Você quer se conectar genuinamente com outras pessoas e melhorar o seu networking? Aqui está como começar

Você pode construir relacionamentos de negócios mais fortes, fazendo melhores conexões com clientes, funcionários e outras pessoas.

Afinal, o networking é a melhor maneira de se conectar com novas oportunidades de negócios e novas pessoas que podem ser futuros parceiros de negócios.

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas de como manter contato profissional desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo

Veja também: As 6 etapas de como fazer networking e 4 dicas para conseguir mais leads com ele

Como manter contato profissional

Os relacionamentos são a alma de qualquer negócio e a capacidade de se conectar de forma eficaz com os seus colaboradores, investidores, fornecedores, clientes e outras pessoas de sua comunidade pode abrir muitas portas para você e sua empresa.

Pare e pense, quantas pessoas que você conhece e já te apresentaram para novas pessoas, que por sua vez, apresentou você para outras pessoas, fazendo com que o ciclo nunca se feche.

Quanto mais você se conecta a novas pessoas, mais essas pessoas têm oportunidade de conhecer o seu trabalho um pouco melhor. E quanto mais as pessoas conhecem o que você faz, mais elas estão prontas para falar de você para outras pessoas.

Interagir e se conectar com outras pessoas é importante. Para saber como se conectar, tenha em mente essas 6 dicas simples e, que vão lhe garantir um bom resultado

As 6 dicas de como manter contato profissional

Confira esses macetes de como se conectar e como interagir com pessoas que podem ser importantes para o seu negócio.

Veja mais: Como usar seu networking para abastecer seu funil de vendas

#1. Conecte-se imediatamente com um e-mail

Se você conhecer alguém novo e trocar cartões de visitas, envie um e-mail imediatamente depois lembrando a pessoa de quem você é e o que você faz, e que você gostou do encontro.

Tire um tempo para falar para ela o que chamou a sua atenção na sua conversa, agradeça pelo tempo, atenção e pelo papo. Fale pouco, mas demostre gratidão e empolgação pela oportunidade de ter conhecido novas pessoas.

Quanto mais cedo você mandar, melhor. Assim ele não vai esquecer nada sobre você, e ainda vais se sentir empolgado pelo seu contato.

Ao mandar esse e-mail, você vai mostrar ao seu contato que é profissional, pontual e confiável. Vai mostrar que tem interesse em manter o contato e continuar conversando.

manter contato

Aproveite para mandar um e-mail de agradecimento assim que você trocar cartões.

#2. Ligue para as pessoas

Enquanto 1 e-mail pode ser necessário durante um dia agitado ou para uma tarefa simples, ligar para alguém é sempre mais pessoal e cria uma conexão entre 2 pessoas que não existe em apenas ler palavras em uma tela.

Em um mundo em que fazemos tudo por e-mail, mensagens, mídias sociais e WhatsApp, parar o que você está fazendo para fazer uma ligação vai contar alguns pontos a seu favor.

Quer manter contato profissional? Por mais que você ache que as pessoas não gostem de receber ligações, ligue!

A ligação pessoal que vem desse tipo de interação cria um feedback positivo entre você e seu novo contato e, as pessoas estão mais propensas a reagir positivamente e responder à chamadas de voz do que e-mails.

Assim, pode ser uma ótima oportunidade de você fazer um novo convite para sua nova conexão e, assim ter uma resposta positiva.

#3. Retorne as ligações pessoalmente (e rapidamente)

Todos nós perdemos chamadas durante uma semana ocupada de trabalho, mas realmente vale a pena se – em vez de enviar um e-mail – você vai além ao fazer uma chamada de retorno pessoal.

Durante uma reunião, dirigindo, ou em uma área de sombra de sinal (que acontece muito), você está impossibilitado de atender suas chamadas. Você está ocupado com outros afazeres e, não pode atender.

Muitas vezes, retornamos com SMS ou e-mails, pedindo desculpas por não ter atendido a ligação, o que torna as coisas um tanto quanto impessoais demais.

Quando você pode retornar as ligações pessoalmente, vai contar muitos pontos a seu favor. Entenda: não tem como manter contato profissional sem ligar, de vez em quando!

Para algumas pessoas, soa ofensivo receber um e-mail de retorno simples depois de tirarem um tempo para ligar para você e deixar uma mensagem de voz.

Por isso é importante, sempre que possível, mostrar respeito e dedicação ao seu contato, retornando sua ligação.

manter contato

Nunca deixe de retornar a ligação de pessoas que tentaram falar com você.

#4. Envie notas de agradecimento

Notas de agradecimento nunca saem de moda principalmente, porque são raras nos dias de hoje e, assim acabam sendo muito mais significativas. São uma excelente forma de como interagir com as pessoas.

Dependendo da ocasião, cartões de agradecimento podem ser tão simples como um e-mail ou um texto, ou podem ser escritos à mão em um cartão ou em uma carta.

Agradecer alguém por seu tempo, seja em um evento, um almoço, ou de uma forma mais pessoal é sempre oportuno e muito bem vindo.

Isso mostra que você aprecia o tempo que a pessoa retirou de seu dia para você e que, por sua vez, faz com que os outros queiram trabalhar com você, uma vez que você faz da gratidão a sua moeda de troca.

#5. Tenha encontros

Agende encontros informais e sociais com clientes, colaboradores e fornecedores.

Essas confraternizações podem ser tão simples como um encontro após o trabalho em um restaurante local, ou você pode fazer um evento em seu escritório, que combine um ambiente descontraído para um happy hour com alimentos, bebidas e demonstrações de produtos ou passeios pela empresa.

Além disso, quando você está se mantendo perto de seus clientes, você cultiva o relacionamento, principal norteador da estratégia de CRM, que coloca o relacionamento com clientes no centro do palco.

A chave do sucesso é fazer com que esses encontros casuais sejam mais uma oportunidade de se envolver com seus clientes, e não vender nada. Não tem como manter contato de forma sincera sem isso.

manter contato

Faça pequenas reuniões de networking.

#6. Seja autêntico em suas interações

Não há nenhum atalho para fingir ser genuíno ou autêntico em suas interações, mas não é preciso muito esforço para manifestar o real interesse na outra pessoa.

Transmita uma impressão maravilhosa sendo interessado e atencioso durante todas as conversas com seus clientes, fornecedores, funcionários e outras pessoas.

Tente manter o foco durante cada interação e mantenha todos os problemas pessoais, preocupações e julgamentos fora de seus pensamentos, para que você possa se dedicar aos seus interlocutores.

Confira: O guia completo do networking para fazer sua rede de contatos profissional

Repita os passos e conecte-se com mais pessoas

Se conectar com pessoas não é apenas sobre você.  É sobre entender as outras pessoas e participar positivamente da vida delas, interagindo e ajudando essas pessoas a crescerem, de alguma maneira.

Quando você mostra interesse genuíno nos outros, e assim se conecta verdadeiramente às outras pessoas, coisas boas acontecem, você ganha novos contatos, é recomendado e cultiva o relacionamento em diversos níveis.

Assim, cada vez seu ciclo aumenta, novas pessoas conhecem você e seu trabalho e, você tem a oportunidade de sempre estar cercado de novos contatos.

manter contato

Maneiras poderosas para se conectar com pessoas importantes

Depois de manter contato com as pessoas, possivelmente você terá que negociar com elas.

Veja dicas neste e-book gratuito: Guia: Negociações de Sucesso