Todos querem trabalhar em empresas invejáveis. Saiba o que é um bom ambiente de trabalho

Se você, quando acorda, teme o pensamento de ir para o trabalho, podemos pensar que você não tem gostado muito do trabalho que anda fazendo, não é mesmo?

Quando estamos insatisfeitos, todo e qualquer cenário de trabalho pode sugar nossas energias, e fazer com que nos tornemos irritados apenas com a ideia de ter que levantar para trabalhar. Um ambiente de trabalho ruim pode ser uma das causas disso.

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo

Confira o artigo na íntegra abaixo:

Como detectar se um ambiente de trabalho e ruim e ou invejável?

No entanto, uma vez que só você pode decidir o caminho no qual seguir, vamos nos concentrar em como encontrar um ambiente de trabalho que ajude você a crescer.

Mas, o mais importante disso tudo é: mesmo no melhor ambiente de trabalho do mundo, se você não gosta do que faz, ainda estará insatisfeito.

Dito isso, você não vai encontrar a felicidade nas vendas, se não gosta de vender. Nem mesmo vendendo o produto mais fácil de vender do mundo.

O seu trabalho vai ocupar uma boa percentagem de sua vida, por isso é extremamente importante que você saiba como ser feliz no trabalho, cerque-se de pessoas certas, de energia positiva, ou de uma mentalidade saudável

Esses 7 sinais irão mostrar que você está trabalhando em um ambiente saudável e invejável.

ambiente de trabalho ruim o que fazer

Será que você está em um ambiente de trabalho dos sonhos?

Confira também: 6 dicas básicas para o gestor melhorar o ambiente de trabalho

#1. A liderança circular é incentivada

O sucesso, no passado, era determinado por quão rápido você era capaz de subir na escada corporativa através de rótulos e cargos. Hoje, para muitas empresas, isso ainda faz sentido.

No entanto, se você se encontra em uma empresa onde todos os funcionários têm a liberdade de decidir o que fazer, e não importa qual seja a sua hierarquia, as chances são de que você esteja trabalhando em um ambiente invejável.

Nessa nova era de ideias e tecnologias, a maioria das empresas com visão de futuro hoje encontraram valor na promoção de uma cultura de liderança circular.

É uma cultura verdadeiramente inclusiva, que não limita nossas ações, talentos e paixões no trabalho com as definições e limites de cargos e posições hierárquicas. Realmente, não tem nada de ruim nesse ambiente e trabalho?

#2. Você trabalharia quase de graça

A maioria das organizações acredita erroneamente que os seus colaboradores são motivados apenas pelo dinheiro.

No entanto, muitos profissionais aceitam um corte salarial por um trabalho inspirador e ainda assim se mantêm motivados.

Quando você se encontra em uma organização que ama tanto que trabalharia de graça, esse é um ambiente de trabalho invejável.

#3. Boa remuneração

Não estamos querendo dizer que as pessoas suportariam um ambiente de trabalho ruim em troca de altos salários.

Além disso, mesmo se você ama o que faz, e ama onde faz o que faz, você ainda tem que ganhar suficiente para cuidar e prover sua família.

A boa remuneração está ficando mais difícil de encontrar nos dias de hoje, assim como algumas empresas estão registrando lucros maiores.

Qualquer empresa que detém o bem-estar financeiro de seus associados em alta, provavelmente vai ter um ambiente de trabalho invejável e saudável.

ambiente de trabalho ruim o que fazer

Se você é bem remunerado, acredite: você trabalha em um lugar invejável.

Veja também: Como conseguir muito mais motivação no ambiente de trabalho

#4. Não há microgerenciamento

Ninguém gosta que digam a todo momento o que precisa ser feito. Um cônjuge irritante é ruim o suficiente, mas ter um chefe irritante no trabalho pode ser ainda mais frustrante e levar a um ambiente de trabalho ruim.

O microgerenciamento implica na falta de confiança em seus companheiros, e onde não há confiança, não pode haver relacionamento.

As empresas com bons ambientes de trabalho prosperam e florescem por confiar em seus funcionários e exercer sua capacidade natural para liderar.

#5. A comunicação é forte

Assim como a confiança, a comunicação é outro ingrediente-chave quando se olha para um ambiente de trabalho invejável.

A comunicação é importante em qualquer relacionamento, e isso significa saber quando oferecer conhecimento, disciplina, tempo e até mesmo delegar o trabalho a ser feito.

Ao procurar um bom lugar para trabalhar e um o melhor ambiente de trabalho, uma pista muito utilizada por novos funcionários é o quão bem as pessoas interagem e falam uma com as outras.

ambiente de trabalho ruim o que fazer

A comunicação flui na sua empresa? Esse é um grande sinal.

Saiba mais: 9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho

#6. É um ambiente livre

Todos nós temos filtros que afetam não apenas a nossa forma de pensar, mas também a maneira como tratamos outras pessoas.

Em um ambiente de trabalho invejável, ao contrário de um ambiente de trabalho ruim, todas as pessoas são verdadeiramente bem-vindas, amadas, incentivadas e aceitas, independentemente de raça, sexo, cor, religião, filiação política, idade ou orientação sexual.

#7. Seus valores se correspondem

Procurar por uma empresa invejável para trabalhar é também uma comparação de valores.

Se você acredita que ir à igreja no domingo é importante, ou que é preciso estar em casa todas as noites para jantar com a família, e a sua empresa exige que você trabalhe aos finais de semana e até tarde da noite, você certamente não vai gostar muito de seu ambiente de trabalho.

O local de trabalho precisa ser divertido e enérgico. Você precisa ter uma sincronia de valores.

No caso acima, se você precisa ir embora para jantar com a família, mas é uma pessoa do dia, e acorda extremamente cedo, as noites de trabalho podem ser substituídas por manhãs.

Se, da mesma maneira que uma pessoa que trabalha melhor à tarde e à noite devem ter a flexibilidade para entrar um pouco mais tarde e sair mais tarde, quem trabalha melhor pela manhã deveria poder entrar mais cedo.

Esse tipo de correspondência de valores faz com que as pessoas trabalhem mais tempo, mais felizes e produzam mais.

O seu ambiente é invejável?

Ter um ambiente de trabalho invejável, não apenas vai fazer seus funcionários trabalharem mais felizes. Eles também irão trabalhar e produzir mais.

Isso vai tornar as pessoas mais bem humoradas, mais receptivas a novos desafios, e prontas para elevar ao máximo o seu potencial.

O clima é tão favorável para os envolvidos que, todos acabam trabalhando em um nível de eficiência e produtividade maior do que em empresas tradicionais. Tornar o ambiente invejável para seus funcionários têm inúmeras vantagens.

Dentre elas: maior índice de felicidade no trabalho, maior produtividade, mais integração na equipe, maior índice de satisfação de clientes, e obviamente, mais vendas.

Você já parou para repensar se o seu é o melhor ambiente de trabalho para que seus funcionários entreguem os resultados esperados? Tem certeza que não é um ambiente de trabalho ruim?

Uma dica para se certificar disso é fazer uma pesquisa de clima, veja mais sobre isso nestas postagens de nosso blog: