Qualquer estratégia comercial de sucesso passa pelo processo de estudar a realidade atual de uma empresa, observar aquilo que funciona bem e descobrir gargalos que podem estar atrapalhando a operação dos vendedores.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os relatórios ajudam os vendedores a terem mais controle do pipeline de vendas e acompanhar o progresso de seus resultados em comparação com suas metas.
  • Relatórios em CRM ajudam a ter mais confiabilidade nas informações, rapidez na compilação de dados e maior assertividade na leitura das métricas de vendas.
  • Os indicadores disponíveis no painel de relatórios do Agendor foram pensados para abranger os pontos mais comuns e estratégicos do departamento comercial.
  • Algumas dessas métricas incluem: número de negócios ganhos e perdidos, valor em vendas, ciclo médio de vendas, ticket médio, negócios iniciados no período escolhido.
  • Os sumários semanal e mensal do Agendor ajudam a ter uma previsão de vendas e atividades para a próxima semana.
  • Com os relatórios em CRM, a análise de dados e indicadores de performance torna-se mais inteligente e confiável. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e obtenha mais inteligência comercial na sua operação!

Gestores comerciais dependem de relatórios frequentes para analisar como os vendedores estão performando, se o funil de vendas apresenta gargalos em alguma etapa e se a estratégia comercial definida tem trazido o potencial de vendas esperado.

Já vendedores conseguem extrair de relatórios dados como volume de vendas feitas, se o valor dessas vendas é suficiente para bater uma meta, se há alguma etapa do funil tomando mais tempo do que o previsto e quais negócios em aberto tem maior potencial.

Muitas equipes comerciais ainda utilizam planilhas para compilar os dados necessários para montar os relatórios destinados à diretoria, mas talvez essa não seja a melhor maneira de fazer essa tarefa.

Um sistema de CRM pode solucionar obstáculos oferecidos pelos relatórios feitos em planilhas, como maior possibilidade de erros em cálculos, dificuldade de compilar todas as informações necessárias e uma análise de dados mais rasa e menos acessível ao gestor.

Neste artigo, explicamos como relatórios em CRM podem tornar a análise da sua estratégia comercial mais qualificada e como os relatórios do Agendor deixam essa avaliação ainda mais completa.

O que é relatório CRM?

Relatórios em CRM são gráficos e análises de resultados obtidos pelo time de vendas automaticamente gerados por uma plataforma de gestão do relacionamento com o cliente.

Vamos ser honestos: todo o operacional e tempo gasto para elaborar um relatório pode ser desgastante. Afinal, o processo inclui:

  • recolher e compilar informações
  • deixá-las bem apresentáveis para o gestor ou diretoria
  • analisar se cada métrica presente no relatório é de fato relevante
  • fazer todos os cálculos necessários para apresentar resultados
  • tornar o relatório denso em informações, mas simples e claro para análise.

Resumindo: sem uma ferramenta que facilite e automatize esses processos, fazer um relatório demanda tempo e energia que poderiam ser usados em ações mais estratégicas, como uma rotina de follow-up ou um treinamento de vendas, por exemplo.

Por isso, relatórios em CRM levam essa atividade a um nível mais estratégico e analítico, além do ganho operacional. Com essa funcionalidade dentro da plataforma, é possível evitar problemas como:

  • Erros e discrepâncias em cálculos de indicadores;
  • Dificuldade para atualizar os dados;
  • Risco de perda de informações-chave
  • entre outros.

Resumindo: relatórios em CRM livram gestores e vendedores do operacional, deixando-os a cargo da parte analítica e estratégica do processo, além de garantir:

  • Mais confiabilidade nas informações
  • Rapidez na compilação de dados
  • Maior assertividade na leitura das métricas.

Leia também: Metas em CRM: monitore e avalie as suas com o Agendor

Painel de relatórios Agendor: como extrair o melhor dele

O Agendor conta com uma seção de relatórios que permite ao gestor acompanhar todos os indicadores considerados importantes em sua estratégia.

Por meio de métricas pré-configuradas e personalizáveis e sumários de indicadores enviados periodicamente ao gestor, a análise de métricas se torna mais clara e otimizada.

Métricas

Independentemente de que métrica seja mais importante para a realidade da sua empresa, nosso painel permite uma análise quantitativa completa.

Os indicadores pré-configurados disponíveis no painel de relatórios do Agendor foram pensados para abranger os pontos mais comuns e estratégicos da operação comercial.

Algumas dessas métricas incluem:

1. Sobre oportunidades de vendas

  • número de negócios ganhos e perdidos;
  • valor em vendas;
  • ciclo médio de vendas;
  • ticket médio;
  • negócios iniciados no período escolhido;
  • produtos mais vendidos (filtrados por valor, por quantidade e por negociação);
  • motivos de perda de negócios;
  • movimentações entre funis;
  • entre outros.

2. Sobre desempenho de atividades

  • qual vendedor está esquecendo dos clientes;
  • quais vendedores estão esquecendo de agendar follow-ups em negociações;
  • quem finalizou mais tarefas;
  • comparativo de atividades finalizadas/agendadas.

Caso você utilize métricas que não estejam disponíveis nos relatórios do Agendor (como custo de viagens, por exemplo), é possível também personalizá-las, de acordo com sua necessidade.

Alguns exemplos de métricas que podem ser adicionadas ao relatório, são:

  • Comissão de vendas
  • Km rodados em visitas a clientes
  • Número de demonstração de produto realizadas
  • Contatos sem sucesso
  • Número de contatos via whatsapp
  • entre inúmeras outras, todas personalizáveis no sistema.

Para aprender a criar métricas personalizadas, acompanhe as instruções no vídeo abaixo:

Nesta seção, ainda é possível definir qual será a dimensão do relatório. Ou seja, se as métricas escolhidas serão analisadas apenas dentro de um time, de apenas um responsável ou de um departamento inteiro.

Confira o que disse Alexandre Lobo, proprietário da ALF Soluções, cliente do Agendor, sobre a parametrização de métricas:

“A facilidade em parametrização e montagem de relatórios fazem do Agendor uma ferramenta imprescindível no departamento comercial.”

Para conferir mais depoimentos sobre essa e outras funcionalidades do Agendor, clique aqui.

Sumário Mensal/Semanal

Além do painel de relatórios, o Agendor também conta com os sumários mensal e semanal.

Esses sumários são um compilado dos resultados da operação comercial, incluindo vários dos indicadores já disponibilizados pelo painel. Mas com uma vantagem: os sumários trazem ainda mais praticidade para a rotina do gestor, pois chegam direto na sua caixa de entrada do e-mail periodicamente.

Alguns dos indicadores dos sumários são:

  • negócios ganhos, em andamento e perdidos;
  • taxa de conversão por etapa do funil;
  • funil por vendedor, ou seja, o desempenho individual de cada um dentro das métricas analisadas;
  • previsão de vendas e atividades para a próxima semana;
  • origens que mais trazem receita à empresa;
  • principais motivos de perda;
  • entre outros.

Além de mostrar uma análise completa do desempenho obtido pelo time de vendas, o sumário semanal ainda traz um forecast de vendas, ou seja, uma previsão de fechamento de negócios para a próxima semana, baseadas no ciclo de vendas do seu negócio.

Visão estratégica de indicadores = operação comercial aprimorada

Com os relatórios em CRM, a análise de dados e indicadores de performance torna-se mais inteligente e confiável.

Afinal, com um sistema que realiza todos os cálculos necessários e apresenta resultados de maneira automatizada, o gestor tem acesso a uma visão mais clara e completa da realidade da sua equipe à distância de um clique.

Com essa riqueza de informações, o gestor tem material para gerar insights qualitativos em relação à sua estratégia comercial e alinhar os pontos que não estejam funcionando tão bem para gerar melhores resultados.

O Agendor é um importante aliado quando o assunto é garantir que os relatórios estejam disponíveis de forma simples e prática, permitindo uma análise mais qualificada dos indicadores de performance da equipe.

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