O modelo de avaliação 360 graus é um dos mais empregados na maioria das organizações

E o motivo é simples: a avaliação 360 graus contempla uma série de vantagens sobre as demais, principalmente por seu modelo de aplicação em que são captadas diversas opiniões e não apenas a do superior e a autoavaliação, como ocorre na maioria dos casos.

Mas estas são apenas alguns dos benefícios do modelo de avaliação 360 graus. Para ajudar você a entender melhor como funciona e conhecer as principais vantagens e desvantagens da avaliação 360 graus, vamos apresentar uma lista com suas características mais marcantes, além de 3 exemplos prontos de questionários deste tipo de avaliação para você aplicar em sua força de vendas.

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O que é avaliação 360 graus? 

O método de avaliação 360 graus é uma modalidade de avaliação em que se busca um amplo leque de opiniões sobre o funcionário. Para isso, utiliza-se feedbacks do líder, dos colegas e do próprio avaliado.

A ideia é, exatamente, ter um feedback 360 graus, de todas as perspectivas de pessoas que trabalham com o funcionário. Assim, a avaliação fica mais justa e garante que todos da equipe estão participando dos resultados da empresa.

Mas como fazer a avaliação 360 graus? Todos os colaboradores respondem perguntas sobre todos os outros e, às vezes, até de fornecedores e clientes.

Quais as vantagens e desvantagens da avaliação 360 graus?

Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • Identificação de possíveis problemas.
  • Os colaboradores recebem o feedback do que os outros (de forma consolidada) acham dele.
  • O colaborador forma um perfil de como é visto pelo grupo, suas qualidades e defeitos.
  • Cria-se um sentimento de busca da melhoria.
  • A liderança pode alinhar com ele um programa de aprimoramento, com metas e providências a serem tomadas.
  • Quanto mais opiniões, mais acurada a avaliação.
  • O objetivo é levar à melhoria contínua do desempenho do colaborador.

Entretanto, como em qualquer outra metodologia de análise e avaliação, também podemos encontrar algumas desvantagens. Algumas delas são:

  • Os dados podem trazer resultados inconclusivos e distorcidos.
  • Excesso de informações.
  • Alguns colaboradores podem se sentir desconfortáveis com a situação.
  • O questionário da avaliação 360 graus pode ser mais demorado e complexo.
  • Não leva em consideração o lado pessoal, que fica fora do escritório.

Para avaliar se vale a pena ou não implementar o método em sua equipe, é necessário avaliar os prós e contras. Em relação às desvantagens, é possível reverter algumas com uma boa comunicação com os colaboradores.

Além disso, sempre podemos acionar essa metodologia com outras estratégias, como o Funil dos Sonhos do Agendor. Seu objetivo é conectar os sonhos pessoais dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.

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Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus gera mais resultados.

Como fazer avaliação de desempenho 360 graus? 3 modelos 

Escolhemos 3 exemplos de modelo de avaliação 360 graus bem diferentes, confira:

1. Modelo enxuto com 3 alternativas para resposta

Assinale: Nunca, Às Vezes ou Sempre para cada uma das perguntas abaixo sobre os temas assinalados:

  1. Proatividade

O colaborador apresenta iniciativa?

  1. Interesse

O funcionário é dedicado em suas tarefas e busca atingir as metas de vendas?

  1. Organização

O funcionário é organizado em suas atividades?

  1. Flexibilidade

O colaborador consegue se adaptar a novas situações e clientes?

  1. Sociabilidade

O funcionário interage bem com seus colegas de trabalho?

  1. Liderança

O colaborador mostra aptidões para ser líder?

  1. Vocação

O funcionário tem o talento necessário para o que faz?

  1. Disponibilidade

O colaborador está sempre pronto a colaborar?

  1. Eficiência

O funcionário apresenta os resultados esperados de seu trabalho?

  1. Trabalho em equipe

O funcionário tem o hábito de colaborar com os demais membros da empresa?

  1. Ética

O funcionário tem um comportamento ético?

Apesar de curto e bem objetivo, a vantagem deste exemplo de avaliação 360 graus é a rapidez e a agilidade em ser respondido.

avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus desperta o desejo de ser bem visto por todos na empresa!

2. Modelo direto com 5 alternativas para resposta

Esta modalidade de avaliação de desempenho não apresenta o tema tratado, indo direto para a lista de perguntas às quais se deve assinalar uma das 5 alternativas:

Nunca, Pouco, Algumas Vezes, Muito, Quase Sempre.

  1. É relutante em aceitar as decisões acordadas pelo grupo?
  2. Ao resolver as dificuldades do dia a dia sabe expor suas necessidades e fazer perguntas que o auxiliem?
  3. Aceita opiniões divergentes da sua com facilidade e respeito?
  4. É um exemplo para todos ao defender os valores da empresa?
  5. Se empenha para que os resultados do grupo sejam os melhores possíveis?
  6. É autoconfiante?
  7. Demonstra autonomia para decidir?
  8. Sabe administrar o tempo para superar seus desafios?
  9. Sabe se comunicar de forma clara e coesa?
  10. Utiliza técnicas administrativas para melhorar o ambiente e a colaboração no trabalho?
  11. Procura auxiliar na redução de despesas e desperdícios?
  12. Encara as necessidades da organização como mais importantes que as necessidades pessoais?
  13. Está disposto a aceitar riscos?
  14. Desiste com facilidade ao primeiro sinal de dificuldade?
  15. Sabe usar a tecnologia e os recursos da empresa em prol da produtividade de seu trabalho?

Este questionário é um pouco mais duro e engessado, mas tem um enfoque voltado para trabalhos em que a ética e o comprometimento da equipe são muito importantes. No caso de vendas, poderia ser usado em seguradoras, serviços de auditoria ou escritórios de contabilidade.

avaliação 360 graus

Uma avaliação com 5 opções de alternativas de resposta pode ser mais precisa.

Uma avaliação com feedback 360 graus por meio de 5 opções de alternativas de resposta pode ser mais precisa.

Conheça outros métodos de avaliação de desempenho: Como avaliar o desempenho de um funcionário e melhorá-lo.

3. Modelo complexo com 3 alternativas

Neste modelo de avaliação de desempenho são feitas 2 perguntas por característica com possibilidade de 3 alternativas de resposta:

Nunca, Algumas Vezes, Sempre.

  1. Liderança
  • Consegue influenciar os demais colaboradores e motivá-los a participar dos projetos propostos? 
  • Entende a diversidade de personalidades e consegue despertar o melhor de cada uma?
  1. Integridade Moral
  • Trabalha de forma ética?
  • Busca a imparcialidade e a justiça quando há desavença de opiniões?
  1. Versatilidade
  • Motiva as pessoas da equipe que faz parte a buscarem soluções para os problemas de seus departamentos?
  • Não foge de novas responsabilidades e enfrenta as dificuldades com criatividade?
  1. Relacionamento
  • Sabe unir os colaboradores na busca do verdadeiro trabalho em equipe?
  • Procura conciliar as opiniões e reaproximar as pessoas quando ocorrem conflitos?

5.Olhar sistêmico

  • Enxerga necessidades de soluções para problemas de clientes e da empresa e solicita auxílio dos líderes?
  • Percebe a importância de se conectar com os outros departamentos da organização para cumprir suas tarefas?
  1. Trabalho em equipe
  • Busca o diálogo e a troca de opiniões no grupo para que todos encontrem juntos a melhor solução?
  • Consegue trabalhar em grupo sem causar conflitos e estimulando a participação coletiva?
  1. Responsabilidade
  • Cumpre seus prazos e busca atingir seus objetivos ao desempenhar seu trabalho?
  • Procura alcançar altos níveis de qualidade conforme o padrão estabelecido pela empresa?
  1. Comunicação
  • Passa as informações necessárias para seu grupo de trabalho?
  • Comunica-se com lealdade, sem esconder fatos ou omitir informações?
  1. Foco em resultados
  • Engaja o grupo em busca do atingimento dos objetivos?
  • Direciona seus esforços para atingir os objetivos da empresa?
  1. Organização
  • Sabe definir prioridades para alocar seu tempo de forma a desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo de forma eficiente?
  • Sabe usar seu tempo de forma adequada?

Este exemplo de avaliação de desempenho 360 graus tem um questionário com uma pegada mais de alto desempenho e garra, indicado para equipes de vendas de mercados mais competitivos e com metas agressivas.

Como você percebeu, os diferentes modelos de avaliação de desempenho 360 graus podem detectar diferentes habilidades e características dos colaboradores. O traço comum á a coleta da opinião de todos, o que influi fortemente na credibilidade da avaliação pelo funcionário, trazendo ótimos resultados.

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