Você costuma fazer uso de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acompanhar as vendas do seu modelo de negócio?

Se não, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de entender melhor os resultados dos seus esforços e promover as melhorias estratégicas necessárias para aprimorar vendas de maneira mais assertiva.

Mas pode ficar tranquilo, vamos ajudar! Elaboramos aqui um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre indicadores de vendas.

Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas sobre esse tema tão amplo. Nas próximas linhas, você vai conferir dicas como estas:

  • O que são indicadores-chave de desempenho (KPI) de vendas?
  • Qual a importância de implementar e acompanhar os KPIs de vendas?
  • Quais são os principais indicadores de resultados de vendas?
  • Como avaliar o desempenho de um vendedor?
  • Como usar o CRM para medir KPIs de vendas?

Como apurar, armazenar e compartilhar seus indicadores de vendas? O painel de vendas do Agendor tem tudo que você precisa:

Leia mais: 8 indicadores de vendas que todo profissional deveria usar

O que são indicadores-chave de desempenho (KPIs) de vendas?

Os indicadores-chave de desempenho, ou simplesmente KPIs (Key Performance Indicators) são ferramentas utilizadas para mensurar quantitativamente o resultado dos esforços individuais e coletivos em direção a alguma meta previamente estabelecida.

No caso dos indicadores de vendas, tratam-se de métricas que colocam em número o desempenho do time comercial.

Leia também: 9 métricas de vendas que você deve mensurar para medir seu desempenho

Qual a importância de implementar e acompanhar os KPIs de vendas?

Os KPIs de vendas são instrumentos importantes para manter o desempenho comercial da empresa sob controle.

Por meio dessas métricas, é possível entender de forma mais clara que estratégias têm dado certo e o que pode ser melhorado.

Os KPIs mostram se o time de vendas está trilhando o caminho certo rumo aos objetivos pré-estabelecidos e se há necessidade de fazer ajustes no percurso para potencializar os resultados.

Confira em nosso blog: Gestão por indicadores: o que é, quais são seus benefícios e 6 dicas de como implementar na sua empresa

Quais são os principais indicadores de resultados de vendas?

Existem vários indicadores que você pode utilizar para acompanhar o desempenho do seu time de vendas. Os principais são:

  • Total de lead gerados por mês;
  • Taxa de conversão;
  • Tempo médio do ciclo de vendas;
  • Tempo médio de resposta ao lead (lead time);
  • Tempo de rampeamento de vendedores
  • Total de propostas enviadas;
  • Ticket médio;
  • Customer Lifetime Value;
  • Receita Recorrente Mensal.

Veja um pouco mais sobre indicadores de performance de vendedores neste infográfico:

indicadores de performance para vendedores

Veja mais: 10 indicadores de desempenho em vendas essenciais para a tomada de decisão

Como avaliar o desempenho de um vendedor?

Avaliar o desempenho dos vendedores é uma prática essencial para que se possa identificar os pontos fortes e também as limitações de cada integrante do seu time de vendas.

Com base nessas avaliações, é possível fornecer feedbacks valiosos para os vendedores, o que ajuda a motivá-los e a deixá-los mais engajados com as metas e objetivos propostos.

Existem 4 principais formas de avaliar o desempenho de um vendedor. São elas:

1 – Avaliação por competências

Nesse tipo de avaliação, o foco está nas competências apresentadas pelos vendedores; ou seja, suas habilidades, conhecimentos técnicos e comportamentos na rotina de vendas.

2 – Avaliação por resultados

Aqui, busca-se avaliar o desempenho dos vendedores com base em aspectos quantitativos. Para isso, costuma-se recorrer aos indicadores-chave de desempenho.

3 – Avaliação 360 graus

Na avaliação 360 graus, todas as pessoas que trabalham com o vendedor avaliado são convidadas a participar. Líderes diretos, colegas, liderados, clientes e fornecedores respondem a um questionário para avaliar o desempenho do vendedor sob suas perspectivas.

4 – Autoavaliação

Por fim, na autoavaliação é o próprio vendedor que avalia o seu próprio desempenho. É preciso que ele seja honesto e sincero ao avaliar a sua performance no trabalho, sendo capaz de fazer uma autocrítica verdadeira.

Veja mais: Busque a melhoria contínua: 4 métodos de avaliação de desempenho de vendas para usar na sua empresa

Como usar o CRM para medir KPIs de vendas?

Uma boa plataforma de CRM (Customer Relationship Management) pode ser muito útil para medir e acompanhar os indicadores de desempenho do seu time de vendas.

Com esse tipo de software especializado, você consegue fazer a coleta e a análise aprofundada das métricas comerciais mais importantes. Dessa forma, fica mais fácil avaliar a performance tanto individual como coletiva do time de vendas.

Um sistema de CRM ainda é capaz de gerar gráficos e relatórios bem detalhados para que você consiga visualizar com mais clareza as informações fornecidas pelos indicadores de vendas.

Além disso, toda a gestão de desempenho fica centralizada em um único lugar. E mais: os dados são atualizados em tempo real.

Saiba mais: CRM e KPI: como uma solução de CRM pode ajudar no monitoramento e análise dos indicadores de vendas

Vale conferir também estes KPIs de vendas internas:

5 kpis de inside sales

Bom, agora que você já conhece um pouco mais sobre indicadores de vendas, que tal implementar os KPIs na sua empresa?

Uma dica importante ao usar KPIs de vendas é mantê-los em sintonia com os objetivos estratégicos do seu negócio. Baixe nosso e-book gratuito e veja como fazer isso na prática: Como definir e alinhar metas de vendas com o planejamento estratégico da empresa