O ideal é fazer pesquisa de satisfação de funcionários periodicamente. Mas se surgirem conflitos e pouca produtividade, fique alerta!

Funcionários insatisfeitos são sinônimo de baixa produtividade, aumento de erros, perdas e retrabalho, além de evasão de talentos, rotatividade elevada e até de aumento de causas trabalhistas, com grande prejuízo para sua empresa!

A pesquisa de satisfação de funcionários pode ser comparada a uma pesquisa de clima organizacional, em que se detectam as expectativas dos colaboradores sobre a empresa, o que acham das condições de trabalho oferecidas, o papel das lideranças na condução de suas responsabilidades, as políticas internas de feedback e a orientação de subordinados, as possibilidades de ascensão na carreira, o aprimoramento e o crescimento profissional, o nível dos salários, os benefícios e muitos outros fatores.

Para saber mais sobre pesquisas com funcionários, confira este artigo: Entenda o conceito de clima organizacional e como mudá-lo.

A pesquisa de satisfação dos funcionários pode seguir um modelo semelhante ao da pesquisa de clima, dependendo daquilo que você quer avaliar. Na verdade, muitos consideram que o questionário de satisfação dos funcionários é uma parte de todo o processo de pesquisa de clima, o que não deixa de ser verdade, sob certos aspectos.

Para ajudar você a descobrir quando é necessário fazer uma pesquisa de satisfação com seus funcionários, vamos apresentar alguns “sintomas” de que as coisas não andam bem e que algo precisa ser feito.

Como dissemos, o ideal é fazer essas pesquisas de satisfação dos colaboradores anualmente e, de preferência, com um enfoque de pesquisa de clima organizacional, auxiliado por profissionais do departamento de Recursos Humanos ou mesmo consultores externos.

Caso você queira optar por algo menos formal, vamos dar as dicas que você precisa para saber quando e como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários.

pesquisa de satisfação de funcionários

Funcionários satisfeitos apresentam mais produtividade

Antes de conferir nossas dicas, saiba ainda mais sobre a gestão de equipes comerciais, baixe nosso e-book O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas e traga mais produtividade para sua empresa.

Quando e como fazer pesquisa de satisfação de funcionários

Muitos empresários acreditam que pagar salários em dia e com todos os benefícios que a lei exige é suficiente para que sua equipe dê o seu melhor e trabalhe motivada, sem qualquer motivo para reclamações.

Mas a realidade é outra! Muito mais que um salário justo e boas comissões, os empregados de uma empresa têm outras necessidades. Como condições de trabalho adequadas, chefes que os orientem e forneçam feedback, materiais para trabalhar, instalações dignas e confortáveis, conhecimento dos planos estratégicos da empresa, possibilidade de crescimento na carreira, um ambiente saudável de companheirismo com os colegas, facilidade de transporte e comunicação, além de fatores externos, como tempo para o lazer, a família e os amigos.

E quando esses fatores começam a parecer desfavoráveis, algumas consequências negativas podem atingir sua empresa. Ao detectar alguns desses problemas, é hora de tomar providências. E a primeira delas é fazer uma pesquisa de satisfação de funcionários.

Vamos ver agora quais os sintomas que indicam a necessidade de fazer essa pesquisa:

pesquisa de satisfação de funcionários

Faça pesquisas periodicamente ou quando sentir que o clima organizacional está ruim

Quando fazer a pesquisa de satisfação de funcionários

  • Aumento de faltas: A chamada queda da assiduidade é um exemplo clássico de manifestação da insatisfação dos funcionários. Eles já não se sentem mais motivados a ir trabalhar e qualquer desculpa serve para ficar em casa. Em muitos casos, estão até forçando uma demissão, fique atento.
  • Crescimento de atrasos e saídas antes do horário: Muito semelhante ao caso anterior, os colaboradores fazem o possível para passar o menor tempo necessário em sua empresa.
  • Aumento dos pedidos de demissão: Mesmo em períodos de crise, às vezes seus funcionários não aguentam mais as condições de trabalho, o clima na empresa, as “injustiças” do chefe ou até mesmo a relação com os colegas. Além de perder talentos, isso implica em custos para reposição de colaboradores, treinamento e integração dos novatos.
  • Maior número de afastamento e licenças médicas: Não estamos falando de falsos atestados, mas das pessoas começarem a adoecer com mais frequência em função do estresse ou de outros fatores que encontram no ambiente de trabalho.
  • Aumento das reclamações dos clientes: Totalmente desmotivados, os funcionários não têm mais paciência nem compromisso com os clientes, gerando muitas reclamações.
  • Perdas, erros e retrabalho: Sem vontade de fazer bem-feito e achando que merecem mais, o trabalho dos colaboradores começa a apresentar falhas frequentes, causando prejuízos para a empresa.
  • Crescimento de reclamações entre funcionários: Os funcionários começam a reclamar com seus chefes sobre os colegas ou com os superiores dos chefes sobre estes. Ligue a luz de alerta neste momento!
  • Um clima pesado no ar: Esse fator é mais um sentimento que você precisa desenvolver para perceber que sua empresa está se tornando um lugar desagradável de se conviver, cheio de fofocas e conversinhas “no cafezinho”, parece um local difícil de encontrar pessoas com afinidades. Ninguém quer trabalhar em um ambiente assim!

Bom, se perceber algum desses fatores, pense imediatamente em descobrir o que está errado, qual a causa disso, com uma boa pesquisa de satisfação de funcionários. Mas como se fazem pesquisas de satisfação de funcionários? Veja a seguir.

Como fazer pesquisa de satisfação de funcionários?

Já falamos aqui no blog sobre esse assunto, inclusive com alguns exemplos de perguntas para pesquisa de clima organizacional que você pode pegar neste post abaixo:

Confira: Como fazer questionário de pesquisa de clima organizacional

Você vai notar que além de entender fatores simples como as condições de trabalho, material para trabalhar, acomodações, salários e benefícios, é preciso perceber também como os colaboradores enxergam seus líderes e suas competências para liderar, como convivem com os colegas, se acreditam que podem subir na carreira dentro da empresa, se são valorizados e consultados, se recebem feedback e muitas outras perguntas importantes.

pesquisa de satisfação de funcionários

A postura do líder é muito importante para a satisfação dos funcionários

Outro local para encontrar e desenvolver pesquisas de satisfação de funcionários é neste link do site Survey Monkey: Questionário para pesquisa de clima organizacional. O Survey Monkey também fornece um serviço para fazer pesquisas online, facilitando muito o seu trabalho!

Mais confiante sobre como detectar a satisfação de seus funcionários? Se estiver interessado em motivá-los, confira este artigo de nosso blog: 10 ideias incríveis e práticas para a motivação de equipes.