A tecnologia avança a passos largos e isso faz com que muita gente se pergunte o que é chatbot e como essa ferramenta. Afinal, todo mundo já se deparou com os serviços de resposta automática em sites, mas não sabe ao certo como ele funciona ou até mesmo quais são as vantagens de usá-los. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Chatbot é um tipo de robô programado para interagir com os usuários de um site ou aplicativo por meio de respostas automáticas, utilizando um tipo de programação que identifica termos-chave da conversa.
  • Essas ferramentas podem ser hospedadas em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Facebook Messenger, ou em sites e aplicativos das organizações. 
  • Existem dois tipos principais de chatbot. O baseado em regras, que segue comandos específicos e fornece respostas prontas, e o com inteligência artificial, que analisa históricos de conversas e interações com outros usuários para definir a melhor resposta. 
  • Os chatbots podem ser utilizados tanto para agilizar o atendimento ao cliente, quanto para aumentar o alcance das ações de marketing de uma empresa. 
  • Essa ferramenta pode ainda ser uma grande aliada na elaboração do seu processo de vendas, já que facilita a interação com os clientes. Por isso, não tenha medo de usá-los. 

E bem, em suma, um chatbot é um tipo de robô que imita a capacidade humana de conversação. Assim, eles podem interagir com os usuários de maneira automática e até mesmo aprender com cada interação. 

Com isso, não é de se espantar que esses robôs conversacionais revolucionam a maneira com que as empresas se relacionam com seu público e vêm ganhando cada vez mais adeptos, certo?

Porém, muitas pessoas ainda resistem a essa inovação. Pensando nisso, preparamos um artigo completo para explicar: 

  • o que é chatbot;
  • como funciona o chatbot;
  • como usar chatbot no atendimento;
  • aplicações do chatbot marketing.

Não perca tempo e continue lendo para aprender tudo o que você precisa saber sobre o tema!

O que é chatbot e para que serve?

Os chatbots são softwares que se comunicam e interagem com usuários humanos por meio de mensagens automatizadas. Eles servem para as empresas conseguirem responder seus consumidores a qualquer momento, sem necessitar da presença de uma equipe de atendentes. 

A troca de mensagens entre o chatbot e a pessoa de verdade é feita mediante uma plataforma no formato bate-papo, que permite o envio e recebimento de mensagens instantâneas.

Alguns robôs conversacionais são hospedados em plataformas já prontas, como:

  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • Facebook Messenger;
  • Skype.

Outros estão hospedados no próprio site ou aplicativo da empresa. Inclusive, esse último tipo vem se tornando cada vez mais comum e é capaz de dar respostas mais complexas para as dúvidas dos clientes.

Quer mais explicações sobre o que é um chatbot e como ele funciona? Então, dê uma olhada neste vídeo do pessoal do Nerdologia:

>>>> Veja também: chatbot para vendas — o que é essa ferramenta e como usá-la para impulsionar o faturamento do seu negócio

O que é chatbot Messenger?

Chatbot Messenger é, basicamente, um tipo de chatbot que funciona exclusivamente dentro do Facebook Messenger, que é o serviço de mensagens dessa rede social.

Normalmente ele é utilizado por empresas e é programado para responder, em tempo real, às solicitações dos usuários. As interações, na maioria dos casos, são respostas automáticas pré-programadas mais simples. 

Como um chatbot funciona na prática?

Na prática, os chatbots funcionam a partir de duas metodologias:

  • com base em regras para respostas pré-programadas;
  • outra baseada em Inteligência Artificial (IA).

Veja o que isso quer dizer a seguir!

Chatbot baseado em regras para respostas

Esse tipo de chatbot usa respostas prontas, que são cadastradas e acionadas quando o robô recebe um comando específico do usuário. Geralmente, uma palavra-chave serve de gatilho para acionar determinadas respostas.

Ou seja, para cada palavra-chave que o usuário digitar, uma resposta pronta correspondente a essa palavra-chave é acionada e enviada para ele.

Suponhamos que uma pessoa pergunte ao chatbot de uma loja de roupas, em seu e-commerce: “qual o preço das camisetas masculinas?”.

O robô, então, identifica as palavras-chave “preço” e “camisetas masculinas”, busca respostas em seu banco de dados e envia aquela que foi previamente programada para o usuário.

Caso a ferramenta não consiga identificar nenhuma palavra-chave cadastrada no sistema, ele pode responder algo como “Desculpe, não entendi”.

Chatbot com Inteligência Artificial

Já o chatbot com inteligência artificial, possui uma lógica de funcionamento um pouco mais complexa. O software do robô conversacional armazena todas as frases que o usuário enviou, bem como o histórico de atendimentos

Esses dados são armazenados e processados pelo sistema e as respostas são dadas conforme o assunto identificado no registro de interações.

Quanto mais o usuário interage com o chatbot de IA, mais ele aprende e fornece respostas cada vez mais precisas para as perguntas enviadas, simulando, assim, a linguagem humana.

Sendo assim, os chatbots de Inteligência Artificial conseguem identificar a intenção da conversa e não apenas palavras-chave isoladas.

>>>> Saiba mais: chatbot marketing — como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a aumentar as vendas?

O conceito de inteligência artificial está claro para você? Caso não, assista esse vídeo para entender todos os detalhes: 

Quais são os melhores chatbots?

Não há uma receita exata para definir os melhores chatbots. Isso acontece porque é necessário analisar as opções com cuidado para, enfim, escolher a que se encaixa com as necessidades da sua empresa e cabe no seu orçamento. 

Além do mais, existem inúmeras opções atualmente. As mais populares são:

  • Botsify; 
  • Chatfuel; 
  • MobileMonkey; 
  • Bluelab; 
  • ManyChat; 
  • Otto. 

Portanto, tire um tempo para analisar com cuidado cada opção e veja qual é a cara da sua companhia!

Como usar chatbot no atendimento ao cliente?

Agora que você já sabe o que é chatbot e como ele funciona, deve estar se perguntando de que maneira é possível usar esses robôs no atendimento ao cliente.

Bom, as aplicabilidades desse recurso tecnológico são variadas. Mas, de um modo geral, as empresas costumam utilizar o chatbot para responder a dúvidas simples dos consumidores.

Com esses softwares, é possível otimizar bastante o atendimento, tendo em vista que a empresa não precisa contar com atendentes humanos para responder solicitações que se repetem com muita frequência entre os clientes, como questões sobre preços.

Dessa forma, a equipe de atendimento pode se concentrar em funções de maior valor para a empresa e solucionar demandas de caráter mais complexo.

O cliente também sai ganhando quando o atendimento é feito por um chatbot, uma vez que suas dúvidas e pedidos de suporte são solucionados de maneira mais ágil e menos burocrática. Isso impacta positivamente em sua satisfação.

>>>> Leia também: chatbot para atendimento — 4 dicas para melhorar a experiência do cliente

E no marketing?

As empresas também usam o chatbot marketing. A intenção aqui é ampliar o alcance das campanhas e se aproximar mais do público-alvo por meio dessa ferramenta.

No marketing, os chatbots são utilizados para vários fins. Por exemplo:

  • enviar conteúdo relevante para os leads;
  • emitir alertas de promoções e ofertas exclusivas;
  • lembrar o usuário de finalizar uma compra (abandono de carrinho).

O chatbot pode ser um grande aliado para conduzir os leads por todo o funil de vendas e construir um relacionamento.

>>>> Veja mais: como gerar leads com chatbot? Confira estratégias e dicas inovadoras

Chatbots são ferramentas de marketing digital para gerar leads, mas existem outras. Veja mais neste post de nosso canal no YouTube:

Bom, agora que você já sabe mais sobre o que é chatbot, que tal implementar essa ferramenta na sua empresa?

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