Planejamento estratégico, missão, visão e valores são palavras que muitas vezes perdem seu verdadeiro significado. Relembre neste artigo a função de cada uma delas!

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Principais aprendizados deste artigo:

  • Planejamento estratégico é o ato de ajustar os objetivos, habilidades e recursos de uma empresa com as oportunidades de crescimento e mudanças que surgem no mercado. 
  • A missão é o motivo da empresa existir e o que ela entrega aos clientes, enquanto que a visão é o que a companhia deseja alcançar no futuro e os valores é o que ela defende. 
  • É crucial que missão, visão e valores seja algo posto em prática diariamente e vivido por todos da empresa. Só assim, eles trarão resultados satisfatórios. 
  • Ter planejamento estratégico, missão, visão e valores é algo útil para as vendas. Para aprender mais sobre isso, baixe nosso audiobook: como elaborar e implementar o processo de vendas!

Quando se fala em planejamento estratégico muitos empreendedores e gestores coçam a cabeça. Afinal, esse é um trabalho importante e que demanda muito tempo e recursos que nem sempre estão sobrando na empresa.

Para ajudar você a se organizar e poder fazer seu planejamento de uma forma ágil e objetiva, vamos apresentar aqui os principais conceitos ligados a ele. Isto é, as definições de planejamento estratégico, missão, visão e valores, além de exemplos destes três últimos e como são usados por grandes empresas no Brasil e ao redor do mundo.

Depois de entender tudo direitinho, aí sim você poderá começar a fazer seu planejamento estratégico ou complementá-lo com novas informações e diretrizes.

E para fazer isso com ainda mais propriedade, recomendamos estas duas leituras, postadas aqui em nosso blog: Tudo que você tem de saber sobre análise SWOT de uma empresa Matriz BCG: exemplos de como e quando usar em seu negócio.

Planejamento estratégico, missão, visão e valores: o que são?

Quem pretende criar o plano de negócio, começa pela missão, visão e valores.

Mas antes de entrar nesses detalhes, não poderíamos deixar de citar o mestre Philip Kotler ao definirmos o conceito de planejamento estratégico, que retiramos de seu livro “Administração de Marketing, a edição do milênio”:

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança.

O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados.

Agora, vamos a definição de missão, visão e valores do negócio.

Missão da empresa

Já, ao falarmos em missão, recorremos a Peter Drucker, que recomenda que, para se definir a missão, o empreendedor e os gestores da empresa devem responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o nosso negócio?
  • Quem é o cliente?
  • O que tem valor para o cliente?
  • Qual será nosso negócio?
  • Como deveria ser nosso negócio?

A missão, em suma, é o detalhamento da razão de ser da empresa e o que ela pretende oferecer à sociedade por meio de um modelo de negócios viável. O objetivo de se formular uma declaração de missão é criar uma direção a seguir para os funcionários, deixando claras as metas e objetivos da organização. Usualmente, as missões de empresas mais bem formuladas são aquelas inspiradas em uma visão de futuro.

Visão do negócio

Mais uma vez, segundo Kotler:

Visão é uma espécie de “sonho impossível” que fornece à empresa direcionamento para os próximos 10 a 20 anos.

A visão, muitas vezes, revela um sonho dos fundadores da empresa, que têm uma visão de futuro e querem compartilhar isso com todos os seus colaboradores.

Valores empresariais

Para atingir os objetivos, cumprir a missão da empresa e realizar o sonho de uma visão futura é preciso que os integrantes da organização apoiem-se em valores empresariais.

Isto é: comportamentos e atitudes que são defendidos e utilizados pela empresa. Assim, ao ter que tomar certas decisões, tanto os líderes como os demais funcionários podem se basear nos valores da empresa.

Veja um exemplo de valores de uma empresa sendo usados: uma empresa que tem entre seus valores “promover a saúde e o bem-estar da população” está dando uma orientação para seus funcionários que se associar com uma empresa do ramo tabagista em um patrocínio de evento, por exemplo, não é uma opção aceitável.

7 exemplos de planejamento estratégico, missão, visão e valores

Vamos apresentar a seguir como o planejamento estratégico definiu missão, visão e valores de algumas empresas. Você vai notar que nem todas apresentam publicamente alguns desses conceitos.

Veja, a seguir, exemplos de valores de empresas famosas, assim como de suas missões e visão.

1. Petrobras

Missão

Atuar na indústria de petróleo e gás de forma ética, segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

Visão 2030

Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.

Valores

  • Desenvolvimento sustentável;
  • Integração;
  • Resultados;
  • Prontidão para mudanças;
  • Empreendedorismo e inovação;
  • Ética e transparência;
  • Respeito à vida;
  • Diversidade humana e cultural;
  • Pessoas;
  • Orgulho de ser Petrobras.

Fontes: Veja mais aqui e aqui.

2. Bradesco

Missão

Atender às necessidades e objetivos de investimento de nossos clientes, por meio da atuação de equipes de profissionais focados no atendimento das demandas específicas de cada perfil de investidor.

Visão

Ser reconhecida, nacional e internacionalmente, como uma gestora de recursos capaz de agregar resultados consistentes aos objetivos de seus clientes.

Valores

  • Melhoria contínua;
  • Inovação constante;
  • Pioneirismo em tecnologia;
  • Conduta ética;
  • Prezar pelo bem-estar e capacitação dos colaboradores;
  • Promover o desenvolvimento social;
  • Respeitar o meio ambiente.

Fontes: Veja mais aqui.

3. Nestlé

Missão

Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

Valores

  • Pessoas em primeiro lugar;
  • Qualidade de nossos produtos e serviços;
  • Segurança é inegociável;
  • Respeito para todos, dentro e fora da empresa;
  • Responsabilidade em toda decisão;
  • Paixão pelo que fazemos.

Fonte: Veja mais aqui.

4. Grupo Pão de Açúcar

Missão

Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.

Visão

O GPA almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

Valores

  • Humildade;
  • Disciplina;
  • Determinação e garra;
  • Equilíbrio emocional.

Fonte: Veja mais aqui.

5. Ford

Missão

Somos uma família globalmente diversificada, com um legado do qual nos orgulhamos e estamos empenhados em fornecer produtos e serviços excepcionais.

Visão

Tornar-nos numa empresa líder a nível mundial em produtos e serviços automobilísticos.

Valores

Fazemos o que é certo para as pessoas, para o nosso ambiente e sociedade, mas acima de tudo, fazemos o que é certo para os nossos clientes.

Fonte: Veja mais aqui.

6. Adidas

Missão

Ser a marca líder mundial em artigos esportivos.

Visão

Nossa paixão por esportes faz do mundo um lugar melhor.

Valores

Apaixonados, Autênticos, Comprometidos, Honestos, Inovadores e Inspiradores.

Fonte: Veja mais aqui.

7. Embraer

Missão (Negócios)

O negócio da Embraer é gerar valor para seus acionistas por meio da plena satisfação de seus clientes.

Por geração de valor, entende-se a maximização do valor da Empresa e a garantia de sua perpetuidade, com integridade de comportamento e consciência social e ambiental.

A Empresa se concentra em três áreas de negócios e mercados: Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Sistemas.

Visão

A Embraer continuará a se consolidar como uma das principais forças globais dos mercados aero​náutico e de defesa e segurança, sendo líder nos seus segmentos de atuação e reconhecida pelos níveis de excelência em sua ação empresarial.

Valores

  • Nossa gente é o que nos faz voar;
  • Existimos para servir nossos clientes;
  • Buscamos a excelência empresarial;
  • Ousadia e inovação são a nossa marca;
  • Atuação global é a nossa fronteira;
  • Construímos um futuro sustentável.

Fonte: Veja mais aqui.

Como implementar e acompanhar o planejamento estratégico?

Agora que você viu por meio de exemplos como o planejamento estratégico relaciona-se com a missão, visão e valores da empresa, reveja esses conceitos em seu negócio e entenda a importância deles.

Evite que se tornem apenas plaquinhas bonitas enfeitando as salas de reunião ou frases de efeito para constar nos sites da internet. Use a missão, a visão e os valores como ferramentas de direcionamento de seu planejamento estratégico!

Inspire nesses exemplos de valores de empresas famosas e crie crenças e atitudes que definirão a maneira de sua empresa agir e tomar decisões.

Idealizar metas e definir estratégias são apenas uma parte do planejamento. Implementar o que foi definido é igualmente importante.

Este vídeo da Siteware pode te ajudar a acompanhar a implementação do planejamento:

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