Simplesmente escrever uma mensagem de pós-venda para cliente sem um objetivo específico não tem o menor sentido. Para te ajudar com esse enfoque, elencamos neste artigo as melhores frases/texto para/de pós venda.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Mensagens com a técnica de upselling tem como objetivo mostrar ao cliente que os benefícios até então adquiridos por ele com seus produtos ou serviços serão maiores ao passar por um update.
  • As frases de agradecimento pós venda focadas em cross selling possibilitam a venda adicional de produtos, gerando mais benefícios e expandindo as possibilidades da solução inicialmente adquirida.
  • Não adianta só vender! O Customer Success gerencia o sucesso do cliente, garantindo os resultados desejados ao usar o produto ou serviço. Fique de olho se o cliente está satisfeito.
  • As mensagens ao cliente com o objetivo de reconquistá-lo nem sempre estão ligadas a uma insatisfação, em muitos casos a perda do contato ou possíveis dificuldades são motivos para tal distanciamento.
  • Como está o processo de pós-vendas da sua empresa? Você está cumprindo com o que prometeu? Veja nossa apresentação com 10 dicas para um pós-venda eficaz.
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Enviar um e-mail de agradecimento seco, do tipo “obrigado pela preferência“, não vai trazer resultado nenhum para o negócio.

Uma mensagem de pós-venda para cliente deve mostrar a ele que você está interessado em ajudá-lo a resolver seus problemas e que isso pode ser efeito, eventualmente, com uma nova compra. Mas pode ser que você simplesmente esteja mostrando para ele como usar melhor seus produtos ou serviços.

Veja, a seguir, 12 frases para pós-venda, sendo que elas estão divididas em 4 objetivos distintos:

  1. Frases para pós-venda focadas em upselling
  2. Frases de agradecimento de pós-venda focadas em cross selling
  3. Mensagem de pós-venda para cliente focada em “customer success”
  4. Mensagens de pós-venda para cliente com o objetivo de reconquistá-lo

Veja mais sobre frases de impacto em vendas:

palavras poderosas para chamar atenção do cliente

12 mensagens de pós-vendas para clientes, como e porque empregá-las

3 frases para pós-venda focadas em upselling

Upselling é uma técnica de venda em que se tenta mostrar ao cliente que ele já usufruiu muito dos benefícios de seus produtos ou serviços, mas que a empresa dele evoluiu, amadureceu sua gestão e cresceu no mercado.

Portanto, é hora de passar para um produto ou serviço um nível acima, com mais funcionalidades e benefícios. E, consequentemente, mais caro.

Veja alguns exemplos de frases para pós-venda com o objetivo de promover o upselling.

Note que você deve sempre justificar suas mensagem de pós-venda ao cliente com  fatos concretos, não promessas vazias:

  • Sua empresa já aumentou suas vendas em 20% usando nossa solução, neste ano que passou. Com mais funcionalidades, você pode obter resultados ainda melhores. Por isso, veja o case da Empresa X e como ela dobrou esse aumento de vendas adotando o Plano Plus.
  • Quando iniciamos nosso relacionamento, sua empresa tinha apenas a matriz e 3 vendedores, um deles você mesmo. Hoje, está com 5 filiais e um time de mais de 20 vendedores. Que tal conversarmos sobre mudar para um plano mais robusto, que atenda suas novas necessidades?
  • O mercado mudou, evoluiu, os clientes estão mais exigentes. E vocês estão fazendo um excelente trabalho. Mas será que não poderiam fazer ainda melhor se automatizassem parte das tarefas que hoje fazem anualmente? Outros de nossos clientes que passaram a usar o Plano Plus conseguiram um aumento de produtividade de 25%, com um aumento de apenas 10% na mensalidade.

Leia também: Upselling e cross selling: como vender novamente para sua base de clientes

3 Frases de agradecimento de pós-vendas focadas em cross selling

Cross selling é a técnica de pós-venda que visa mostrar ao cliente que comparado um produto ou serviço adicional aos que já compara ele terá grandes benefícios.

Veja os exemplos de frase de agradecimento de pós-venda para promover o cross selling:

  • Nos últimos meses, sua empresa tem usado nossa solução de gestão de folha de pagamento e, com isso, conseguiu diminuir o tempo para conclusão desse processo em incríveis 83%! Por que não acrescentar os módulos de rescisão de contrato de trabalho e de contratação de novos funcionários para ter reduções de tempo semelhantes?
  • Sua frota conta com nosso plano de seguro de acidentes completo e isso evitou ter que pagar um total de tantos mil reais em reparos de veículos neste semestre. Mas por não aderir ao plano de socorro de emergência e guincho, fizemos cobranças adicionais no valor de X reais. Por que não aderir a esse plano de socorro por uma parcela mensal bastante acessível?
  • Seu restaurante já compra toda nossa linha de vegetais frescos direto da horta orgânica, o que tem atraído muitos clientes e até levou a publicação de matérias na imprensa sobre a qualidade de seus pratos. E agora estamos oferecendo também cortes de carnes selecionados, todos com certificação orgânica. Podemos marcar uma visita para você conhecê-los?

Veja mais: Aprenda o que é cross selling e up selling e como fazer usando CRM

3 mensagens de pós-venda para cliente focadas em “customer success”

Customer success ou sucesso do cliente é uma estratégia de marketing em que a empresa faz de tudo para que seus clientes reconheçam rapidamente todas as vantagens de suas soluções e vejam o sucesso que alcançara com elas.

Portanto, aqui o foco não é vender algo a mais, mas ajudar o cliente a usar bem sua solução.

  • Após apenas um mês de trabalho com nossa solução, nossos clientes já conquistam 5% a mais de vendas, em média. Para isso, usam amplamente a funcionalidade Tal. Gostaríamos de fazer uma visita à sua empresa para ministrar um treinamento gratuito de uma hora sobre essa funcionalidade. Quando podemos agendar isso?
  • Notamos que sua equipe aumentou muito o número de chamados ao nosso help desk. Se você quiser, podemos fazer uma bate-papo online entre seu time e nossos especialistas, assim tiramos qualquer dúvida que tiverem. É só agendar em nosso site, gratuitamente.
  • 93% de nossos clientes dão nota máxima ao nosso atendimento ao cliente. Notamos que você nos deu nota 4, de 5. Como podemos melhorar nosso serviço? Quer marcar uma chamada de vídeo para conversarmos sobre isso?

Leia mais: Customer success em SaaS: o que é e 6 dicas de KPIs para acompanhar o desempenho das estratégias de sucesso do cliente

3 mensagens de pós-venda para cliente com o objetivo de reconquistá-lo

Clientes que se afastam da empresa nem sempre o fazem porque não estão satisfeitos.

Isso pode ocorrer porque estão em dificuldades, porque mudaram o foco de sua atividades, a maneira de trabalhar ou até porque o contato com quem você falava se mudou para outra empresa.

Veja maneiras de descobrir isso ou de simplesmente chamar a atenção do cliente inativo com uma boa mensagem de pós-venda para cliente:

  • Durante 5 anos sua empresa foi muito fiel aos nossos produtos, fazendo compras mensais recorrentes. No último semestre, sentimos falta de seus pedidos. Aconteceu alguma coisa que podemos modificar para que você volte a trabalhar com a gente?
  • Novidade! Temos um novo sistema de pedidos online, ágil e intuitivo, que vai facilitar muito a vida de nossos clientes, principalmente aqueles que sempre estiveram ao  nosso lado nos últimos anos. Confira neste link!
  • Nos últimos 8 anos, sempre estivemos em contato com o Sr. Fulano para fechar pedidos com sua empresa, um trabalho de parceria que rendeu excelentes frutos para ambos os negócios. Recentemente, soubemos que o Sr. Fulano se aposentou. Com quem poderíamos falar para apresentar novamente nossos produtos e mostrar todos os benefícios que seu negócio conquistou com a ajuda deles?

Veja também: 7 táticas efetivas para recuperar clientes inativos

Bem, estes foram apenas alguns exemplos de frase para pós-venda, estude-os com cuidado e adapte para as caraterísticas do seu modelo de negócio.

Lembrete: salve o histórico de conversas com o cliente

Não se esqueça também de manter atualizado seu histórico de interação com o cliente. Dessa forma, os atendimentos se tornam mais eficazes e o controle de contatos se mantém organizado. Você já está usando um sistema de CRM para fazer a gestão do seu relacionamento com o cliente? Não?

Pois saiba que o Agendor conta agora com uma integração com o WhatsApp. Agora você pode salvar mensagens no CRM sem sair do WhatsApp Web, é só instalar a extensão do Chrome. E não se preocupe, você pode usar essa extensão mesmo com o nosso trial ou com a versão gratuita do Agendor.

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