Para que uma empresa consiga se destacar no mercado e transformar cada vez mais oportunidades em negócio, é importante se dedicar à gestão de relacionamento com o cliente.

Já não é mais suficiente disponibilizar produtos e serviços de qualidade. Além disso, é preciso também ser capaz de conhecer a fundo cada cliente e desenvolver um relacionamento sólido e duradouro. Assim, a empresa identifica seus verdadeiros desejos e necessidades e pode superar suas expectativas, ao oferecer exatamente aquilo que os clientes mais precisam.

Nesse sentido, a implementação de CRM pode ser bastante útil. Com esse tipo de ferramenta é possível coletar, armazenar e analisar dados e informações relevantes sobre prospects, leads e clientes, colocando-os no centro de suas estratégias de negócio.

Para saber como implantar o CRM na empresa, é necessário prestar atenção em alguns fatores importantes, analisar com cuidado as funcionalidades que a ferramenta oferece. E sobre isso que vamos falar nas próximas linhas.

Continue a leitura e conheça alguns dos pontos principais que você deve levar em consideração na hora de escolher a ferramenta de CRM ideal para a sua empresa:

  1. Acesso remoto;
  2. Geolocalização;
  3. Categorização dos motivos de perda de clientes;
  4. Envio de lembretes automáticos;
  5. Ferramenta intuitiva e fácil de usar;
  6. Assistência para implantação;
  7. Suporte técnico;
  8. Moeda em que a solução é comercializada;
  9. Indicadores de desempenho;
  10. API aberta para integrações.

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Leia também: Qual o melhor CRM do mercado para sua equipe?

Implementação de CRM: aspectos a considerar em uma ferramenta de Customer Relationship Management

Não há como implantar o CRM na empresa de maneira eficaz sem antes avaliar alguns critérios fundamentais. Tratam-se de aspectos e funcionalidades essencialmente importantes para que essa ferramenta seja, de fato, uma grande aliada do seu modelo de negócio.

Afinal, não adianta contratar um sistema de CRM se, por exemplo, ele for muito complicado de operar, possuir uma interface confusa e for incapaz de fornecer informações realmente relevantes para o negócio.

Para te ajudar, elaboramos aqui um checklist para implementação de CRM com as principais características que esse tipo de solução precisa apresentar.

1 – Acesso remoto

Dentre os principais recursos que um CRM precisa oferecer, não podemos deixar de citar o acesso remoto. 

Essa funcionalidade é muito útil principalmente para a equipe de vendas externas, pois os vendedores conseguem acessar informações que precisam onde quer que eles estejam e com a ferramenta mais fácil e acessível – o celular!

Um app de CRM no celular é a última palavra em acessibilidade remota, confira:

2 – Geolocalização

Outro recurso a ser considerado é geolocalização. O sistema que mostra qual rota é a melhor a se fazer para que o vendedor possa realizar várias reuniões de vendas em um único dia, otimizando seus caminhos.

Esse é um recurso muito importante para a produtividade e também para a organização do time de vendas. 

No Agendor, essa função está integrada ao app no seu celular, veja:

agendor-crm-mapa

3 – Categorização dos motivos de perda de clientes

O CRM escolhido também precisa ser capaz de permitir que seja feita a categorização dos motivos que levaram a perda de clientes. 

Dessa forma, olhando para relatórios, evita-se repeti-los em futuras oportunidades de negócio. Afinal, só analisando o que não deu certo é que poderemos melhorar processos e argumentações, com o objetivo de tornar o funil de vendas cada vez mais eficiente.

Entenda melhor:

4 – Envio de lembretes automáticos

Também é importante considerar durante a implementação de CRM se a plataforma faz o envio automático de lembretes sobre quais são os próximos passos e as tarefas que o vendedor deve realizar, como o follow-up e o agendamento de visitas.

Um recurso importante tanto para quem atua com vendas internas (e precisa organizar o fluxo diário de atividades), quanto para quem realiza vendas externas (e não pode esquecer de fazer os follow-ups nos intervalos das reuniões). 

Agora, ninguém vai perder compromissos, veja como isso funciona no Agendor:

5 – Ferramenta intuitiva e fácil de usar

Como implantar o CRM na empresa se ele for complicado e difícil de usar? A plataforma escolhida precisa ser fácil de usar e intuitiva, pois isso favorece a adesão dos colaboradores.

Se essa interface de seu sistema de vendas for de fácil operação, tanto os gestores como vendedores trabalharão com muito mais facilidade e agilidade, garantindo os melhores resultados.

Da mesma forma, eles acompanharão as metas individuais e coletivas para ter um cenário mais completo dos resultados da empresa e do departamento, o que contribui muito para o senso de pertencimento e a motivação. 

Dê uma olhada neste vídeo e entenda como o Agendor é fácil de operar:

6 – Assistência para implantação

Verifique se o sistema de CRM oferece assistência para implantação. Existem soluções que contam com um assistente virtual inteligente que ajuda o usuário a fazer o melhor uso da plataforma.

E por que isso é tão importante? É a melhor maneira de garantir que sejam utilizadas ao máximo todas as funcionalidades e que nenhum recurso deixe de ser aproveitado para ajudar a alavancar as vendas e melhorar o relacionamento com o cliente. 

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7 – Suporte técnico

Também é importante que você escolha uma plataforma com uma boa estrutura de suporte técnico, a qual precisa estar sempre disponível em diferentes canais para esclarecer suas dúvidas e, de preferência, no mesmo idioma que o seu time.

No Agendor o suporte técnico funciona de segunda a sexta das 9:00 às 18:00 via chat; ou por e-mail, que são respondidos em até 24 horas.   

8 – Moeda em que a solução é comercializada

Dê preferência a uma solução de CRM que seja comercializada em real. Isso porque se ela aceita apenas pagamentos em dólar ou em qualquer outra moeda estrangeira, você pode acabar sendo onerado pela variação cambial. 

Além disso, fica mais complexo fazer qualquer projeção financeira considerando valores que podem oscilar a cada mês. 

Está pagando caro por uma ferramenta de CRM em dólar? Conheça os planos do Agendor, tem até um Plano Gratuito!

9 – Indicadores de desempenho

A ferramenta de CRM deve oferecer indicadores para acompanhar o desempenho das estratégias e ser capaz de gerar relatórios completos automaticamente.

E isso tem que ser fácil de alimentar, assim como de consultar, por meio de gráficos que ajudam a entender tudo que está acontecendo.

Inclusive, verifique qual é o nível de detalhamento das informações do funil de vendas da empresa e de cada vendedor, o que irá ajudar a identificar gargalos de treinamento individual, por exemplo. 

Veja como sua vida pode melhorar com um bom CRM:

10 – API aberta para integrações

É interessante também que a plataforma de CRM possua API aberta para que você possa realizar integrações com outras ferramentas que a sua empresa já utiliza no dia a dia, como software de ERP e de notas fiscais.

Saiba mais: Elimine trabalho manual integrando o Agendor 

Além disso, o app do Agendor já é integrado à plataforma Agendor, veja como é fácil e traz resultados:

Quer algumas dicas de quais sistemas de CRM analisar para encontrar o melhor para sua empresa? Então, visite este site que faz análise de softwares e preste bastante atenção nas notas alcançadas pelos CRMs dessa lista!

B2B stack Melhores softwares para CRM de vendas

agendor-b2bstack-crm-lider

Bom, essas foram algumas das principais funcionalidades que devem ser observadas durante a implementação de CRM.

Fique atento e escolha a ferramenta de Customer Relationship Management ideal para o seu negócio.

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