Você elaborou a mensagem que irá enviar, criou o conteúdo da newsletter, preparou a lista de assinantes. Agora falta escolher os horários…

O melhor horário para o envio de email marketing depende muito do perfil do público que receberá e da mensagem que será enviada. Quanto ao perfil, tenha em mente os seguintes itens:

  1. A frequência em que eles checam os emails: várias vezes ao dia; uma vez por dia ou somente poucos acessos semanais?
  2. O dia-a-dia de trabalho: eles trabalham direto com computador, usam smartphones para acessar os emails ou verificam somente após o expediente?

E quanto à mensagem, considere:

  1. O tipo do conteúdo: se o assunto é comercial, geralmente em horário de expediente é mais interessante;
  2. O relacionamento com seu público: são clientes fiéis, clientes em potencial ou só efetuaram um cadastro e deixaram o email?

Mesmo se eles trabalham diretamente com computador ou usam smartphones todos os dias, o horário disponível para a checagem dos emails pode ser somente no almoço ou após o expediente.

Geralmente, newsletters para fins comerciais, tem maior efeito no começo da manhã (lá pelas 09h), em horários próximos ao meio-dia e logo após às 13h. Nesses horários, o pessoal costuma tirar uma pequena folga para checar os emails pessoais, relaxar e se preparar para o expediente ou para o almoço. Já se o conteúdo for relevante ao trabalho de seu cliente, o mais indicado é enviar em horários comerciais.

Para todo caso, o ideal é fazer testes e analisar os resultados. Para isso, existem umas ferramentas que permitem que você visualize quantos assinantes abriram o email e quantos clicaram nos links (interagiram com o email).

Créditos pela foto: Flickr.com – bengrey