Como é feita a gestão de leads na sua empresa? Sabia que o mapeamento de leads pode ser uma prática bastante eficaz para aumentar as vendas em seu negócio?

O lead é um cliente em potencial que, em algum momento, demonstrou interesse pelos seus produtos ou serviços e deseja saber mais sobre como a sua empresa pode solucionar as dores dele.

Gerenciar essas oportunidades de negócio é essencial para reduzir o ciclo de venda e aumentar as conversões.

Com isso em mente, elaboramos este conteúdo para explicar o que é gestão de leads e a importância de mapear o comportamento desses contatos.

Continue a leitura e confira também um passo a passo de como fazer o mapeamento de leads para otimizar o processo de vendas e gerar melhores resultados.

Você verá em detalhes este 3 passos:

  1. Defina o perfil ideal de cliente;
  2. Estabeleça os critérios de qualificação dos leads;
  3. Pontue os leads.

Leia também: Como gerar leads para vendas com o marketing?

Antes de começar a leitura, aproveite para assistir a esta apresentação de slides:

O que é gestão de leads: a importância do mapeamento

Basicamente, a gestão de leads pode ser definida como a prática de captar, organizar, qualificar e engajar oportunidades de negócio a fim de convertê-las em vendas.

Tendo isso em vista, o mapeamento de leads é uma forma otimizar a gestão desses contatos.

O mapeamento é importante para a gestão de leads porque ele permite acompanhar a evolução de cada oportunidade de negócio por toda a jornada de compra.

Ao mapear os leads, é possível fazer a identificação do momento em que ele se encontra no funil de vendas e definir qual abordagem ou estratégia deve ser adotada para fazer com que ele avance.

O mapeamento de leads é importante também para que seja possível enviar o conteúdo certo, para o lead certo e no momento certo. Isso aumenta o engajamento e incentiva os leads a tomarem as decisões que você espera que eles tomem.

Veja mais: Saiba o que são leads e conheça 8 dicas para conquistá-los

Passo a passo: como fazer o mapeamento de leads

Agora que você já sabe qual a importância do mapeamento de leads para a gestão dessas oportunidades e, consequentemente, para o aumento da vendas, confira a seguir quais são as 3 etapas fundamentais de como mapear leads.

Passo 1 – Defina o perfil ideal de cliente

Dificilmente será possível mapear os leads se não houver um perfil de cliente que a empresa considera ideal para as soluções que ela oferece.

É com esse perfil bem definido que será feita a identificação dos leads com mais chance de serem convertidos em clientes.

Além disso, a definição de um perfil ideal de cliente otimiza os esforços da equipe de vendas, que não vai precisar perder tempo tentando prospectar ou qualificar leads que não tem a ver com a proposta de valor da empresa.

Saiba mais: O que fazer para encontrar o cliente ideal antes que ele encontre você?

Passo 2 – Estabeleça os critérios de qualificação dos leads

O segundo passo do mapeamento consiste em estabelecer os critérios que vão determinar se os leads estão devidamente qualificados e prontos para serem convertidos em clientes.

Essa etapa do mapeamento é importante para evitar que o lead avance de fase no funil de vendas antes da hora. Isso pode acabar atrasando o ciclo de vendas ou até mesmo fazendo com que o lead desista da solução que a sua empresa está oferecendo.

Vale a pena ressaltar também que o time de vendas e o de marketing devem estar devidamente alinhados no que se refere a esses critérios de qualificação de leads.

Dessa forma, evita-se que os leads cheguem até a base do funil sem a maturação necessária para a conversão.

Leia mais: Como qualificar os leads para fechar os melhores negócios?

Passo 3 – Pontue os leads

A pontuação dos leads, ou lead scoring, é um método de classificação desses contatos de acordo com a probabilidade de eles fecharem negócio e serem convertidos em clientes.

Neste terceiro passo fundamental do mapeamento, os leads são ranqueados a partir do perfil que eles apresentam e do “fit” entre eles e a solução oferecida pela empresa.

A pontuação de leads é de extrema importância para orientar as estratégias do time de vendas e otimizar esforços. Ou seja, os vendedores deverão dar mais atenção aos leads com maior scoring, pois a chance de serem convertidos é mais favorável.

O Agendor conta com uma funcionalidade especificamente criada para você pontuar e ranquear seus clientes em potencial.

Veja como ela funciona neste vídeo:

Veja também:  Como converter leads em vendas e parar de acumular contatos: 5 dicas

Ficou claro o que é e como fazer mapeamento de leads?

Coloque isso em prática na sua empresa e melhore o desempenho da equipe de vendas, aumentando conversões e o faturamento da empresa.

E você sabe a melhor maneira de fazer isso, com agilidade e informações confiáveis? É com ajuda de um sistema CRM, como o Agendor.

Dessa foma, você automatiza várias etapas do processo e tem acesso às informações quando e onde estiver.

Com o software de CRM Agendor você pode, entre diversas outras funcionalidades, acompanhar seu funil de vendas de forma intuitiva, com ajuda de um painel como este, baseado no método Kanban:

Viu como é fácil usar a funcionalidade “arrasta e solta” para fazer a gestão dos seus prospects?

Ficou interessado? Então, clique AQUI e experimente o Agendor gratuitamente por 14 dias!