As métricas de e-mail marketing são importantes ferramentas para a gestão dos negócios, uma vez que elas mostram o que tem dado certo e o que precisa ser melhorado nessa estratégia de vendas. Por isso, precisam ser definidas e acompanhadas com frequência. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Uma das métricas de e-mail marketing mais importantes é a de taxa de abertura, que calcula quantas pessoas abriram a mensagem após ela ser enviada. 
  • Outro indicador de desempenho muito utilizado é a taxa de abertura em dispositivo móvel, que serve para mostrar quantos e-mails foram visualizados por celulares ou tablets e podem indicar a qualidade da mensagem. 
  • Ainda é possível acompanhar os resultados do envio de e-mail marketing ao acompanhar a taxa de cliques, de conversão, de rejeição e até mesmo de retorno sobre o investimento. 
  • As métricas de e-mail marketing são ferramentas muito úteis na hora de elaborar um processo de vendas e suas etapas. Aprenda mais sobre isso neste e-book gratuito!

Até porque, sim, o e-mail ainda é uma importante ferramenta para as empresas, já que ajuda a desenvolver um relacionamento com os clientes e, consequentemente, promove o aumento das vendas.

Porém, não é só disparar mensagens em massa e sem nenhum tipo de preparo. Para aproveitar ao máximo o potencial dessa estratégia, é necessário monitorar os indicadores de desempenho.

Nesse sentido, os KPIs de e-mail marketing permitem entender como o público reage aos conteúdos enviados. Além do mais, os indicadores trazem mais assertividade para as acompanhas e a possibilidade de identificar falhas e oportunidades de melhora.

O uso de KPI de e-mail marketing vai te ajudar a entender melhor como o seu público reage aos conteúdos dos e-mails que você dispara. Por meio dos indicadores, é possível orientar suas campanhas com maior assertividade e identificar falhas e oportunidades de melhoria.

Quer aprender quais são as principais e como acompanhar as métricas de e-mail marketing? Então continue lendo e descubra quais são as 10 mais usadas e como utilizar cada uma!

Quais as principais métricas de e-mail marketing?

Há diferentes KPIs de e-mail marketing que você pode utilizar para analisar os resultados das suas campanhas e os 10 principais são:

  • taxa de abertura de e-mail;
  • taxa de abertura em dispositivo móvel;
  • taxa de cliques;
  • taxa de cliques por e-mail abertos;
  • taxa de conversão;
  • taxa de rejeição;
  • taxa de cancelamento de inscrição;
  • e-mails marcados como spam;
  • taxa de encaminhamento;
  • retorno sobre o investimento.

Veja o que cada uma delas significa e como fazer o acompanhamento destas métricas de e-mail marketing logo abaixo!

1. Taxa de abertura de e-mail

Iniciando a nossa lista de indicadores de e-mail marketing, temos o principal deles: a taxa de abertura.

Esse KPI mostra a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de e-mails que os destinatários abriram. Acompanhá-lo é importante para saber se as mensagens despertaram o interesse dos leads.

Se esse indicador estiver muito baixo, talvez seja preciso melhorar os títulos dos e-mail e segmentar melhor o mailing.

>>>> Leia também: 6 exemplos de e-mail de vendas extremamente persuasivos

2. Taxa de abertura em dispositivo móvel

Os e-mails devem ser adaptados de modo que favoreçam a leitura por dispositivos móveis. Afinal, cada vez mais as pessoas usam celulares para visualizar suas mensagens importantes. 

Sendo assim, se a sua taxa de abertura em smartphones ou tablets está muito baixa, isso pode ser um sinal de que os destinatários não têm uma boa experiência de leitura dos seus e-mails nesses dispositivos, e é preciso melhorar. 

O motivo para isso pode ser desde o uso de parágrafos muito grandes até elementos que dificultam o carregamento. De qualquer forma, é crucial verificar o que pode ser feito para melhorar os resultados!

>>>> Leia mais: 20 dicas de como criar um email comercial perfeito

3. Taxa de cliques

A taxa de cliques, ou Click Through Rate (CTR), é um KPI de e-mail marketing que mede a quantidade de destinatários que clicaram em algum link presente no e-mail enviado.

Os links podem ser para o site da sua empresa, para algum conteúdo do seu blog ou para algum produto específico. Em todo caso, o cálculo é feito considerando o total de e-mails enviados.

4. Taxa de cliques por e-mail abertos

O objetivo deste KPI de e-mail marketing (Click-To-Open Rate – CTOR) é bem parecido com o que citamos anteriormente. Porém, aqui a relação se dá entre os cliques nos links inseridos nos e-mails e o total de e-mails abertos.

Em outras palavras, quantas pessoas abriram a mensagem e clicaram nos links dela. Este KPI é muito importante para e-mail marketing de e-commerce, por exemplo, onde ao clicar em um link o receptor do e-mail pode ser imediatamente direcionado para a página de venda!

5. Taxa de conversão

Já a taxa de conversão indica quantas pessoas executaram uma ação específica indicada no e-mail enviado.

Ou seja, esse KPI mostra a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de leads que concluíram um call-to-action (CTA), como a compra de um produto no site do seu e-commerce.

Uma boa abordagem de vendas ajuda a aumentar a conversão de vendas. Veja algumas dicas:

dicas de sucesso para a abordagem de vendas

6. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição, também conhecida como bounce rate, mostra quantos dos e-mails enviados não foram entregues aos destinatários.

Geralmente, isso acontece porque o endereço de e-mail foi desativado, escrito incorretamente ou a caixa de entrada do usuário está cheia. Problemas no servidor também podem fazer com que seus e-mails sejam rejeitados.

7. Taxa de cancelamento de inscrição

Este KPI indica quantos contatos da lista cancelaram a inscrição para receber seus e-mails. Acompanhar esse indicador possibilita saber o nível de interesse dos leads nos conteúdos que você envia.

Para calcular esse indicador, basta dividir a quantidade de descadastramentos pelo total de usuários cadastrados no início do período analisado. Em seguida, multiplique por 100 para ter o resultado percentual.

8. E-mails marcados como spam

É importante também acompanhar a quantidade de e-mails marcados como spam pelos usuários. Geralmente, isso acontece quando há disparos em massa ou quando a empresa não se identifica com clareza nos e-mails.

9. Taxa de encaminhamento

A taxa de encaminhamento mostra quantos dos e-mails enviados foram encaminhados pelos destinatários para outras pessoas. Acompanhar esse indicador permite saber que tipo de conteúdo costuma gerar essa ação, para investir mais nele. 

>>>> Veja também: como vender por email — aprenda a ter foco no email marketing de vendas

10. Retorno sobre o Investimento

Para finalizar, existe o Retorno sobre o Investimento (ROI — Return on Investment, em inglês) é um KPI de e-mail marketing que mostra o quão rentável a sua campanha é.

Esse cálculo é feito a partir da relação entre o dinheiro investido nas ações de e-mail marketing e o dinheiro obtido das vendas motivadas por esses e-mails. 

E aí, compreendeu quais são os 10 principais KPIs de e-mail marketing? Então implemente essas ferramentas à sua estratégia e obtenha melhores resultados ainda hoje!

Aliás, agora que você já conhece alguns indicadores de desempenho de e-mail marketing, que tal ver outras métricas igualmente importantes para a área comercial? 

Para isso, baixe nosso e-book gratuito: Indicadores de Vendas e Marketing — o guia para acompanhar seu desempenho em vendas e gerar MAIS resultados e aprenda tudo o que precisa saber para arrasar!