelo fato de ser um líder que eu não posso ser questionado. Muito pelo contrário: nesse ambiente, todo mundo deve poder ser questionado a todo tempo. Isso porque esse tipo de situação gera o que chamamos de “conflitos produtivos”. 

Assim, a cultura da segurança psicológica é caracterizada por um ambiente no qual, em vez de eu pensar em não me expor para evitar entrar em atrito ou criar problemas que poderiam prejudicar a minha carreira, eu opto por me expor, pois esses riscos não existem de fato.

Como a empresa pode dar os primeiros passos na construção de uma cultura de segurança psicológica?

Acredito que o primeiro passo seja comunicar o fato de que existe a necessidade de mudança e do empenho de todos. Isso pode ser feito a partir do RH ou em parceria do RH com as lideranças. Não pode ser uma coisa top-down, por isso é preciso desse ponto de partida, para que todos participem da construção de um ambiente no qual a escuta ativa vem em primeiro lugar. Para isso, quando eu estou conversando com uma pessoa, eu tenho que me dedicar a ouvi-la e a entender plenamente as suas necessidades. 

Além disso, também é necessário investir em desenvolver a inteligência emocional, através do autoconhecimento, da compreensão da importância das pessoas se entenderem, entenderem as suas necessidades e comunicarem isso. É um processo que vai sendo construído aos poucos, e o papel da liderança é fundamental para dar o exemplo. O líder tem que aprender a lidar com os questionamentos, pois, caso contrário, mesmo uma reação inconsciente acaba dando sinais de que ele não pode ser questionado. 

Outro ponto importante é que em uma cultura de segurança psicológica, os erros são vistos como um caminho para o aprendizado e não uma brecha para encontrar os culpados e apontar o dedo. Os erros não podem ter uma visão negativa e servir para estigmatizar as pessoas. Muito pelo contrário: os erros são vistos como um grande processo, aliás, como o melhor processo para que possamos aprender e acertar.

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Como o Agendor está trabalhando para a construção de um ambiente com segurança psicológica?

Desde 2020, entendendo a importância de ouvir as pessoas e ter um feedback sobre a efetividade do nosso trabalho, estamos realizando pesquisas semanais. Elas abordam a relação das equipes com a liderança, a comunicação que a empresa fornece e a saúde mental dos profissionais.

Principalmente agora, em um momento de pandemia, saúde mental é um tema sobre o qual precisamos ter uma preocupação maior. Por isso, nessas pesquisas buscamos entender, por exemplo, se a carga de cada profissional está adequada, se ele está bem, se está conseguindo separar a rotina de trabalho e a vida pessoal.

Além disso, acompanhamos diariamente o humor dos nossos colaboradores. Todos os dias, eles respondem uma pesquisa dizendo como estão se sentindo: felizes, tristes, cansados etc. Percebemos muito valor nesse recurso, porque temos passado por momentos difíceis, então é importante ter esse indicador para lidar com cada um. Se uma pessoa está triste por vários dias, pois perdeu um familiar, você vai exigir produtividade como se a situação pessoal não interferisse no trabalho dela? 

Para o líder, é muito importante ter esse tipo de informação, principalmente agora em trabalho remoto. Mais do que nunca, estamos entrando na casa das pessoas todos os dias e precisamos ser mais empáticos. Isso tudo está relacionado com segurança psicológica, pois em uma cultura assim, a realidade pessoal do profissional é considerada pela organização. Sabendo que tem na empresa uma rede de apoio, ela se sente em um ambiente muito mais seguro e sem riscos.

Por fim, outra ação que também temos nesse sentido é o comitê de diversidade e inclusão. Como mencionamos, quando falamos de segurança psicológica, também estamos falando das pessoas se sentirem à vontade para serem exatamente quem elas são.

Qual é a importância da segurança psicológica para a área de vendas?

A segurança psicológica tem impacto positivo na empresa como um todo. Quando olhamos para vendas, que é uma área que está muito atrelada ao resultado, a números, ao crescimento, se a gente não conseguir criar um ambiente seguro para essas pessoas, naturalmente vamos extrair muito menos desses profissionais. 

Se queremos ter o melhor de cada pessoa, precisamos dar condições para que esse melhor de fato esteja presente no dia a dia. Isso significa que a equipe não pode ter receio de sofrer retaliação por algum comentário ou dificuldade, não pode ter medo de pedir ajuda para lidar com alguma situação.   

Na área de vendas, construir um ambiente seguro para essas pessoas significa garantir o alcance de metas. Para isso, é necessário mostrar para o time que todo mundo joga junto. A área comercial não vai ser bem sucedida se tivermos apenas um vendedor fechando bons negócios, todo o time deve performar bem. Portanto, precisamos ter uma boa troca entre as pessoas que podem ensinar e aquelas que podem aprender. 

Nesse sentido, vale mencionar que a busca por construir um ambiente com segurança psicológica precisa partir da liderança. O líder de vendas deve propor conversas, estimular a participação e a troca e mostrar que as novas ideias, as opiniões diferentes e até os conflitos têm muito valor. Todo mundo tende a ganhar muito quando existe um sentimento de equipe e quando há espaço para todos participarem dessa construção.

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Como o líder pode agir de forma prática para construir ambientes seguros?

Por concluir, trago algumas dicas práticas para os gestores de vendas começarem a agir voltados para construção de um ambiente com segurança psicológica e, consequentemente, desenvolver o time e alcançar melhores resultados.

1. Seja um exemplo

O primeiro passo é começar por você e ser um exemplo para a sua equipe. Mostre e comunique abertamente o seu interesse em fazer com que o ambiente seja seguro psicologicamente. Isso gera mais confiança, sinergia e afinidade, além de apoio. 

2. Crie rituais

Outra parte importante é criar o cenário para isso, ou seja, não adianta apenas comunicar, mas fazer uma ação efetiva para dar vida a essa intenção. Então, comece a criar um ritual, estabeleça um momento para todo mundo expor como está se sentindo, quais são as suas dificuldades, quais foram os aprendizados de uma determinada situação.

3. Esteja aberto a críticas e questionamentos

Dê abertura para ser questionado por todos e estimule muitas vezes esse comportamento. Se você abrir o momento de perguntas e de exposição de dúvidas e isso realmente acontecer, é um sinal de que você está evoluindo nesse sentido. O fato das pessoas estarem participando, questionando e se sentindo à vontade para fazer isso já demonstra que a empresa está evoluindo em criar esse ambiente seguro. 

4. Tenha consciência do processo

Você não vai sair do nível zero de segurança psicológica diretamente para o 10 somente porque comunicou a sua intenção. É preciso começar através de interações, de estímulos e incluir o time no processo. Para isso, você pode fazer perguntas tipo “como podemos trabalhar melhor juntos?”, “existe algum ponto que vocês acham que precisamos alinhar melhor?”, “o que você faria diferente se fosse o líder?”. 

Essas perguntas fazem com que as pessoas, além de participar e entender que elas têm capacidade, compreendam que você valoriza o que elas têm a dizer. Assim, você vai estimulando que esse ambiente seja construído. Segurança psicológica não é uma coisa que se faz e pronto, ela precisa estar sempre no radar. É um trabalho contínuo e o único modo por meio do qual você, de fato, pode trazer as pessoas para o negócio — e o impacto disso será totalmente positivo.

Outra dica nesse sentido é utilizar o Funil dos Sonhos! Você já conhecesse essa metodologia desenvolvida pelo Agendor? Confira o vídeo:

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