Quando alguém quer saber qual é a melhor forma de vender pela internet, isso significa que essa pessoa está interessada em abrir um negócio virtual e não sabe por onde começar.

Se este é o seu caso, aqui vai a dica, novamente: comece aos poucos!

Neste post, você vai ver como vender produtos pela internet demanda um planejamento. E, além disso, verá também como começar a divulgar um produto na internet começando pequeno, para depois crescer e até criar sua própria loja na virtual.

Leia também: Dicas de sucesso de como vender serviços online

Uma das formas de como vender serviços pela internet (e produtos também) para o mercado B2B é usando o auxílio do LinkedIn. Veja dicas de como fazer isso neste vídeo do Thiago Reis:

Como vender produtos e serviços pela internet

Antes de começar a pesquisar que plataforma de loja virtual quer usar e enchê-la de fotos de produtos, dê um passo atrás: planeje sua estratégia de vendas na internet!

E isso deve seguir um passo a passo cauteloso. Para facilitar sua vida, selecionamos algumas perguntas que se respondidas com cuidado podem te guiar nesse planejamento.

5 perguntas para planejar suas vendas pela internet

Pois é, não é tão simples assim descobrir como vender produtos pela internet e também como divulgar um produto na internet.

Por isso, temos uma fórmula que pode ajudar você a ir respondendo a essas perguntas pouco a pouco, enquanto vai montando gradativamente seu negócio online.

Assim, vai trilhar todo esse caminho passo a passo, com mais segurança. Dessa forma, no final, poderá descobrir qual a melhor forma de vender pela internet, no seu caso e naquele momento do ciclo de vida do seu comércio eletrônico na internet.

Qual a melhor forma de vender perla internet: descubra passo a passo

Passo 0 – Busque informações

Vamos dizer que você tem uma ideia na cabeça de algum ramo de atividade que gosta ou que conhece bem. Cosméticos, pesca, decoração, eletrônicos, não importa.

O que você precisa fazer agora é traçar as ideias de como vender produtos (ou serviços) pela internet tentando responder apenas àquelas 4 primeiras perguntas que sugerimos acima. Porém, não responda a última, ainda. Você logo vai entender o porquê.

Assim, você pode reunir algumas pessoas ligadas a esse ramo que escolheu, ou outras que acha que poderiam ser seus clientes, e conversar com elas sobre sua ideia.

Além disso, faça pesquisas de marketing online, usando plataformas gratuitas, como SurveyMonkey, MindMiners ou Google Forms.

Dessa forma, você poderá ter uma ideia preliminar de que produtos vender, para quem e que diferenciais usar para isso.

Pronto! Bora criar nossa loja online em uma plataforma virtual!

✋ NÃO, NADA DISSO! 🚫

Cresça aos poucos! Veja como, a seguir.

Passo 1 – Comece vendendo pelas redes sociais

Criar um aloja virtual é caro e demorado. Você vai investir muito tempo e dinheiro nisso e nem sabe se sua estratégia vai dar mesmo certo.

Por isso, usar plataformas sociais como WhatsApp, Instagram, Pinterest, Facebook e até LinkedIn (no caso de B2B) para iniciar sua jornada rumo ao e-commerce é fundamental.

Além de gratuitas, a maioria dessas mídias tem ferramentas para vender e anunciar seus produtos ou serviços. Além disso, os meios de pagamento disponibilizam botões e links que você pode usar na hora receber de seus clientes, via boleto bancário e cartão de crédito.

Comece assim e descubra o que realmente está dando certo e no que vale a pena investir em seu empreendimento. Isto é: valide sua ideia!

Passo 2 – Crie um blog

O que?! Um blog!

Sim! Cresça com calma! E se sua estratégia de vendas pela internet der certo mesmo, em algum momento você terá que criar um blog para atrair clientes por meio de inbound marketing. Além disso, da mesma forma que usa botões e links para vender pelas mídia sociais, pode fazer o mesmo no seu blog.

E mais: é muito mais fácil e barato (até gratuito) montar um blog do que uma loja virtual.

Nesse blog, trabalhe com marketing de conteúdo. Veja, nestes artigos, como se faz isso:

Passo 3 – Use um marketplace

Não se trata de montar um marketplace, esse seria um passo a ser dado bem mais adiante. Estamos falando de usar essas plataformas de vendas prontas para ampliar o alcance de suas vendas.

Para quem se pergunta qual a melhor forma de vender na internet, usar um marketplace pode até se tornar a resposta definitiva. Assim, nem todos precisam dar o passo seguinte e criar sua própria loja exclusiva. Às vezes, o marketplace pode ser suficiente para alcançar seus objetivos.

Além de plataformas bem conhecidas, como Mercado Livre, OLX e Uol, existem outros marketplaces maiores que alguns nem sabem que podem vender neles, como Submarino, Americanas e Shoptime.

Além disso, esses marketplaces ajudam sua empresa de diversa formas, fazendo a logística, oferecendo ferramentas de gerenciamento e até montando uma loja para você.

Veja este exemplo do UOL:

Passo 4 – Crie sua loja virtual

Como você viu, não tem como dizer qual a melhor forma de vender pela internet. Tudo vai depender do momento de seu negócio e das características de seus produtos ou serviços.

Mas se você chegou neste ponto, é hora de saber como montar uma loja virtual.

Para quem está começando, contratar desenvolvedores e montar sua própria loja é uma aposta cara e arriscada. Por isso, use plataformas para montar lojas “prontas”.

Confira uma lista das mais conhecidas e usadas:

DICA: Quem quer vender cursos pela internet pode usar marketplaces criados especialmente para isso. Assim, se é o seu caso, este post também pode interessar a você: 3 dicas de como vender cursos online e conseguir mais cliente

Leia com atenção e evite cometer erros em sues cursos online na hora de vendê-los.

Saiba mais: O futuro do comércio digital e como criar relacionamento com seu cliente

Já decidiu qual a melhor forma de vender pela internet, para o seu negócio, neste momento? Então, aproveite e saiba mais sobre uma dessas formas acompanhando esta apresentação de slides:

Agora que você sabe como definir qual a melhor forma de vender pela internet ao longo do desenvolvimento de seu e-commerce, confira nosso e-book gratuito com dicas de marketing: Como usar o Marketing para escalar suas vendas