Muitos empreendedores e gestores quebram a cabeça em busca de um planejamento estratégico adequado. Isso porque querem definir ações, objetivos, metas e iniciativas para direcionar as operações. Nesses casos, o ideal é usar uma matriz SWOT para colocar todas as ideias no lugar. Já ouviu falar dessa ferramenta?

Principais aprendizados deste artigo:

  1. O objetivo da matriz SWOT é orientar a direção dos negócios, ao identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa.
  2. Tanto o ambiente interno quanto o externo são devidamente analisados na matriz SWOT. 
  3. A matriz SWOT é uma das ferramentas de gestão mais conhecidas para quem quer avaliar o desempenho do próprio negócio e, consequentemente, vender mais.
  4. O processo de vendas pode ser alavancado com a matriz SWOT, que está ligada ao planejamento estratégico e à definição das metas de venda.
  5. Para descobrir como melhorar a implementação do processo de vendas na sua empresa, baixe nosso audiobook sobre os principais passos para fechar negócio.

Caso não conheça a ferramenta, saiba que a matriz SWOT pode ser usada para direcionar suas estratégias de negócios, pois permite compreender as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades em relação à empresa. 

Quer aprender a usá-la? Então, continue lendo para entender:

  • o que é matriz SWOT, com exemplos; 
  • tutorial de como fazer essa análise; 
  • ideias de perguntas para a matriz.

O que é a matriz SWOT, afinal?

A matriz SWOT, cuja sigla vem de Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), é uma ferramenta de gestão que possibilita identificar o cenário interno e externo dos negócios. Em português, também é chamada de análise FOFA, correspondendo às iniciais no nosso idioma. 

Como mencionamos, a ferramenta serve para analisar tanto o ambiente interno da empresa — o que está sob controle — para determinar suas forças e fraquezas, quanto o externo — o que o gestor não tem controle — para descobrir as oportunidades e ameaças.

Na prática, a matriz SWOT se parece com esta imagem:

Matriz SWOT como fazer

Modelo de Matriz SWOT. Fonte: Iset

Pode até parecer complicado, mas, a seguir, explicamos cada um dos elementos dessa análise para deixar tudo mais claro para você!

Forças

São os elementos e as características do ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência. Por exemplo: um hotel está em excelente localização de frente para o mar e com facilidade de acesso. 

Da mesma forma, podemos citar um hospital com corpo médico extremamente qualificado, assim como uma marca de roupas prestigiada e desejada pelo público. Todos esses são exemplos de forças. 

Fraquezas

Já as fraquezas são características e elementos do ambiente interno que desfavorecem a empresa diante da concorrência. 

Para compreender melhor, imagine o exemplo de uma fábrica de alimentos enlatados que fica muito distante dos grandes, fazendo com que tenha custos de transporte mais elevados. 

Outro exemplo que ilustra bem a fraqueza é o de uma empresa aérea cuja frota de aeronaves é antiga e que, por esse motivo, tem mais gastos de manutenção e problemas de atrasos em seus voos.

Perceba que, nesses dois exemplos, as companhias têm controle sobre suas fraquezas e podem tentar mudar o cenário, mesmo que seja caro.

Oportunidades

Sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, isso representa uma oportunidade. 

Para ficar mais claro, imagine um hotel durante as Olimpíadas no Brasil ou até mesmo a companhia aérea do exemplo anterior neste período dos Jogos Olímpicos. O evento em si é uma excelente oportunidade de lucrar, mas não está sob o controle das empresas. 

Ameaças

Todos os elementos que criam um ambiente desfavorável para a empresa (e sobre os quais ela não tem controle) são ameaças para o negócio.

No caso do hotel, uma temporada de fortes tempestades e clima ruim são ameaças, bem como o aumento do preço dos combustíveis e do dólar são riscos para a companhia aérea.

Como fazer a matriz SWOT? Passo a passo simples 

Compreendeu o que é uma matriz SWOT, mas ainda tem dúvidas sobre como fazê-la? Pois saiba que é bem fácil. Basta seguir o passo a passo: 

  • defina suas forças;
  • determine suas fraquezas;
  • liste as oportunidades;
  • enumere as ameaças;
  • coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura indicada acima. 

Em seguida, relacione como as forças potencializam as oportunidades e combatem as ameaças identificadas. Logo depois, liste como as fraquezas podem influenciar negativamente as oportunidades ou potencializar as ameaças. 

O último passo é criar um plano de ação para tirar proveito das forças e oportunidades, além de contrapor às ameaças e fraquezas. Fácil, não é mesmo? Na prática, a análise para o caso do hotel fica assim:

Forças:

  • localização;
  • infraestrutura interna com muitas atividades indoor;
  • gastronomia nota 10. 

Fraquezas:

  • altos custos operacionais;
  • atendimento precisa melhorar.

Oportunidades:

  • evento das Olimpíadas;
  • alta do dólar.

Ameaças:

  • temporada de tempestades;
  • precariedade do transporte público. 

Com estes dados em mãos, uma estratégia de ação poderia ser: 

  • aproveitar a oportunidade da alta do dólar (reais mais baratos para estrangeiros!) para criar pacotes internacionais com preços que compensem a fraqueza dos altos custos operacionais;
  • contar com as forças da gastronomia e as atividades indoor para atrair e encantar os hóspedes que se sentirem prejudicados pelas ameaças do clima e do transporte precário;
  • criar um programa de capacitação dos funcionários para diminuir a fraqueza do atendimento e aproveitar melhor a oportunidade das Olimpíadas.

Como descobrir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio?

Você viu o passo a passo de como fazer uma matriz de SWOT e, para montá-la do jeito certo, é preciso considerar as perguntas certas para ter resultados concretos. Isso possibilita definir, com assertividade, cada um dos elementos que compõem a análise.

Posto isso, separamos uma série de questões pertinentes que você pode fazer, divididas entre os ambientes interno e externo. 

Exemplos de perguntas para descobrir forças e fraquezas (ambiente interno)

Para descobrir as forças e fraquezas da empresa, vale a pena responder a estas questões simples.

  • Como a qualidade do pessoal pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a competência em gestão e qualidade dos líderes pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a infraestrutura pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a tecnologia pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a localização pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a marca pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a estrutura de capital pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a cadeia de suprimentos pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a cadeia de distribuição pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?

Perguntas para descobrir oportunidades e ameaças (ambiente externo)

Normalmente, as perguntas sobre oportunidades e ameaças giram em torno da chamada análise PESTEL, que engloba fatores:

  • políticos;
  • econômicos;
  • sociais;
  • tecnológicos;
  • ambientais (environmental, em inglês);
  • legais. 

Dito isso, faça as seguintes perguntas. 

  • Quais fatores políticos podem significar uma ameaça para o negócio?
  • Quais fatores econômicos podem significar uma ameaça para o negócio?
  • Quais fatores sociais podem significar uma ameaça para o negócio?
  • Quais fatores tecnológicos podem significar uma ameaça para o negócio?
  • Quais fatores ambientais podem significar uma ameaça para o negócio?
  • Quais fatores legais podem significar uma ameaça para o negócio?

2 exemplos de matriz SWOT na prática (com imagens)

Ainda não se sente preparado para usar essa ferramenta na gestão estratégica, mesmo após ver o passo a passo de como fazer uma matriz de SWOT e conferir dicas de questões para responder?

Não precisa ficar preocupado, porque separamos 2 exemplos com empresas fictícias para você entender, de uma vez por todas, como essa tática funciona na prática. Continue lendo e confira!

1. Banco

O primeiro exemplo é de um banco fictício, cuja análise SWOT descobriu:

Forças:

  • marca forte e reconhecida no mercado;
  • ótimo time de analistas financeiros;
  • fortemente capitalizado. 

Fraquezas:

  • plataforma tecnológica defasada;
  • agências com localização ruim;
  • poucos caixas eletrônicos.

Oportunidades:

  • novo programa do governo para financiar investimentos em tecnologia;
  • queda na taxa de juros nos EUA;
  • alta demanda por financiamento na indústria de construção.

Ameaças:

  • volta da CPMF;
  • turbulências políticas;
  • atraso nas reformas de infraestrutura no país. 

Neste exemplo em específico, a matriz SWOT teria essa aparência:

matriz swot exemplo

2. Empresa de software SaaS

Nosso segundo exemplo de matriz SWOT é de uma empresa de SaaS (Software as a Service). Confira!

Forças:

  • excelente plataforma tecnológica;
  • time de fundadores capaz e motivado;
  • tecnologia própria e difícil de ser copiada. 

Fraquezas:

  • marca jovem e ainda desconhecida;
  • falta de um especialista em marketing na equipe;
  • pouco capital disponível para investimento.

Oportunidades:

  • investidores anjos interessados em capitalizar o negócio;
  • novo polo de startups sendo criado na mesma cidade da empresa;
  • alta demanda pela solução desenvolvida pela companhia. 

Ameaças:

  • alta iminente da taxa de juros;
  • empresa multinacional com solução semelhante vindo para o Brasil;
  • déficit no mercado de trabalho de profissionais que dominem as competências necessárias para o crescimento da empresa. 

A representação visual desta análise SWOT fica assim:

matriz swot exemplo

Compreendeu melhor o assunto, depois de ver estes exemplos de como fazer uma matriz de SWOT? 

Pois saiba que o importante é entender bem os conceitos e, principalmente, como correlacionar adequadamente as forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças para usar os insights na sua gestão estratégica.  

No mais, não deixe de colocar em prática todas as dicas que aprendeu neste artigo, além de deixar a página salva para conferir sempre que precisar.

E, antes de ir embora, aproveite para ver mais informações que podem ajudar você a usar essa ferramenta em sua totalidade em: tudo o que você tem de saber sobre análise SWOT de uma empresa.