Você sabe o que são tendências de mercado? Bem, de acordo com condições e com as próprias necessidades e vontades do consumidor, o mercado tem algumas tendências que ganham mais força que outras de tempos em tempos.

Principais aprendizados deste artigo:

    • Tendência de mercado é o nome dado aos novos hábitos de consumo dos clientes e que, portanto, apresentam grande potencial para serem explorados. 
    • Existem três principais tipos de tendências de mercado, que são categorizados de acordo com seu potencial de duração e impacto na vida dos consumidores.
    • Algumas das tendências que estão em alta atualmente são: apresentar novas maneiras de vender, produtos artesanais, alimentação saudável e atendimento focado na experiência do cliente
    • Para conseguir identificar tendências de mercado com precisão é fundamental: ouvir os clientes, analisar a concorrência e saber diferenciá-las do que é apenas uma moda passageira.
    • Quer aprender como usar as tendências de mercado ao seu favor? Então baixe gratuitamente nosso audiobook: como elaborar e implementar o processo de vendas e descubra como colocar em prática tudo o que aprendeu.

Na hora de investir, vale a pena conhecer quais são essas novas tendências de mercado porque, normalmente, elas apresentam os melhores resultados e crescimento em médio e longo prazos. 

Além disso, o investimento é uma forma de aproveitar a popularidade recente da tendência. Pensando nisso, conheça a seguir seis tendências de nicho de mercado e veja por que investir nelas!

Afinal, o que é tendência de mercado?

Entender o que são tendências de mercado é muito importante. 

Para simplificar o entendimento, tendências de mercado são novos hábitos de consumo que determinam novos nichos de mercado a serem explorados com grande potencial de crescimento.

Ademais, é preciso ter em mente que existem três tipos de tendências de mercado:

  • tendência: mostra como os consumidores se comportarão no futuro; 
  • modismo: tendência de curta duração, que vem e vai rapidamente e é difícil de prever (como uma peça de roupa que fica popular devido a uma novela); 
  • megatendência: tendências de grande impacto e que podem gerar uma mudança de pensamento ou nos hábitos de consumo.

Além de investir nas tendências de mercado, é imprescindível chamar a atenção do seu cliente com as 4 dicas que separamos para você a seguir!

Quais são as principais tendências de mercado? 6 exemplos do que vale a pena investir 

Ficou claro? Então veja seis exemplos de novas tendências de mercado que selecionamos para entender ainda melhor este conceito.

1. Novas formas de vender 

Todos os dias vemos coisas novas sendo criadas. Então, é lógico que apostar em novos modelos de negócio seria uma das tendências de nichos de mercado para o futuro. 

Nesse sentido, a economia colaborativa continua em crescimento. Isso porque em vez de comprar para acumular, agora as pessoas estão em busca de gastos mais inteligentes e que não necessariamente signifiquem compra.

A tendência é que esse mercado movimente cerca de US$ 335 bilhões segundo a PricewaterhouseCoopers em 2025. 

Sites de caronas compartilhadas, de aluguel de itens e mesmo possibilidades como o Airbnb mostram essa nova tendência de mercado. Para investir, é relevante considerar novas formas de oferecer produtos e serviços de modo compartilhado.

Fora isso, é interessante apostar em novos modelos de lojas físicas e de atendimento ao consumidor. Por isso, será cada vez mais comum ver atendimentos com experiência omnichannel e até mesmo a automatização de diversos serviços. 

Um bom exemplo são os caixas de autoatendimento nos supermercados, onde o consumidor pode escanear e fazer o pagamento de suas compras por conta própria. 

>>>> Veja mais: força de vendas – tendências e principais desafios

2. Mercado saudável

A busca por uma vida mais saudável e por mais qualidade de vida também é uma preocupação cada vez maior da população em geral. 

Hoje, há muito mais debates sobre o impacto dos hábitos na vida e na saúde das pessoas e a alimentação saudável é um dos pontos que mais recebe atenção.

Nesse sentido, o mercado de alimentação saudável movimenta no Brasil, anualmente, cerca de R$ 100 bilhões. Fora isso, o setor de alimentação saudável cresceu 33% entre os anos de 2015 e 2022. 

E a expectativa é que o segmento tenha um crescimento de mais 27% até 2025. Alinhado a isso, existe o fato de que o Brasil fica em 7º lugar na lista dos países que mais consomem produtos saudáveis. Ou seja, essa é uma oportunidade de ouro de investimentos.

No mais, investir em restaurantes e em novas formas de fazer com que os alimentos frescos cheguem aos clientes, não está apenas alocando recursos para um negócio promissor. Está também ajudando a construir um futuro melhor.

3. Produtos artesanais

Outra tendência que não é lá tão nova, mas que continua em pleno crescimento, é a de produtos artesanais. 

Esse segmento está ligado diretamente à sensação de exclusividade, à qualidade do produto e, principalmente, à possibilidade de personalização dentro de certos sentidos.

Para você ter uma noção, o setor de artesanato movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano no Brasil. 

Outro bom exemplo dessa tendência é no segmento de cosméticos naturais. Um relatório feito pelo British Beauty Concil indicou que até 2024, esse mercado deve movimentar mais de R$ 120 bilhões mundialmente. 

Mas é preciso destacar que a produção em larga escala não ficou e nem vai ficar para trás. Porém, itens personalizados ganharão ainda mais destaque. 

Como a fatia de mercado ocupada por negócios do tipo ainda é bem pequena em comparação às grandes indústrias, existe uma possibilidade de ocupar um mercado menos concorrido, seguindo a tendência do oceano azul.

Para fazer o investimento, é importante considerar o mercado de consumo para encontrar as necessidades do público de maneira geral.

>>>> Veja mais: como segmentar o mercado e aumentar as vendas

4. Foco na experiência

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e valorizando a experiência de compra. Por esse motivo, uma das tendências de mercado para o futuro que vale a pena adotar é com foco na jornada do cliente.

O ideal é apostar em formas de atendimento e plataformas que supram os desejos dos consumidores, ao mesmo tempo que elevam a experiência de contato dele com a marca. 

>>>> Aprenda mais sobre experiência do cliente: o que é experiência do cliente? Como melhorar? 

5. Quanto mais simples, melhor 

Você já ouviu o ditado “menos é mais”? Pois saiba que isso é outra tendência que está em crescimento e deve permanecer assim nos próximos anos. 

Aqui, a ideia é simplificar ao máximo todos os processos. Em outros termos, eliminar etapas desnecessárias e que só tomam tempo, para garantir que o cliente possa finalizar sua jornada de compra o mais rápido possível. 

No ramo da tecnologia, essa tendência é vista em aplicativos mais simples, que não demandem muito espaço dos dispositivos, e ainda assim entreguem o que prometem. 

6. Processos mais humanizados

Por fim, podemos até pensar que com os avanços tecnológicos dos anos, o contato humano durante a venda desapareceria. No entanto, as tendências de mercado mostram justamente o contrário: as pessoas valorizam cada vez mais o fator humano das coisas.

Sendo assim, é ideal investir em treinamentos da sua equipe para se manter relevante. Outro ponto é apostar cada vez em um atendimento humanizado, que aproxime a marca do seu público e entregue esse toque especial a cada interação. 

Antes de seguir com a leitura, confira nossas dicas de como prospectar novos clientes e aumentar suas vendas: 

Como analisar tendências de mercado? 4 dicas para descobrir em que investir 

Aprender como identificar tendências de mercado permite que você encontre novos setores de investimento. Assim, pode expandir seu negócio com mais segurança e aumentar seus rendimentos. 

1. Descubra o que faz sucesso 

O primeiro passo para aprender como identificar tendências de mercado é procurar saber o que está em alta. Para isso, aposte no uso das redes sociais, já que elas são ótimos termômetros de tendências de consumo. 

Um método de fazer isso é começar a seguir influenciadores relevantes, que estejam conectados com seu nicho de mercado. Da mesma forma, acompanhe revistas e jornais que dão insights sobre seu setor de atuação. 

2. Saiba o que seu público quer  

Toda empresa que trabalhe com vendas depende dos clientes para sobreviver. Por isso, é crucial manter-se atualizado e conectado com o que eles querem consumir. E qual a melhor maneira de descobrir isso, senão ouvir o que eles têm a dizer, não é mesmo?

Sendo assim, aposte em pesquisas de mercado e peça feedbacks. Assim, você não apenas aprende o que eles desejam, mas também mostra-se preocupado em atender as necessidades deles. 

3. Veja o que seus concorrentes estão fazendo

Saber em que seus concorrentes estão investindo é outra ótima maneira de identificar tendências de mercado. Até porque, eles podem ter percebido uma oportunidade que você não visualizou ou apostado em alguma tendência que se mostrou um fracasso. 

Dito isso, acompanhe-os nas redes sociais. Use-as para ver o que eles vendem e até mesmo como se comunicam com o público. 

4. Não confunda “modinhas” com tendências de consumo

Por último, é importante saber diferenciar o que é apenas uma moda passageira do que é realmente uma tendência, que veio para ficar. Pois é, isso nem sempre é algo fácil, mas poderá te livrar de prejuízos no futuro. 

A dica para conseguir é ter prática, porque quando você analisa tendências com certa frequência, já consegue ter uma noção do que veio para durar ou não. No mais, veja o que seus concorrentes estão fazendo e siga seus instintos. 

Dica extra: use a tecnologia ao seu favor e saia na frente 

E aí, conseguiu entender como analisar tendências de mercado e está preparado para usar esses conhecimentos no seu negócio? Então fique de olho em uma dica extra que separamos para você: aposte em tecnologia. 

Você pode, por exemplo, investir em um bom CRM de vendas, como o Agendor. Com ele, é possível ter:

  • previsibilidade de vendas; 
  • visibilidade do funil de vendas; 
  • agilidade nos fluxos inteligentes; 
  • autonomia para o time de vendas; 
  • e muito mais. 

Sabe o que é melhor? O Agendor possui um plano gratuito feito para você. Aproveite para fazer um teste e conferir na prática o que essa ferramenta pode fazer pelo futuro do seu negócio!