Garra e vontade são fundamentais em seu time: garanta a motivação em tempos de crise

Quando uma empresa é afetada pela recessão, motivar seus vendedores se torna ainda mais imprescindível do que em qualquer outra situação. Mas como motivar vendedores e funcionários desmotivados?

A motivação na crise será o primeiro passo para se recuperar, pois o que menos ajuda em um processo de retomada de crescimento é a sua força de vendas desestimulada.

O que complica em uma crise é que a motivação baseada na necessidade de vender mais para garantir boas comissões e remunerações satisfatórias não é, por si só, suficiente.

O cenário econômico desastroso acaba implicando na queda do consumo, ou seja, é uma força que os vendedores não têm controle.

Logo, o papel dos gestores é encontrar meios de manter os funcionários comprometidos com as metas da empresa, a fim de gerar bons retornos em meio a essa turbulência.

Temos uma lista com 4 formas de trazer mais motivação em tempos de crise a seus vendedores, para que o trabalho não caia em uma rotina negativa. Confira!

motivar-vendedores

Reconheça os esforços de seu time! Que tal uma confraternização vez ou outra?

Motivação em tempos de crise: 4 táticas que funcionam

Nada mais desagradável que não ver seu talento reconhecido, mesmo se esforçando ao máximo para vender na crise, mas não alcançando resultados. Se você quer saber como motivar vendedores desmotivados na crise, confira estas 4 técnicas.

1. Ofereça prêmios de reconhecimento

Não é só dinheiro que pode motivar seus vendedores. Pense em formas de recompensar a moral dos seus colaboradores.

Prêmios como participações em reuniões estratégicas ou implementar sugestões de seus funcionários para otimizar alguns processos internos podem funcionar bem. Considere isso no processo de reconhecimento de esforços e na motivação de vendedores em tempos de crise.

2. Promova cursos e treinamentos

Melhor do que palestras, capacitar seus colaboradores de modo mais prático pode ser uma boa saída.

Ensine e mostre para eles técnicas atuais, experiências que deram certo com outros vendedores e conceitos novos sobre venda e gestão da experiência do cliente.

A ideia é agregar conhecimento aos seus vendedores. Tudo que é novo e comprovadamente eficiente é atrativo para os funcionários, pois eles podem experimentar em seu dia a dia e melhorar suas performances.

Outra sacada é reunir a todos para assistirem a filmes sobre empreendedorismo, vendas, superação, liderança e outros temas, e depois discutirem o assunto.

Veja estas sugestões me outros artigos de nosso blog: 7 filmes para se manter motivado no trabalho

3. Dê a seus vendedores uma estrutura mais adequada

Despender recursos em estrutura não deve ser encarado como um gasto, mas sim como um investimento e um forte fator de motivação em tempos de crise.

Muitas vezes, um colaborador precisa apenas de um equipamento mais moderno, como um notebook ou smartphone com melhor desempenho para auxiliá-lo no fechamento de uma venda.

Talvez eles precisem de mais conforto, como uma cadeira com um encosto melhor ou um ambiente mais arejado e ventilado.

Não hesite em perguntar aos seus funcionários que poderia ser feito para melhorar suas condições de trabalho.

4. Aperfeiçoe o clima organizacional

Algumas atitudes são importantes para tornar o ambiente de trabalho mais motivador. Entre essas ações estão:

  • Evite atmosferas negativas: em vez de cobranças excessivas, tente estimular a positividade entre seus funcionários. Transmita valores que remetam a confiança, criatividade e vontade de crescer dentro da empresa. Vendedores desmotivados, quando não são demitidos, podem procurar oportunidades mais benéficas no mercado.
  • Deixe o clima de trabalho mais leve: é importante impor o mínimo de restrições em períodos onde se deve privilegiar qualquer fator que motive seus colaboradores. Dependendo da sua área de atuação, em dias mais quentes, pode-se permitir o uso de bermudas, camisetas e chinelos, por exemplo.
  • Estabeleça metas claras: as regras do jogo devem ser claras para todo mundo. Os vendedores podem ser mais participativos na definição de suas próprias metas. É importante que estejam cientes que possam alcançar o que está sendo proposto para eles, bem como as futuras premiações.
motivação em tempos de crise

Garra e a determinação são mais fundamentais: motive seu time a superar desafios

[Dica Extra] Como motivar os vendedores mesmo em tempos difíceis com o Funil dos Sonhos

Um dos maiores motivos para vendedores sem motivação é a falta de conexão entre as tarefas da rotina (materializadas especialmente pela ferramenta de CRM) e as metas pessoais do vendedor.
E nós entendemos isso muito bem. Afinal, todos nós precisamos de um propósito que norteia tudo o que fazemos.
O Funil dos Sonhos surgiu como uma estratégia para contornar esse desafio. Assim, seu objetivo é conectar os sonhos dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.
Quer ver como o Funil dos Sonhos funciona na prática? Então veja o vídeo abaixo e implante a solução em sua equipe de vendas!

Motivação na crise gera um reflexo positivo nas vendas

Essa é a consequência natural quando vendedores estão mais motivados. Quando sabem que serão reconhecidos pelo seu trabalho, que aprenderão novas técnicas e conceitos para usar em suas negociações e terão uma estrutura adequada às suas necessidades, eles terão motivos suficientes para exercerem seu papel de modo mais eficiente.

Mas nada disso funcionará como fator de motivação em tempos de crise se você não conhecer a fundo o perfil de seus vendedores. Só assim poderá descobrir os gatilhos que funcionam como motivação para que eles se comprometam mais com a organização.

Quer saber como identificar o perfil de um vendedor e medir seu desempenho? Então baixe gratuitamente o guia KPI: indicadores de desempenho!

A satisfação de seus colaboradores certamente será percebida por seus clientes. A ideia é que os consumidores não se remetam a vendedores acomodados ou desesperados para concluir uma venda.

Como dissemos acima, uma maneira de promover a motivação em tempos de crise é fornecer uma estrutura de trabalho mais adequada. Que tal estudar o uso de CRM em seu negócio? Além de aumentar vendas, ele pode ser uma maneira de como motivar funcionários desmotivados.

Baixe nosso kit com e-book e outros materiais e saiba mais sobre o assunto: Kit para o Sucesso com CRM

E você, o que tem feito para motivar seus vendedores? Conte sua experiência para gente e participe nos comentários!