A importância do plano de negócios ao montar um novo empreendimento é enorme. Afinal, planejar é estudar o presente, trazer as lições do passado e traçar ações e metas para o futuro. É, isso não é fácil não!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Um plano de negócios é um registro dos objetivos da empresa e do passo a passo de como eles serão atingidos. Esse documento orienta as ações e, por isso, reduz os erros. 
  • Um dos pontos essenciais para montar um plano de negócios é definir uma vantagem competitiva. Ou seja, aplicar uma estratégia de diferenciação, fazendo com que a empresa se torne única aos olhos dos clientes. 
  • Também é importante ter um posicionamento, montar uma proposta de valor, definir a cultura, missão e valores e estruturar os processos.
  • Uma parte crucial de um bom plano de negócios é estabelecer o processo de vendas. Aprenda como elaborar e implementar um do zero neste audiobook gratuito!

Além do mais, sem um bom planejamento, é quase impossível alcançar os objetivos. Por isso, essa é uma tarefa que não pode ser deixada para depois. E para ajudar você no planejamento do seu negócio, preparamos o artigo a seguir. 

Nele, apresentamos a importância de um plano de negócios e os elementos de análise que auxiliam a encontrar o melhor caminho para sua empresa seguir. Fique atento e veja como colocar essa estratégia em prática!

O que é plano de negócios e qual sua importância? 

Um plano de negócios é um documento com os objetivos que uma empresa deseja atingir. Fora isso, ele registra quais os passos necessários para alcançá-los e ainda o prazo para que tudo seja feito. Em outras palavras, seu plano de negócios mostra o rumo a seguir. 

A importância do plano de negócios surge porque ele orienta todas as ações futuras, desde as ideias de investimento, passando pelo uso dos recursos e chegando até mesmo à interação com os clientes. 

Ou seja, esse documento ajuda a manter os “pés no chão”, reduzindo os erros que podem levar a prejuízos. Evidentemente, essa é uma tarefa complexa, por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar bastante nesta jornada. 

Como montar um planejamento de negócios? 

Agora que você sabe o que é um plano de negócios e qual sua importância, confira a seguir 5 dicas de como elaborar um que seja a cara da sua empresa!

1. Tenha uma vantagem competitiva  

O que você faz melhor que os outros? A resposta para isso é a sua vantagem competitiva. Para ficar mais claro, saiba que esse elemento precisa atender a 4 critérios, com as iniciais formando o acrônimo VRIO. São eles: 

  • valiosa: a vantagem deve gerar valor à percepção que seu cliente tem de seu produto ou serviço;
  • rara: não adianta saber fazer algo valioso para o cliente se todo mundo já faz isso. Por exemplo: postos de gasolina que só vendem combustível e não oferecem serviços extras (e mesmo estes têm um monte por aí!); 
  • inimitável (ou difícil de imitar): ok, você domina como fazer algo valioso e tem poucos concorrentes. Mas e se todo mundo te copiar rapidamente? (um exemplo disso foram as Paletas Mexicanas e as casas de bolo caseiro: apesar de terem valor para o cliente, logo foram imitados);
  • organizável: sua empresa pode usar isso de verdade e produzir em escala? Pense naqueles “inventores malucos” que bolam engenhocas superinteressantes, mas impossíveis de produzir pelo preço certo.

Seguindo esse esquema, você consegue criar uma vantagem competitiva única e viável!

2. Conheça seu mercado alvo e posicionamento 

É fundamental conhecer bem o mercado alvo e o posicionamento do seu negócio nele. 

Normalmente as empresas devem optar por dois tipos de posicionamento: ou elas são líderes em custos, e por isso podem produzir mais barato (e vender mais em conta), ou elas podem se diferenciar, isto é, oferecer aos clientes um benefício superior, diferenciado-se dos concorrentes. 

Partindo disso, é possível definir o público-alvo, tanto em função da renda, como outras características, tais como sexo, idade etc.

É mais fácil de entender com um exemplo: o Habib’s é claramente posicionado como líder em custos e seu público-alvo terá um menor valor aquisitivo. Já o Outback tem uma proposta de diferenciação e qualidade, com um público-alvo mais abonado.

3. Tenha uma proposta de valor

A proposta de valor deve estar sintonia com o posicionamento da marca. Até porque ela é o problema que você está resolvendo para seu cliente. 

No exemplo citado acima, podemos dizer que a proposta de valor do Habib’s é oferecer uma refeição de preço acessível e que você pode fazer rapidamente. 

Aqui, a proposta de valor tem a ver com preço e praticidade. Já a proposta de valor do Outback é totalmente diferente: uma comida muito gostosa em um ambiente superbacana, para curtir com os amigos e a família.

4. Estabeleça a cultura, missão e valores

A cultura de sua empresa ajuda os funcionários a cumprirem as tarefas sem fugir do posicionamento e da proposta de valor. 

As culturas do Habib´s e do Outback provavelmente são diferentes. Uma delas é mais focada nos custos, a outra na qualidade, mas é claro que as duas empresas se preocupam com essas duas questões, mas com diferentes enfoques.

Missão é a razão de ser de sua empresa e deve ajudar seu time a tomar decisões. Os valores são atitudes das quais sua empresa não abre mão (exemplos: honestidade, qualidade, respeito ao meio ambiente, cliente em primeiro lugar etc.).

>>>> Para ver mais detalhes sobre isso, confira este artigo do nosso blog: GUIA — planejamento estratégico, missão, visão e valores.

5. Monte uma estrutura de processos

Essa é uma parte muito técnica e, muitas vezes, sua vantagem competitiva está focada aqui. A vantagem competitiva não é apenas um produto ou serviço superior, mas muitas vezes é algo que só você sabe fazer direito. 

Por exemplo: como será que o Outback organiza seus processos para tudo ficar tão gostoso e bem servido? E como será que o Habib´s faz para conseguir vender tão barato? 

Por isso, é preciso definir não apenas o que é feito, mas como as ações são realizadas. Isso é, montar um passo a passo.  

No mais, lembre-se de sempre fazer a gestão da sua equipe de vendas, para garantir que todos do time sigam os procedimentos corretos!

Como você viu, a importância do plano de negócios está em saber coordenar estes 5 elementos de uma forma que gerem a tão desejada vantagem competitiva sustentável.

Um exemplo de vantagem competitiva sustentável (usado pela Apple, entre outras empresas) é o design. Veja mais sobre este assunto: como melhorar a competitividade empresarial usando o design!