Veja exemplos de matriz BCG e defina investimentos e prioridades de suas linhas de produtos ou serviços com auxílio dessa metodologia.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Matriz BCG é uma solução ágil para construção de um gráfico que norteia as decisões sobre os produtos e serviços do portfólio da empresa.
  • O mix de produtos de uma empresa podem ser classificados em 4 categorias: as estrelas que estão em um mercado com muitos concorrentes; pontos de interrogação que tem pouca participação em um mercado de crescimento rápido; as vacas leiteiras que são líderes em seus mercados e os abacaxis que encontram-se em um mercado em declínio.
  • Após montar a Matriz BCG e analisar a participação da empresa no mercado, deve-se entender qual o crescimento esperado. Sua participação deve considerar o volume de vendas do seu negócio e a análise dos concorrentes.
  • A matriz BCG auxilia empresas em crescimento a decidir onde concentrar seus esforços, mas também ajuda empresas maduras a verificar onde está acontecendo desperdício de recursos.
  • Após usar a Matriz BCG para analisar o portfólio da sua empresa, é preciso elaborar e implementar um processo de vendas para colocar em prática suas estratégias.

Matriz BCG é um exemplo de uma metodologia consagrada que persiste atualmente, mesmo após anos de sua criação. Essa matriz foi desenvolvida para análise de carteiras de produtos ou serviços de uma empresa e também para análise de unidades de negócios de grandes corporações.

O Nome BCG vem da empresa em que a metodologia foi criada na década de 70, a consultoria Boston Consulting Group. Como dissemos, apesar de existir há muitos anos, o conceito de fazer uma análise gráfica com base no ciclo de vida de produtos, de serviços ou de unidades de negócios continua bastante efetiva e útil para as empresas.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂


Para quem trabalha com vendas, por exemplo, a matriz BCG é uma importante ferramenta para tomadas de decisão relacionadas a investimentos em linhas de produtos ou de serviços – quais manter, quais descontinuar, quais devem receber mais investimentos etc.

Para você entender melhor como funciona essa representação gráfica de carteiras de negócios, vamos relembrar como usar essa metodologia, indicar quando sua empresa pode precisar dela e, ao final, apresentar alguns exemplos de matriz BCG aplicados na prática.

Gerir sua equipe de vendas é tão importante quanto gerenciar sua carteira de produtos e serviços. Baixe nosso e-book O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas e aprenda ainda mais sobre liderança de vendas.

matriz BCG exemplos

A matriz BCG pode ajudar os gestores a tomarem importantes decisões estratégicas

O que é e como funciona a Matriz BCG?

Matriz BCG é um exemplo de solução ágil e prática em que você usa as informações certas para construir um gráfico de fácil interpretação e análise.

O objetivo é tomar uma destas 4 decisões sobre os produtos ou serviços do seu portfólio:

  1. Construir: ampliar sua participação no mercado.
  2. Manter: conservar a participação atual do mercado.
  3. Colher: aproveitar ao máximo os resultados obtidos com determinado produto ou serviço.
  4. Abandonar: deixar de incluir esse produto ou serviço em seu portfólio.

Para isso, os produtos ou serviços são classificados em 4 categorias (que vamos explicar, mais adiante, com exemplos de matriz BCG como são definidas:

1. Estrelas

São produtos que detêm uma grande participação de um mercado que está crescendo rapidamente e, portanto, tem muitos concorrentes.

2. Pontos de interrogação

São aqueles produtos ou serviços que também se encontram em um mercado que apresenta oportunidades de crescimento rápido, no entanto, ainda tem uma fatia de participação muito pequena.

3. Vacas leiteiras

Produtos ou serviços líderes ou com grande participação em um mercado que já está maduro e crescendo moderadamente.

4. Abacaxis ou cachorrinhos (ou animais de estimação)

Aquele produto ou serviço que foi sua estrela nas vendas e já não tem grande participação e se encontra em um mercado em declínio… é duro, mas deve estar na hora de se livrar dele.

Antes de falarmos sobre as decisões a tomar em relação a cada uma dessas definições, vamos entender como chegar a elas.

Como montar uma Matriz BCG?

  1. Trace um gráfico cartesiano, isto é, uma linha reta horizontal encostada em uma linha reta vertical em ângulo de 90º.
  2. Marque a linha vertical de 0 a 20%, certificando-se que 10% fique no meio.
  3. Escreva ao lado da linha vertical: Crescimento de Mercado em %.
  4. Marque na linha horizontal uma graduação de 10x até 0,1x. O centro da linha graduada deve ter o número 1,0.
  5. Escreva ao lado da linha horizontal: Participação Relativa no Mercado (quantas vezes a mais ou a menos seu produto ou serviço vende em relação ao seu concorrente mais próximo).
  6. Agora trace uma cruz pontilhada partindo dos pontos centrais de cada graduação que você fez (10% na linha horizontal, 1,0 na linha vertical). Você terá construído 4 quadrantes.
  7. Nomeie cada quadrante da seguinte forma: superior direito = ponto de interrogação, superior esquerdo = estrela, inferior esquerdo = vaca leiteira, inferior direito = abacaxi ou cachorrinho.

Você deve chegar a um resultado semelhante a este:

FONTE: Revista Espacios - Adaptado de Ambrósio e Ambrósio, 2005.

FONTE: Revista Espacios – Adaptado de Ambrósio e Ambrósio, 2005.Agora, calcule a posição de cada um de seus produtos e os coloque na matriz, veja como com este exemplo.

Como fazer o cálculo de posição nos quadrantes?

Para cada produto, marque qual o crescimento esperado para aquele mercado. Digamos que você venda bandeiras do Brasil e, devido às Olimpíadas, acredite que o mercado crescerá 20%. Assim, faça uma marca nesse ponto da reta vertical.

Quanto à sua participação relativa, se hoje você vende R$ 300.000,00 em bandeiras e seu concorrente mais próximo vende R$ 200.000,00, sua participação relativa é de 1,5, assinale essa marca na linha horizontal. A interseção de duas retas a partir de cada ponto marca a posição de seu produto ou serviço na matriz.

Veja mais detalhes sobre a Matriz BCG: A maneira mais simples de entender o que é a matriz BCG.

Como tomar decisões a partir da Matriz BCG?

Produtos classificados como estrela são muito caros de se manter, pois têm muitos concorrentes em um mercado em crescimento. Faça o possível para manter sua participação para poder colher os lucros agora e quando o mercado for menos competitivo.

Aproveite os produtos vaca leiteira para colher o máximo de lucro possível, antes que se tornem abacaxis…

Abacaxis devem ser abandonados ou vendidos, já não dão mais lucros.

Quanto às interrogações, faça sua aposta se vale a pena construir esse mercado, investindo para transformar o produto em uma estrela.

matriz bcg exemplos
Fique atento para perceber quando suas vacas leiteiras viram cachorrinhos de estimação.

Quando usar a Matriz BCG?

Normalmente se seu negócio começa a crescer é preciso decidir onde aplicar os esforços e recursos, que são escassos. E a matriz BCG é um ótimo exemplo de ferramenta para auxiliar tomadas de decisão. Empresas maduras, já há algum tempo no mercado, devem fazer essa análise para verificar se não estão desperdiçando recursos com antigos e queridos animais de estimação (cachorrinhos) que se transformaram em abacaxis ou esquecendo de olhar com seriedade para interrogações que podem virar estrelas e, posteriormente, vacas leiteiras.

Empresas em início de operação podem fazer o mesmo, para definir quais mercados explorar e que produtos lançar.

5 exemplos de Matriz BCG

Confira cinco exemplos de matriz BCG, a maioria deles usados em planejamentos estratégicos de empresas multinacionais, por isso, estão em inglês. (Fonte: Slideshare).

  • Unilever
  • McDonald’s
  • KFC
  • Coca-Cola
  • Colgate

1. Unilever

exemplos de matriz BCG

2. McDonald’s

matriz bcg exemplo

3. KFC

matriz BCG exemplos

4. Coca-Cola

exemplos de matriz BCG

5. Colgate

matriz BCG exemplo

Veja também outra importante ferramenta de análise estratégica para seu negócio: Definição de análise SWOT: como vender mais com uma matriz.