Levar os funcionários para uma noite no bar, reunir o tempo para dar um pulo no meio do expediente, tocar um sino para comemorar as vendas ou um gongo para toda a empresa ouvir, fazer um piquenique ou um passeio de barco? O que a sua empresa faz em comemoração de vendas ou o fechamento de negócios importantes?

Se ainda não existe uma política de comemoração de vendas na companhia, está na hora de criá-la!

Há muitas formas criativas de celebrar o alcance das metas de vendas da sua equipe.

Alguns “eventos” mais dinheiro, tempo de organização e pessoas envolvidas. Mas, outras atividades de comemoração de vendas são mais simples de organizar e cabem no bolso também de quem não pode gastar muito.

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Por que o ritual de comemoração de vendas é importante?

Muito se fala no meio empresarial sobre a importância de celebrar tanto pequenas vitórias do dia a dia de um negócio quanto a superação de grandes desafios. No entanto, nem todas as empresas pensam e planejam certas ações.

Por outro lado, algumas cumprem verdadeiros rituais quando fecham negócios ou atingem metas .

Nem sempre se trata de algo muito elaborado, principalmente no caso de “pequenas” conquistas – Aquele que vão construindo a escadinha rumo às grandes vitórias.

Há vezes que, para comemorar as vendas do dia, começa a bater palmas até que os colegas de todos os setores entrem na brincadeira.

Há muitos estudos que comprovam a eficácia da comemoração de vendas, como estratégia de motivação da equipe de vendas, independentemente da dimensão do objetivo conquistado.

Em outras palavras, não é apenas o cumprimento do meta anual de vendas que deve ser festejado, mas cada pequeno passo no caminho até lá.

Mas, por que exatamente a comemoração de vendas é tão importante e deve ser levado a sério nas associações?

A resposta é simples : celebrar vitórias de vendas é uma das formas de  melhorar o desempenho da equipe  e de cada integrante do tempo, individualmente.

Quem trabalha com liderança em vendas sabe que ferramentas de incentivo e reconhecimento válido sendo utilizado há décadas. Trata-se de uma forma de motivação da equipe de vendas e uma maneira de estimular uma competição saudável entre eles.

Se um tempo de vendas deixa de ser reconhecido pelas suas pequenas vitórias, é provável que o seu desejo de continuar “ganhando” também seja reduzido, por isso, a comemoração é também vista como uma forma de incentivar uma equipe de vendas .

O fato é ainda mais notável em equipe que estão em crescimento: ter resultados cada vez melhores não é uma tarefa simples. Por isso, esses casos, como pequenas conquistas, ser ainda mais comemoradas.

Como estimular resultados de vendas cada vez melhores? Conheça o Funil dos Sonhos de Vendas

Investir em uma comemoração de vendas é, sem dúvidas, um importante impulsionador de resultados. Afinal, empresas que valorizam e reconhecem seus colaboradores contribuem ativamente para uma motivação no trabalho.

Além disso, sabe o que também é um impulsionador de resultados comprovado? O propósito! Fizemos uma investigação com diferentes tempos de vendas e descobrimos que vendedores impulsionados por metas e objetivos claros tendem a vender mais e com mais afinco.

Por isso mesmo, desenvolvemos uma inovadora ferramenta capaz de atrelar resultados em vendas com a realização de sonhos. Não à toa, nossa ferramenta foi batizada como Funil dos Sonhos de Vendas .

Para configurar seu funil, o vendedor preenche um rápido questionário com informações sobre o seu sonho principal (viagem? Carro? Estudo? Casa?) E sobre seu desempenho de vendas. A partir daí, o próprio sistema condensa as informações e gera um painel prático e de fácil visualização. Ele permite que o vendedor entenda, de forma objetiva, vendas precisa fechar para conseguir seu sonho no prazo estabelecido.

Bacana, não é?

Veja aqui como configurar o Funil dos Sonhos de Vendas e ajudar seu tempo a alcançar metas pessoais com base em excelentes resultados de vendas! 

Diferentes tipos de comemoração de vendas

Baseados nessa premissa, foram criados os programas de força de venda  com o foco em incentivo, que premiam vendedores comissões ou premiação de vendas.

Hoje em dia, porém, como empresas entendidas que o reconhecimento não deve ser feito apenas através de recompensas monetárias. Há outras formas de motivação da equipe de vendas para engajar os funcionários e comemorar os resultados, de forma mais eficiente.

Embora o seu valor seja indiscutível, o dinheiro não é o único e exclusivo motivador de uma equipe de vendas. Ele é, claro, uma parte importante da equação, mas há também premiações de vendas com outro tipo de valores.

Nesse cenário que vem se desenhando mais recentemente, poderíamos distinguir algumas categorias de comemoração de vendas. É possível afirmar que elas são baseadas em valores diferentes. Contudo, é evidente que muitas vezes essas categorias se sobrepõem e se misturam.

1. Proporcionar experiências

Algumas ações propostas como forma de comemoração de vendas são consideradas em proporcionar experiências.

Estamos em um contexto no qual viver experiencias tem um valor cada vez maior para muitas pessoas. Por isso, muitos gestores têm buscado oportunizar uma comemoração de vendas que inclua algo experiencial .

E não estamos falando de nada muito fora do comum, alguns exemplos são:

  • um passeio de barco;
  • um almoço em um lugar diferente;
  • uma noite no cassino;
  • até mesmo uma viagem.

Trata-se de experiências que “marcam” e deixam mais lembranças do que um prémio em dinheiro .

2. Reconhecer publicamente

Reconhecer o seu tempo ou um funcionário oferecendo um bônus no salário certamente é estimulante. No entanto, está longe de ter o mesmo efeito de chamar todos os funcionários da empresa para contar sobre as conquistas de uma equipe de vendas.

O reconhecimento público é muito importante para algumas pessoas. É nesse tipo de valor que são baseadas nas cerimônias de entrega de premiações de vendas a colaboradores, por exemplo.

Nesse sentido, algumas empresas fazem grandes eventos para escolher os funcionários do ano; outras elegem o funcionário do mês.

3. Incentivar o espírito coletivo

Sabemos que, independentemente do setor de atuação e do tamanho da empresa, os resultados em vendas decorrem sempre do empenho coletivo. O trabalho em equipe é essencial para o sucesso dos negócios .

Portanto, faz todo o sentido realizar uma comemoração de vendas com atividades que reúnam todo o time. Isso fortalece o espírito de equipe e reforça os laços entre os colaboradores.

Uma noite de karaokê, por exemplo, é um ótimo modo de celebrar o alcance das metas de vendas.

4 maneiras criativas de comemorar vendas do seu time

Todas as modalidades de comemoração de vendas que listamos abaixo são de algum modo baseadas em um ou mais dos valores que falamos acima. Então, vamos às ideias!

1. Jogos e apps

Uma boa opção de comemoração de vendas é criar jogos para incentivar a concorrência saudável.

Em um tipo de ação, por exemplo, os vendedores podem virar jogadores e ganhar pontos de acordo com as tarefas cumpridas. Os resultados devem ser compartilhados em placares online ou painéis visíveis na empresa. Podem ser criados equipes, como no Fantasy Soccer para criar o “time de vendas do sonhos”.

Outro jogo divertido pode ser o seguinte: a cada semana, a equipe que atingiu as suas metas (ou superou com maior vantagem) pode escolher uma música para o outro time dançar.

Agora falando de jogo de verdade: que tal comemorar vendas presenteando a equipe com uma mesa de pingue-pongue ou de sinuca?

Assim, cada vez que conquistarem pequenas vitórias, os colaboradores têm direito a um tempinho de diversão.

Há também opções super “mobile friendly” para empresas com mais de uma sede ou que possuem trabalhadores remotos.

Existem até aplicativos criados especialmente para a comemoração de vendas e reconhecimento dos vendedores. Os funcionários baixam o app e recebem notícias sobre os desafios superados com os nomes de quem cumpriu as metas e tudo!

2. Viagens e passeios

Esse não é um formato de comemoração de vendas muito original, mas continua sendo bastante efetivo.

Quem não gosta de dar uma relaxada e ir a algum lugar com tudo pago pela empresa?

Uma alternativa é premiar individualmente o vendedor e oferecer uma viagem para ele e um (a) acompanhante. Atualmente, muitas empresas oferecem viagens de cruzeiro, por exemplo.

Em algumas dessas ocasiões, as organizações optam por fazer passeios “em equipe”, o que também é interessante.

As possibilidades são muitas: um piquenique no parque, um fim de semana em um hotel-fazenda, um almoço no campo…

3. Confraternizações e eventos

Este item é mais dedicado aos encontros e festas mesmo – que, obviamente, também são ótimas formas de se comemoração de vendas, não é mesmo?

A nossa dica aqui é pensar um pouco fora da caixa: em vez de um happy hour, por que não levar a equipe para uma noite diferente, com um jantar em um renomado restaurante? Ou, no lugar de uma festa “normal”, por que não fazer uma festa à fantasia ou um show de talentos?

Ah, também dá para trocar o churrasco “encomendado” por um jantar “gourmet” feito pelos funcionários que gostam de cozinhar e queiram compartilhar seus dotes culinários.

4. Vales para programas culturais ou cursos

Este é um tipo de benefício que está ficando cada vez mais comum e que pode ser bem interessante no sentido de proporcionar experiências para comemorar vendas.

Através de parcerias com outras empresas ou instituições, a organização pode oferecer “vales”. Assim o funcionário pode ir a programas como shows, cinema ou teatro com ingressos que ganhou.

Esses vales também podem dar a oportunidade para frequentar cursos ou aulas específicas em uma escola de idiomas ou academia, por exemplo.

Seja criativo ao propor celebrações e prêmios

Comemoração-de-vendas

Você deve ter percebido que citamos alguns exemplos mais conhecidos e outros mais originais de comemoração de vendas. E esses não são os únicos!

É possível criar ações especiais que tenham mais relação com o setor de atuação da empresa ou com a sua missão.

Uma boa dica de premiação de vendas é também incluir os funcionários na decisão sobre como comemorar vendas. Fazer uma pesquisa rápida pode trazer bons insights e resultar em atividades mais motivadoras – já que foram de fato escolhidas pela equipe.

É fundamental ter em mente que comemorar é sempre necessário: seja com um jogo de boliche, um jantar, um aplauso coletivo, um dia em um resort ou mesmo toca um sino para comemorar vendas.

As vitórias devem ser celebradas constantemente, grandes ou pequenas. As comemorações de vendas trazem apenas benefícios para a empresa.

Isso significa que reconhecer os vendedores com algum tipo de ação consiste em um investimento nos negócios. Afinal, não há lucro sem vendas e não há vendas sem motivação!

Falamos acima sobre um programa de força de venda. Confira este vídeo e entenda ainda melhor o funcionamento do programa para força de vendas, Agendor:

E se quiser ainda mais informações, acesse nossa  área de ajudas gratuitas e baixe e-books como este:  Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas