O que é automação de marketing? Mais agilidade, relacionamento, qualificação de leads, métricas e conversões

Muitas empresas pensam que automação de marketing é uma ferramenta de marketing digital usada unicamente para substituir pessoas por um processo mecanizado de nutrição de leads.

Mas, na verdade, é uma estratégia que tem como objetivo principal deixar sua equipe de vendas focada no que não pode ser feito por uma máquina: relacionamento.

E quando o fluxo de automação de marketing vai bem, o relacionamento com os clientes agradece. Por isso, vamos mostrar como sua equipe de vendas pode se beneficiar com o uso de ferramentas de automação de marketing para produzir mais e melhor.

Além, vai ficar claro o que é a automação de marketing e como essa automação de processos de vendas pode acontecer de uma forma suave e com excelentes resultados. Vamos lá?

5 benefícios da automação de marketing para equipe de vendas

5 benefícios da automação de marketing para equipe de vendas

O que é automação de marketing: confira 5 dicas incríveis!

Muitos se preguntam o que é automação de marketing na prática. Confira nossas dicas e descubra agora mesmo como essa automação para área de vendas pode se beneficiar desse recurso, simplificando processos operacionais e conseguindo melhores resultados!

1- Relacionamento X automação: amigos ou inimigos?

Quando se fala no uso de ferramentas de automação de marketing para uma equipe de vendas, a primeira coisa que passa pela cabeça das pessoas é corte de pessoal. Ledo engano.

A automação para a área de vendas é uma aliada da equipe comercial, pois coloca o fluxo de nutrição de leads no automático para que os vendedores possam organizar melhor seu tempo e passem a se dedicar aos clientes, a dar um bom atendimento e buscar soluções personalizadas para cada um deles, em vez de ficarem se preocupando com a nutrição de leads, que passa a ser feita por um fluxo de automação de marketing “que faz isso sozinho”.

Entendeu melhor, agora, o que é a automação de marketing? Veja, o grande objetivo é tirar o trabalho braçal da equipe de vendas para que ela possa usar suas competências relacionais para aumentar a taxa de conversão.

2- Qualificação dos leads: quantidade ou qualidade, o que é melhor?

A qualificação de leads é de suma importância para que a equipe de vendas possa se focar no contato com aqueles que já estão no momento de compra, deixando os demais para continuarem seus caminhos pelo funil de vendas.

Essa qualificação pode ser feita através do acompanhamento das interações de cada lead com os e-mails enviados, ou seja, a automação de marketing é o que ajuda na hora de ter todas as informações à disposição.

Veja também: Como usar a nutrição de leads para gerar mais vendas

3- Hora da conversão: maior organização na hora da abordagem ao cliente

Quando se tem uma equipe de vendas enlouquecida com o controle do fluxo de nutrição de leads, contatos realizados, follow ups, as chances de ocorrerem equívocos aumentam muito, como dois vendedores entrarem em contato com o mesmo lead ou ainda o mesmo material ser enviado duas vezes.

Nesse sentido, um fluxo de automação de marketing bem definido, ajuda a organizar o trabalho da equipe de vendas, que pode distribuir apenas os leads já qualificados entre si para começar o trabalho de conversão.

4- Métricas: acompanhamento mais eficaz da equipe de vendas

Com boas ferramentas de automação de marketing também é possível acompanhar mais detalhadamente o desempenho da equipe de vendas, verificar resultados diariamente e agir rapidamente para corrigir qualquer falha que venha sendo executada.

Além disso, as métricas trazem novos insights sobre o comportamento dos leads em relação às mensagens enviadas, o que pode ser usado na abordagem de vendas como um diferencial.

5- Agilidade no contato: quanto mais rápida a abordagem, maior a taxa de conversão

Identificando rapidamente quais são os leads que podem receber um contato de vendas através da automação de marketing, é possível agilizar o atendimento e, assim, conseguir maiores taxas de conversão pela oportunidade que o momento traz.

Afinal, como o próprio nome diz, o que é automação de marketing se não uma maneira de tornar alguns processos automáticos, para que os vendedores tenham mais tempo de se dedicar a outras tarefas?

Um exemplo é quando o cliente assina um período de testes para uma ferramenta e a equipe de vendas logo entra em contato para saber se ele tem alguma dúvida, se precisa de auxílio ou se deseja fechar a compra com um desconto exclusivo. Quanto mais ágil é esse contato, mais eficaz é a conversão do cliente.

Agora que você sabe mais sobre o que é automação de marketing, que tal conhecer outras maneiras de ser mais efetivo em conversões, baixando nosso e-book: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas?

E se sua empresa utiliza a automação de marketing para facilitar o trabalho da equipe de vendas, conte para nós! Quais são os resultados que vocês têm colhido com essa ação? Deixe seu comentário!