Consultores de vendas desempenham uma série de atividades. Isso inclui: prospecção, follow-up, responder e-mails, enviar propostas, fazer visitas para apresentar a empresa, fechar uma nova venda, negociar, descobrir as necessidades e entender o negócio do prospect. Para manter tudo isso em dia, é essencial ter em mãos um mapa de clientes. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • O mapa de clientes é um recurso que, sincronizado com o sistema de CRM, facilita o dia a dia da sua equipe comercial.
  • Dentre os benefícios de um app com mapa de clientes, estão: otimização do tempo, atualização das informações de forma correta e conectada com o CRM e economia de combustível. 
  • O objetivo do mapa de clientes é ajudar o vendedor a organizar o roteiro de visitas diárias que ele precisa fazer. Veja como tornar seu processo comercial mais eficiente
  • Conectado com o sistema de CRM, o mapa de clientes traz todas as informações necessárias sobre o relacionamento com o cliente e pode ser consultado durante a visita. 
  • Um sistema automatizado de gestão de vendas ajuda a mapear e organizar os processos comerciais do negócio, facilitando não só a gestão da carteira de clientes como também a gestão comercial da empresa. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.

Para exemplificar, as visitas podem levar o vendedor a outras cidades, em que, muitas vezes, ele não conhece tão bem as ruas e os caminhos mais eficientes. 

E se o profissional pudesse contar com um aplicativo que já cria um mapa de clientes, sincronizado com seu sistema de CRM?

Pois essa é a realidade que o Agendor traz para facilitar o trabalho e dar mais qualidade de vida aos vendedores. A seguir, confira quais as vantagens de usá-lo e como criar um mapa de localização dos clientes!

O que é um mapa de clientes?

O mapa de clientes é, basicamente, uma representação de onde cada consumidor — seja pessoa ou outro negócio — fica em um mapa virtual. Essa ferramenta é essencial para criar uma rota eficiente e, assim, otimizar as visitas que o vendedor precisa fazer. 

E você, quanto tempo leva para organizar seu roteiro de visitas diárias? O ideal é que já tenha tudo pronto no dia anterior, para evitar perder tempo nessa tarefa.

No entanto, como você organiza seu roteiro? Logo adiante, mostramos um esquema do que a maioria dos vendedores faz nessa hora. Confira!

Como fazer um mapa de clientes?

Saber como montar um roteiro de visitas, sem um mapa de clientes, é um processo trabalhoso e que envolve uma série de ações, como:

  1. possivelmente, você faz uma lista dos clientes que quer visitar;
  2. em seguida, procura o endereço de cada um;
  3. se não tem um sistema automatizado de gestão de vendas, um software de CRM, ou, ao menos, uma planilha de cadastro de clientes, consulta a agenda ou o cartão de visita;
  4. começa a anotar os endereços e olha a localização no Google ou em outros aplicativos, como o Waze;
  5. depois, tenta imaginar como seria o roteiro ideal para visitar todos esses locais, sem perder tempo, onde passar primeiro, na ida e na volta;
  6. as anotações começam a ficar uma bagunça e você possivelmente está impaciente;
  7. por fim, monta uma listinha com a ordem de visitas que pretende fazer, mas sem ter certeza se alguns endereços estão atualizados.

É mais ou menos assim, concorda? E quanto tempo você demora para fazer tudo isso?

Antes de começar, o vendedor acha que, em quinze minutinhos, vai montar esse mapa de clientes para visitar. A verdade — pense bem e seja sincero na sua resposta — é que isso acaba levando mais de uma hora.

Isso significa que algumas visitas serão perdidas, caso faça o mapa de clientes logo cedo, em vez de ter feito no dia anterior, como é recomendado.

Já pensou se você tivesse todos esses endereços certinhos, já cadastrados e prontos para visualizar em um mapa em seu celular ou computador? Algo assim?

Ia facilitar muito sua vida contar com um mapa de clientes como esses, concorda? E esses são apenas alguns dos benefícios de usar um app de vendas desse tipo. Abaixo, veja mais alguns!

>>>> Confira em nosso blog: como um app para funil de vendas pode otimizar seus resultados?

Como criar um mapa de localização dos clientes com mais facilidade?

A resposta é simples: usando um bom CRM de vendas, como o Agendor. Essa ferramenta puxa automaticamente os dados dos endereços dos clientes e os adiciona em um mapa virtual, que pode ser acessado pelo computador ou celular. 

Assim, você não perde horas do seu dia conferindo e adicionando os endereços um a um. Basta usar os filtros para mostrar os clientes por origem, setor e categoria para planejar seu roteiro de visitas, sem dores de cabeça. 

Inclusive, temos um vídeo no nosso canal do YouTube que explica direitinho como usar essa funcionalidade:

Aliás, no mapa de clientes do Agendor, você ainda visualiza as informações de contato, como dados e histórico de compras, traça rotas e visualiza todas as visitas feitas no dia, para garantir que não se vai esquecer de nenhum cliente!

>>>> Veja também: como um app para vendedores deixa a gestão de vendas na palma de sua mão?

Quais as vantagens de usar um app com mapa de clientes?

Entre as vantagens de ter o mapa de clientes no CRM, estão:

  • otimização do tempo; 
  • não tem erros; 
  • economia de combustível; 
  • mais dados do cliente na palma da sua mão; 
  • visitas de oportunidades; 
  • visualização de restaurantes, hotéis e postos de combustível. 

Confira mais detalhes!

1. Otimização do tempo

Não apenas o tempo de planejamento do roteiro, como comentamos acima, mas, ao criar a rota perfeita, você ganha ainda mais tempo livre e acaba fazendo mais visitas ou voltando para a empresa mais cedo.

2. Não tem erros

Como o mapa de clientes está conectado ao CRM da empresa, os dados estão todos corretos e atualizados, evitando dar de cara na porta errada. Basta se certificar de inserir todas as informações, principalmente o CEP, viu?

Isso porque a ferramenta usa o Google Maps para marcar os clientes no mapa, o que requer o endereço exato. 

3. Economia de combustível

Pode-se economizar porque a rota é otimizada e não há visitas perdidas pelo endereço errado. Além disso, você não fica dando voltas, indo e voltando para conferir numerações e referências, o que faz com que o gasto de combustível seja bem menor no final do dia. 

4. Mais dados do cliente na palma da sua mão

Como o mapa de clientes faz parte de um sistema de CRM completo, você tem todas as informações que precisa durante a visita e pode puxar conversas anteriores, e-mails trocados, orçamentos enviados e muito mais.

5. Visitas de oportunidade

Você está montando a rota de visitas e percebe que tem um cliente bem ali, no meio do caminho entre duas reuniões. Será que não vale a pena passar nele também e – quem sabe — fechar mais uma venda?

O mapa de clientes te ajuda a visualizar oportunidades como essa, fortalecendo as estratégias de relacionamento com clientes.

6. Visualização de restaurantes, hotéis e postos de combustível

Com o mapa de clientes aberto no seu smartphone, você pode identificar um lugar estratégico para almoçar, abastecer o carro ou mesmo onde tem um hotel, caso seu roteiro de visitas seja em outra cidade e dure alguns dias.

>>>> Veja também: 7 motivos para baixar um app de controle de vendas no celular

Como fazer um roteiro de visitas a clientes?

Convencido de que um mapa de clientes é uma excelente funcionalidade para ter em seu sistema de CRM? Então, saiba que a ferramenta também ajuda a entender como fazer um roteiro de visitas a clientes. 

Para isso:

  • filtre as visitas por CEP, para mostrar apenas os clientes da mesma região; 
  • segmente os horários por preferência do que é melhor para os clientes; 
  • crie um roteiro para a semana; 
  • monitore as rotas no final do dia para garantir que não se esqueceu de ninguém. 

Fácil, concorda? 

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A propósito, existem muitas outras funcionalidades para você explorar no CRM do Agendor. Confira este vídeo: