Se você pensa em usar o Instagram para negócios, saiba que essa é uma decisão certa. A rede social tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, sendo mais de 500 milhões ativos todos os dias. Só nos Stories, são mais de 400 milhões de visualizações e 95 milhões de fotos são postadas diariamente.

Além disso, a interação é maior do que em outras redes sociais. Somente no primeiro trimestre de 2020, o total foi 16 vezes maior do que o mesmo período de 2019 e 28% mais alto do que as curtidas, os comentários e os compartilhamentos verificados no Facebook.

Todos esses dados mostram que usar o Instagram para seu negócio é uma boa ideia. Ainda assim, os resultados podem ficar abaixo do esperado, se você não souber usar a rede social da forma mais adequada. É preciso otimizar as ações e atuar de modo profissional. Afinal, há muitos recursos profissionais do Instagram para explorar. Dependendo dos objetivos da sua empresa, pode valer a pena fazer um curso de Instagram para se atualizar nas funcionalidades e boas práticas de Instagram para negósios.

Como alcançar esse patamar? Neste post vamos dar algumas dicas para você colocar essas ideias em prática. Veja!

Tenha um perfil do Instagram Negócios

Para aperfeiçoar os resultados obtidos pelas marcas, o Instagram lançou sua versão para negócios. Ela tem mais funcionalidades e conta com algoritmos que podem: 

  • Medir o engajamento e o alcance dos posts publicados;
  • Promover uma publicação.

Além de ter acesso a esses benefícios, o Instagram para negócios permite associar a sua perfil à fanpage do Facebook. Basta que essa última esteja cadastrada como pública.

Mais do que isso, garanta que as informações do seu perfil estejam otimizadas. É fundamental ter:

  • Nome de usuário adequado e equivalente a outras redes sociais;
  • Descrição auto explicativa, inclusive com o seu link na bio;
  • Foto no perfil, preferencialmente a logomarca para ajudar na identificação dos usuários.

Defina metas para seu negócio

O uso do Instagram deve ser direcionado por objetivos concretos. Eles podem ser variados, a depender do que sua marca mais precisa no momento. Pode ser, por exemplo:

  • Mais vendas;
  • Maior faturamento;
  • Aumento de interações;
  • Mais engajamento.

De qualquer forma, é preciso saber aonde quer chegar para ter uma ideia clara do que postar e quais campanhas criar. A partir disso, é essencial fazer um planejamento para as postagens. Dessa maneira, você deixa as publicações agendadas e evita perder o timing de alguma estratégia interessante.

Crie conteúdos relevantes

Engana-se quem pensa que os conteúdos de negócios no Instagram são simples de serem colocados em prática. Mesmo sendo de uma rede social, eles exigem atenção e boa estruturação.

Aqui, é preciso considerar diferentes variáveis:

  • Frequência e melhores horários de postagens: essa definição deve ser embasada em dados, especialmente aqueles coletados por ferramentas especializadas;
  • Assuntos a serem abordados: sempre devem gerar valor para o público-alvo;
  • Diretrizes de estilo: o que deve ser seguido na linguagem e nos formatos dos posts, como uso de hashtags, emojis e mais;
  • Engajamento: como será feita a interação no Instagram para o seu negócio. Por exemplo, se comentários serão respondidos, se fotos de clientes serão curtidas etc.

Lembre-se de que você deve investir em conteúdos diversificados.

Além de imagens estáticas, invista em vídeos. Afinal, uma pesquisa do E-marketer indica que 78% dos dados móveis consumidos em 2021 serão destinados aos vídeos. Portanto, aposte no IGTV e coloque vídeos no feed, no Stories e na ferramenta de Close Friends.

Aposte no Instagram Ads

Ainda que a estratégia orgânica seja a melhor para conseguir resultados efetivos no longo prazo, é importante combiná-la com os anúncios patrocinados. Eles trazem retorno com mais rapidez e ajudam a fechar mais vendas no curto prazo.

No Instagram Ads, você tem 5 principais opções de anúncios:

  • Em foto;
  • Nos vídeos com até 60 segundos;
  • No Stories;
  • Em formato de carrossel, que permite ver mais de uma foto ou vídeo em apenas um anúncio;
  • De coleção, que favorecem o foco em um produto ou um estilo de vida a partir da integração de vídeos, imagens ou os dois formatos.

Invista no Stories

O Stories é uma ferramenta prática e que pode ser bem utilizada no Instagram para negócios. Ele traz um bom nível de engajamento e permite inserir mais de um formato de conteúdo.

Além disso, dados do próprio Instagram Empresas sinalizam que 96% dos profissionais de marketing dos Estados Unidos querem continuar usando a ferramenta nos próximos 6 meses. Um dos motivos é o fato de um terço dos posts nesse formato mais visualizados ser de empresas. Portanto, fica claro que existe um interesse.

Utilize o Close Friends

Dentro do Stories, existe ainda o Melhores Amigos. Essa ferramenta permite criar uma lista diferenciada de seguidores, que receberão conteúdos exclusivos. Essa é uma forma de estreitar seu relacionamento com eles e gerar ainda mais engajamento.

Mais do que isso, o Close Friends pode virar uma solução para monetização. Basta usar o recurso como uma ferramenta de assinatura e comprovar o valor para seus seguidores. O conteúdo postado depende da sua área de atuação.

Por exemplo, se é no setor de moda, é possível apresentar os bastidores de eventos, mostrar flashes de semanas de moda em primeira mão, oferecer dicas diferentes de looks e mais.

Por sua vez, se sua área de atuação for a de investimentos, vale a pena investir em dicas de fundos com melhor rentabilidade hoje, análises específicas de política e economia, operações de trading e outros conteúdos.

De toda forma, o objetivo do Close Friends é aprofundar mais nas sugestões e oferecer um conteúdo de verdadeiro valor, especialmente se você cobrar assinatura. Ao fazer isso, você tem a chance de otimizar o uso do Instagram Empresas e gerar mais oportunidades de vendas.

Use uma ferramenta de gestão de redes sociais

Com uma plataforma completa de gestão de redes sociais, você otimiza diversas funções e obtém informações sobre seu público-alvo, como:

  • faixa etária;
  • horário de maior acesso do Instagram;
  • conteúdos que geraram mais engajamento.

As melhores ferramentas ainda permitem agendar publicações, otimizar a descrição e o link da bio, facilitar a captura de leads e gerar respostas automáticas. Todos os dados são reunidos em relatórios que permitem entender onde sua estratégia traz resultados efetivos e o que pode ser melhorado.

Perceba que a otimização do uso da rede social passa por criar uma estratégia bem fortalecida e uma plataforma completa, com recursos úteis para gerenciar seu Instagram para negócios. Se escolher a ferramenta certa, pode até trabalhar melhor com o Close Friends e facilitar sua monetização.

E você, quer conhecer uma ferramenta de gestão de redes sociais completa? Acesse o site e conheça o Bume. Veja quais recursos são oferecidos e como sua empresa pode alcançar melhores resultados.

Este artigo foi escrito pela Bume, uma plataforma de gestão, marketing e vendas nas redes sociais. A empresa ajuda desde pequenos a grandes negócios, autônomos e influenciadores a monetizarem seus conteúdos e a impulsionar resultados.