Você está sentado à mesa em uma sala fechada com outra pessoa que te olha atentamente enquanto faz diversas perguntas e, eventualmente, toma nota daquilo que você fala. Essa situação parece familiar? Pois é, se trata da descrição de uma típica entrevista de emprego.

Esse costuma ser um momento de muita tensão para qualquer pessoal. Afinal, é sua missão impressionar um desconhecido em um período limitado de tempo, convencendo-o de que você é capaz de lidar com os desafios da função.

Embora não existam respostas certas ou erradas em uma entrevista de emprego, é evidente que cada uma das perguntas feitas pelos entrevistadores têm um propósito muito claro. Saber articular suas respostas, alinhando-as às expectativas da empresa é fundamental para quem quer ter sucesso em uma entrevista.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Mas como fazer isso? Preparo! Essa é a palavra chave do sucesso.

É impossível saber exatamente o que o entrevistador vai te perguntar, no entanto, algumas questões são bastante recorrentes em entrevistas de emprego para vendedores. Por isso, nós selecionamos as 10 perguntas mais comuns e vamos te ajudar a articular as melhores respostas possíveis. Confira!

Perguntas recorrentes em uma entrevista de emprego para vendedor

“O que você sabe sobre a nossa empresa?”

Você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que vão a uma entrevista de emprego para vendedor sem saber muito bem o que a empresa em questão faz. Esse tipo de pergunta costuma ser feita no início da entrevista e, se o candidato patinar na resposta, a impressão ruim tende a manchar toda a conversa.

Já não existem desculpas para não ter essa resposta na ponta da língua. Afinal, uma rápida pesquisa no Google ou no site da empresa é capaz de resolver a dúvida. Isso não significa que você deva parar por aí!

Procure também conhecer os principais diferenciais da empresa, assim como seus concorrentes diretos. Você não precisa falar sobre tudo isso ao responder a pergunta, mas se a oportunidade surgir, não hesite em demonstrar o seu conhecimento.

“Me conte um pouco sobre a sua trajetória profissional.”

Na hora de responder a essa pergunta, o candidato deve buscar formular uma narrativa coesa e que faça sentido aos ouvidos do entrevistador. O que te levou a sair de uma empresa e buscar um oportunidade em outra? Os entrevistadores querem entender se existe sentido e propósito nessas transições de carreira.

Além disso, contar sobre a própria trajetória profissional pode informar muito ao entrevistador sobre a capacidade de articulação do candidato. E, como sabemos, ser capaz de articular bem um diálogo é uma habilidade fundamental para qualquer profissional de vendas.

É importante deixar claro que você não precisa falar sobre todas as suas experiências profissionais. Traga à tona apenas aquilo que for relevante à narrativa que você deseja apresentar. Não esqueça que essa mesma narrativa deve estar alinhada ao que você apresentar no seu currículo e perfil em redes sociais profissionais que possam ser acessadas pelos entrevistadores.

“Me conte um pouco sobre você”

Se você odeia responder a esse tipo de pergunta, você não está sozinho! Como a questão é vaga, é difícil concluir exatamente o que o entrevistador gostaria de ouvir. Na dúvida, busque falar brevemente sobre quanto tempo de experiência você tem na área de vendas, porque ela te atrai, quais são os seus traços de personalidade que são relevante para uma carreira comercial e por qual motivo você busca uma oportunidade profissional na empresa em questão.

“O que você almeja para a sua carreira no médio prazo”

Essa é outra pergunta que muitos candidatos têm dificuldade para responder. Nessas horas, é comum que o entrevistador ouça respostas genéricas sobre crescimento e aperfeiçoamento profissional que se estendem por mais tempo do que deveriam.

É natural que qualquer profissional deseje se desenvolver, mas qual o significado disso na prática?

Tente pensar em objetivos mais palpáveis, como a conclusão de um MBA, ou a conquista de uma posição de coordenação ou gerência. Muitos vendedores não almejam posições de liderança, desejando apenas vender mais. Nesse caso, você pode indicar que seu objetivo de médio prazo é otimizar a consistência do seu desempenho em vendas, se mantendo sempre no top 3 de melhores vendedores da empresa, por exemplo.

“Como você prospecta, desenvolve e fecha novas oportunidades de negócio”

Se você tem alguma experiência com vendas e acessa o nosso blog com alguma regularidade, essa pergunta deveria ser barbada!

O objetivo do entrevistador é compreender se você conhece a dinâmica de um processo comercial. Claro, ele tende a variar de empresa para empresa. Mas a ideia geral costuma ser a mesma. Conte sobre sua rotina, suas tarefas, como você se organiza e qual a ordem de execução. Se você for capaz de informar suas taxas de conversão entre etapas em experiências anteriores, provavelmente irá causar uma ótima impressão!

“Qual você considera que foi a sua maior conquista na área de vendas até hoje?”

Aqui você deve escolher a história que irá contar de acordo com a posição que está buscando. Caso se trate de uma vaga para gestor ou coordenador de vendas, pode ser válido contar sobre alguma conquista que tenha relação com a gestão do time de vendas, auxiliando seus colegas a melhorarem seus resultados. Se a vaga for para vendedor, basta contar a história de uma venda desafiadora.

Articular bem a sua resposta, construindo uma narrativa interessante e que engaje os ouvintes é fundamental. Afinal, todo mundo gosta de ouvir uma boa história!

“Me conte sobre um erro que você já cometeu e como foi capaz de superá-lo”

Falhar é parte do dia a dia de qualquer profissional. Mesmo assim, muitos candidatos insistem em se esquivar desse tipo de pergunta contando alguma história sobre uma falha que não é exatamente uma falha. Sabe aquelas pessoas que dizem que seu maior defeito é o perfeccionismo? Pois é, fuja a todo custo desse tipo de resposta.

Se você cometeu algum erro e foi capaz de superá-lo, ótimo! É sobre isso que você deve falar. Ninguém espera que a sua carreira tenha sido impecável, e aprender com os próprio defeitos é um mérito e tanto! É isso que os entrevistadores esperam ouvir quando fazem uma pergunta desse tipo.

Perguntas em entrevista de emprego para vendedor

Calma e preparo são fundamentais em uma entrevista de emprego para vendedores

“O que te interessou nessa vaga e na nossa empresa?”

Não sei você, mas eu já fui a uma entrevista de emprego para vendedor sem saber muito bem porque queria a vaga ou o que me interessava na empresa. Como você deve imaginar, eu não consegui o emprego. Mas tudo bem, porque me faltava propósito ali.

E esse é o “X” da questão: propósito.

Claro, muitas vezes, antes de qualquer coisa, estamos em busca de uma oportunidade profissional. Afinal, todo mundo precisa pagar suas contas. Mas você ainda deve ser capaz de indicar algum propósito na sua resposta.

Demonstre um interesse genuíno pela empresa e deixe claro que você está buscando construir uma carreira sólida e madura na área comercial. Contratar é um voto de confiança,  você precisa dar indícios para que a empresa confie em você, no seu potencial e no seu propósito.

“Como os seus colegas de trabalho te descreveriam?”

Não se engane. A maioria dos entrevistadores sabe quando um candidato não está sendo completamente honesto ou dando alguma resposta genérica e evasiva. Por isso, busque responder de forma espontânea e verdadeira.

Se você acha que seus colegas poderiam te descrever como duro e incisivo, tudo bem. Em um primeiro momento, características como essas talvez soem negativas, mas você pode citar exemplos que demonstrem como elas te tornam um vendedor melhor e como você aprendeu a equilibrar os aspectos problemáticos.

“Como você se mantém atualizado acerca das últimas novidades sobre vendas e sobre a sua indústria?”

Um bom vendedor deve sempre buscar se informar sobre as melhores práticas de vendas e sobre novidades da indústria onde trabalha. Basta comentar sobre os últimos livros que andou lendo, assim como blogs e sites que costuma acessar. Se puder falar sobre eventos e cursos em que participou, melhor ainda.

A resposta a essa pergunta pode parecer trivial, mas na hora H muitos candidatos acabam esquecendo dos nomes dos livros que leram ou dos blogs que acessaram. Sabe quando alguém te faz uma pergunta que você sabe responder, mas bate aquele branco? Pois é!

Na dúvida, antes da entrevista, faça um exercício mental tentando lembrar de alguns livros, sites, cursos e eventos. Se você anotar em algum lugar, pode até ajudar na memorização.