Empresas usam cada vez mais soluções digitais em diferentes partes dos processos comerciais. Logo, realizar a integração com CRM e outros sistemas a fim de compartilhar os dados ajuda a cortar etapas operacionais, oferecer mais controle e alcançar insights valiosos para a gestão.

Principais aprendizados deste artigo

  • A integração com CRM traz diversos benefícios ao negócio, como: automatizar operações, proporcionar maior confiabilidade, aumentar a produtividade e qualidade do trabalho, evitar retrabalhos, controlar os processos e tomar decisões assertivas.
  • As principais integrações do CRM do Agendor são: Proposeful, RD Station, Conta Azul, Google Calendar, Trello, Gmail, WhatsApp, Mailchimp, Google Sheets e muito mais.
  • Os serviços de integração mais usados para realizar essa união de softwares são Zapier, Pluga e PieSync.
  • Os softwares que se integram com o Agendor são milhares, inclusive: automação de marketing digital, sistemas de ERP, atendimento ao cliente, controle de estoque, controle financeiro, gestão de leads, pré-venda, pesquisas, comunicação interna etc.
  • Entenda na prática todos os benefícios proporcionados pelo CRM do Agendor: inscreva-se e faça o teste gratuitamente!

Novas ferramentas têm sido criadas para fazer com que trabalhem melhor em conjunto. Algumas dessas plataformas incluem sistemas CRM, aplicativos de faturamento e contabilidade e automação de marketing, por exemplo.

É comum que cada uma dessas soluções funcione isoladamente, podendo gerar problemas de comunicação, retrabalho e afins.

Para quem já utiliza um CRM de vendas, integrá-lo aos outros sistemas que coordenam as etapas do processo comercial pode otimizar resultados e oferecer maior fluidez à rotina da equipe.

Neste artigo, explicamos os principais pontos dessa integração. Confira!

  • O que é integração com CRM?
  • Por que integrar o CRM a outras ferramentas é vantajoso para a rotina comercial?
  • Como integrar o Agendor de maneira fácil e intuitiva a diversas outras ferramentas?

Acompanhe!

O que é integração com CRM?

A integração com CRM é o processo que une dois ou mais sistemas para compartilhar e sincronizar dados, centralizando todas as informações em um só local.

Por exemplo, pode-se conferir quais e-mails determinado lead se interessou, em quais links clicou, quais páginas navegou, quais materiais baixou e assim por diante. Isso propicia entender os assuntos de interesse e verificar, ao longo do tempo, o comportamento de compra, o que resulta na criação de melhores estratégias para conquistá-lo e fidelizá-lo.

Nessa linha, a integração com CRM otimiza ainda mais o uso do software de gestão de relacionamento com o cliente e outras plataformas que gerenciam tudo o que diz respeito às vendas, como campanhas de marketing, atendimento ao cliente, pós-vendas e suporte.

Para que essa integração seja feita, é necessário uma das alternativas:

  • o uso de “hubs de integração” (também chamadas de ferramentas de automação), isto é, programas que fazem a ligação entre duas plataformas diferentes e sincronizam seus dados, como Pluga ou Zapier;
  • quando há integração direta, ou seja, se uma ferramenta dispõe de uma API (interface usada por desenvolvedores para permitir que um ou mais sistemas troquem informações entre si) e ela é integrada à API de outra.

Por que fazer uma integração com CRM?

A integração com CRM elimina as etapas de trabalho operacional e otimiza o tempo de vendedores e gestores, além de proporcionar maior confiabilidade nos dados analisados pela gestão de uma empresa.

Lembramos o que é CRM: ele é um sistema inteligente utilizado para melhorar o relacionamento com o cliente. Para isso, a solução coleta, integra e analisa dados valiosos para tomar decisões baseadas nas características e necessidades do público, assim como melhorar a qualidade do desempenho das equipes envolvidas no processo comercial.

Quando o CRM é integrado a outros softwares, ele centraliza todas as informações em um só lugar

Veja a seguir como essa integração pode melhorar os processos de venda.

Evita retrabalho

Quando ferramentas não estão integradas, é necessário que os dados do cliente e as informações relativas à negociação e venda sejam colocadas em dois sistemas diferentes.

O mesmo trabalho operacional é realizado duas (ou mais) vezes, dependendo do número de ferramentas onde determinadas informações precisam ser inseridas.

Esse trabalho adicional, além de não ser produtivo, diminui o engajamento do vendedor. E, para empresas cuja carteira de clientes é extensa, a situação se torna ainda mais trabalhosa.

Ao integrar com o CRM, as informações preenchidas em um software são automaticamente copiadas para as ferramentas que estiverem integradas, eliminando este “trabalho duplo”.

Para exemplificar, você pode criar novos contatos automaticamente no cadastro do Agendor!

Otimiza o tempo

Sem o retrabalho necessário para cadastrar clientes e atividades em diferentes ferramentas, há economia de tempo, tanto para gestores, como vendedores.

Para vendedores, esse tempo pode ser utilizado para contactar mais clientes ou fazer follow-up em negociações que estão em andamento.

Já para os gestores, o tempo que normalmente seria usado para avaliar as informações vindas de cada uma das ferramentas pode ser otimizado e utilizado para gerir melhor o time comercial.

Maior controle de diversos processos

Feita uma integração com CRM, o processo fica mais unificado e, portanto, mais fácil de ser controlado.

O gestor, dessa forma, monitora com mais facilidade cada etapa do processo, desde a prospecção de leads até o relacionamento com quem já é cliente, sem o risco de deixar algum sistema de fora na hora da análise.

O funil de vendas do Agendor é bastante intuitivo e fácil de usar, dando uma visão geral dos negócios em andamento, além de dispor da funcionalidade “arrasta e solta” para mover as oportunidades de uma etapa para outra:

Mais confiabilidade nas informações coletadas

Por melhor que um profissional seja, ele não deixa de ser humano. Sendo assim, ao replicar informações de um software para outro, há chances maiores de erros e divergências dos dados apresentados.

Esse problema, além de dificultar a análise de informações com maior assertividade, pode prejudicar o dia a dia da equipe comercial, que precisará reservar um tempo para fazer as correções necessárias em cada sistema.

Leia mais: Como usar o CRM do Agendor e alavancar resultados? GUIA COMPLETO!

Conheça as principais integrações do Agendor

Esses são 12 exemplos de integrações com o CRM do Agendor:

  1. WhatsApp;
  2. Proposeful;
  3. RD Station;
  4. Conta Azul;
  5. WebPhone 3C Plus;
  6. SalesDocs;
  7. Google Calendar;
  8. Formulário de contato do seu site;
  9. Trello;
  10. Google Sheets;
  11. Gmail;
  12. Mailchimp.

Saiba mais: Aprendendo a integrar o RD Station com o Agendor

Como o Agendor pode ser integrado aos outros softwares?

O Agendor é um exemplo de CRM que pode ser facilmente integrado a milhares de outros serviços, facilitando a automatização de processos.

Uma das formas mais simples de fazer isso é a partir de serviços de integração, tais como Zapier, Pluga, PieSync e outros.

Alguns softwares aos quais podemos integrar o Agendor incluem:

  • automação de marketing digital;
  • sistemas ERP;
  • gerenciamento de tarefas;
  • atendimento ao cliente;
  • controle financeiro;
  • controle de estoque;
  • gestão de leads;
  • pré-venda;
  • pesquisa e e-commerce;
  • comunicação interna;
  • aplicativos de mensagem;
  • entre outros.

PieSync

Uma ferramenta que pode ser utilizada para integração é o PieSync. Por meio dela, é possível conectar o Agendor a mais de 160 outros softwares.

Ainda, pode-se sincronizar os contatos inseridos no Agendor com outras ferramentas e configurar cenários que sejam úteis para a realidade da empresa e fazer a sincronização.

Um exemplo recorrente de cenário é alinhar a chegada de leads novos com o funil de vendas. Com o PieSync, é fácil configurar o sistema para quando um novo lead for qualificado na ferramenta de marketing, ele ser automaticamente copiado para o Agendor como um novo prospect que o vendedor deve entrar em contato.

O PieSync trabalha com o sistema de regras “Se-isso-então-aquilo”. No caso, você pode criar condicionais específicas para que os contatos sejam sincronizados, de acordo com seu processo comercial.

Por exemplo, “se” uma venda for dada como ganha no Agendor, “então” será copiada para o sistema de contas a receber, viabilizando o controle daquele pagamento.

Em paralelo, há a opção de customizar campos de preenchimento e criar condicionais mais específicas dentro de regras gerais, tudo para maximizar a produtividade do time, uma vez que o processo passa a ser automatizado de uma ponta à outra.

Pluga e Zapier

Além do PieSync, o Agendor pode ser integrado a outros sistemas via Pluga e Zapier. Entenda melhor sobre eles.

Pluga

Plataforma 100% brasileira, o Pluga é uma ferramenta de automação que já realiza mais de 70 integrações com nossa plataforma, especialmente as ferramentas nacionais.

Zapier

Oferece um grande volume de integrações, sendo que o número de aplicativos aos quais ele conecta o Agendor chega a mais de 1.000.

A principal desvantagem do Zapier é que não está integrado a softwares nacionais menores (como é o caso do Pluga).

Nesse caso, o preço é em dólar, o que gera oscilação no valor pago por mês pela ferramenta, o que pode não ser interessante para a gestão.

Ambas as plataformas já vêm com cenários pré-configurados, baseados em situações que são recorrentes no processo de negociação e vendas. Desse modo, a configuração do sistema fica ainda mais simples e rápida.

Para entender melhor como essas integrações funcionam, além do passo a passo para configurá-las, é só conferir o artigo: Agendor CRM: uma das 100 startups para ficar de olho no Brasil, agora com a Pluga!

Ainda com dúvidas de como fazer as integrações? Acesse o canal de ajuda do Agendor, pois ele tem todas as respostas que você precisa: Integrações Agendor.

Você também pode conferir vídeos como este em nosso canal no YouTube:

CRM com integração para WhatsApp

O sistema de CRM do Agendor oferece integração com WhatsApp e é o único a salvar os áudios em seu histórico. E isso traz vantagens valiosas para o vendedor, como maior produtividade, facilidade de acompanhar negócios em tempo real, preenchimento automático de informações sobre o CNPJ, histórico de conversas e muito mais!

Veja as principais vantagens e funcionalidades de implementar um CRM com integração para WhatsApp.

  • Atender clientes e realizar vendas sem precisar sair do WhatsApp.
  • Sincronização instantânea: tudo o que for salvo na extensão para WhatsApp Web será inserido nos dados do CRM rapidamente.
  • Histórico de contatos e negociações em um só lugar, o que agiliza o atendimento e fornece mais informações para utilizar durante a negociação.
  • A integração entre CRM e WhatsApp obedece às regras determinadas pela LGPD.
  • Pode salvar o número de contato diretamente na conta do Agendor e cadastrar o novo cliente.
  • Preenchimento automático de informações da Receita Federal sobre a empresa e o cliente após o cadastro do CNPJ.
  • O Agendor é o único CRM que salva áudios dos clientes em seu histórico de conversas, além, claro, das mensagens enviadas por texto.
  • Lista completa de todos os negócios em andamento com determinado contato.
  • Cadastro de um novo negócio no CRM sem precisar sair da tela do WhatsApp Web, com possibilidade de incluir dados como responsável, etapa do funil e prazo.

E tem mais: integrar o CRM do Agendor ao WhatsApp Web é fácil e rápido. Você só precisa entrar na página do Agendor na Chrome Web Store e instalar a extensão no notebook ou computador.

Continue aprendendo: CRM para WhatsApp: integrando duas potências para atingir melhores resultados (com o Agendor!)

Conheça ainda as maiores vantagens de implementar um CRM brasileiro e integrá-lo às plataformas nacionais e internacionais!

Integrando o Agendor para impulsionar os resultados

A integração com CRM já é uma realidade para muitas empresas e tem tornado processos comerciais mais produtivos e assertivos.

O Agendor pode ser integrado a inúmeras plataformas que tornam a rotina do time de vendas mais ágil, amplia a inteligência comercial e traz mais resultados para sua empresa.

Para entender na prática sobre como o Agendor pode otimizar sua operação comercial, teste grátis nossa plataforma

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