Uma das principais barreiras que dificultam a implementação de CRM nas empresas encontra-se, justamente, nas etapas iniciais de uso.

Não é incomum que os colaboradores reajam com certa estranheza perante a novidade e, por isso, se mostrem resistentes a aderir ao sistema de CRM.

Mas, então, como implantar o CRM na empresa de forma efetiva? O treinamento é, sem dúvida, um dos primeiros passos a serem dados.

Além de convencer os colaboradores sobre os benefícios da ferramenta de CRM, é preciso também desenvolver e conduzir um programa de treinamento para que todos possam se familiarizar com as funcionalidades da solução adquirida e fazer o bom uso dela no dia a dia.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas fundamentais para treinar o time de vendas e, assim, facilitar a adesão deles ao sistema de CRM:

  1. Estabeleça um cronograma para o treinamento;
  2. Escolha o formato ideal para o treinamento;
  3. Prepare um material de apoio bastante completo;
  4. Esclareça o impacto da solução de CRM na rotina dos colaboradores;
  5. Crie um programa de incentivo;
  6. Acompanhe o desempenho dos colaboradores.

Leia mais: 5 tipos de treinamentos para vendas e 3 dicas essenciais de como implementá-los

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6 dicas de como conduzir treinamentos para implementação de CRM na sua empresa

O principal desafio para as empresas que desejam implementar uma solução de Customer Relationship Management é conseguir persuadir os colaboradores de que essa ferramenta veio para somar e para ajudá-los a conquistar melhores resultados.

Considerado crucial para o sucesso da implementação de CRM, o treinamento sobre o uso dessa ferramenta vai determinar o impacto no dia a dia do time de vendas.

Tendo isso em vista, confira a seguir 6 dicas essenciais de como conduzir e desenvolver um treinamento de CRM para os colaboradores da sua empresa.

1 – Estabeleça um cronograma para o treinamento

Nesta primeira dica, procure estabelecer um cronograma para seu treinamento de CRM. É importante que você defina as datas em que cada uma das etapas do treinamento deverá ocorrer e o tempo dedicado a elas.

Para isso, leve em consideração:

  • a quantidade de colaboradores a serem treinados;
  • o nível de familiaridade deles em relação a tecnologias de automação;
  •  o tempo que eles podem dedicar ao treinamento sem comprometer suas atividades diárias.

2 – Escolha o formato ideal para o treinamento

Também é necessário que você defina o formato ideal para do treinamento de CRM. Você deve levar em consideração a disponibilidade dos colaboradores para as aulas e o investimento que a empresa está disposta a fazer.

É possível, por exemplo, que o treinamento seja online, presencial ou misto. Ou que seja mais teórico ou mão na massa. 

Você pode até usar filmes em seu treinamento, veja alguns exemplos:

3 – Prepare um material de apoio bastante completo

Não há como implantar o CRM na empresa por meio de um treinamento que não conte com um bom material de apoio para os colaboradores consultarem quando necessário.

Crie, por exemplo, uma apostila com o conteúdo do treinamento organizado em capítulos. Esse material precisa conter detalhes sobre o que é CRM, para que serve, benefícios, funcionalidades e recursos disponíveis, cases de sucesso com uso dessa ferramenta e sobre os aspectos técnicos do software.

Para ajudar, o Agendor tem diversas apresentações de slides prontas para você usar em treinamentos, neste link no Slideshare: Slideshare Agendor.

Você pode baixar e usar como quiser para capacitar sua equipe de colaboradores. 

Confiara um deles:

4 – Esclareça o impacto da solução de CRM na rotina dos colaboradores

O treinamento precisa abordar também as mudanças e o impacto que a solução de CRM contratada terá sobre a rotina de trabalho do time de vendas. 

Busque ser o mais transparente e honesto possível na hora de esclarecer como as coisas serão daqui pra frente com o uso do CRM.

Assim, os vendedores podem se preparar para o processo natural de adaptação, passando por ele com menos desafios.

5 – Crie um programa de incentivo

O treinamento para implementação de CRM também precisa uma fase dedicada à parte prática. Nesse sentido, um programa de incentivo pode favorecer a adoção dessa ferramenta pelos colaboradores.

A intenção é premiar o time de vendas por cada conquista feita pelo CRM, como conclusão de um ciclo comercial, negociações realizadas completamente na plataforma de CRM, leads cadastrados no CRM etc.

Então, você pode, por exemplo, iniciar o programa de treinamento com uma sequência de sessões introdutórias, seguir com uma campanha de incentivo durante o primeiro mês de utilização e voltar para a sala de capacitação para encerrar o ciclo, focando em aprendizados e desafios encontrados.

Leia também: Diferentes prêmios de incentivo para cada perfil da equipe de vendas

6 – Acompanhe o desempenho dos colaboradores

Não há como implantar o CRM na empresa sem acompanhar o desempenho dos vendedores no que se refere à absorção do conteúdo ensinado no treinamento e ao uso prático da plataforma.

Portanto, realize testes com os participantes do treinamento de CRM e observe como a ferramenta tem sido incorporada por eles no dia a dia.

Acompanhar resultados de vendas antes e depois do treinamento também é uma forma de mostrar como o CRM ajuda a equipe a atingir seus objetivos. E, para isso, o próprio CRM vai te ajudar muito.

Veja como o Agendor faz isso para você, de forma ágil, prática e intuitiva:

Essas foram as nossas 6 dicas de como conduzir um treinamento para implementação de CRM.

Interessado em uma série de vídeos de treinamento sobre a CRM, gratuitos, que você pode usar para capacitar sua equipe? É só acessar este link: Websérie do Agendor: Relacionamento com clientes – como um App de Vendas pode ajudar

Aproveite e já assista ao primeiro treinamento em vídeo desta websérie:

Coloque em prática essas recomendações para que seu time de vendas possa aderir efetivamente a essa ferramenta.