O atendimento ao cliente é uma das áreas mais estratégicas de empresas de todos os portes e setores, sendo, inclusive, o responsável por um negócio perder clientes ou fidelizá-los. Mas isso você já sabe! É por isso que está em busca da implantação de melhorias no atendimento ao cliente, correto?

Principais aprendizados deste artigo:

  • Sem uma gestão eficaz de prioridades, prazos e profissionais, os tickets tendem a ficar perdidos dentro da organização, prejudicando a satisfação dos clientes
  • Um fluxograma de atendimento descreve todas as etapas e processos que a equipe da área deve seguir para oferecer um melhor atendimento ao cliente.
  • O atendimento omnichannel é uma solução moderna que atende às demandas atuais de clientes e empresas e oferece uma experiência única e de qualidade. 
  • Aplicar melhorias no atendimento ao cliente é essencial porque este processo é um dos responsáveis por fidelizar clientes. Saiba tudo sobre fidelização em: O passo a passo da fidelização

Neste artigo, nosso objetivo é te ajudar a definir quais melhorias você pode adotar para otimizar o seu setor e alcançar melhores resultados. Então, continue acompanhando e anote os principais insights para a sua gestão!

Implantação de melhorias no atendimento ao cliente: 7 dicas estratégicas

1. Gestão eficiente de chamados

Criar um sistema eficiente que receba, organize e distribua os chamados dos clientes é uma etapa fundamental para quem deseja melhorar os resultados com o atendimento, oferecendo uma melhor experiência ao cliente

Sem uma gestão eficaz de prioridades, prazos e profissionais, os tickets tendem a ficar perdidos dentro da organização, ampliando a insatisfação dos clientes. 

Por isso, crie e organize processos para o atendimento das demandas dos clientes.

Lembre-se de considerar também os processos de atendimento proativo, quando a empresa inicia o contato com o cliente. 

Geralmente, a isso damos o nome de assessoria de customer success. Organize quando, quem, onde e como os contatos serão realizados e respondidos. 

2. Crie um fluxograma de atendimento

Uma ferramenta indispensável para a implantação de melhorias no atendimento ao cliente relacionadas ao tópico 1, é a criação de um fluxograma de processos de atendimento

Ele descreve todas as etapas e processos que a equipe da área deve seguir para oferecer um melhor atendimento ao cliente, independentemente de qual seja a demanda. 

O fluxograma de processos é visual e sua criação possui objetivos claros para facilitar a gestão do setor e das atividades que devem ser executadas em cada momento. Além disso, por meio da implementação dessa melhoria é possível:

  • melhorar a comunicação interna entre profissionais da equipe;
  • oferecer melhores respostas aos chamados dos clientes;
  • diminuir o tempo de espera;
  • ampliar a produtividade da equipe;
  • organizar todas as atividades da área. 
Fonte: Mindminers

Se você não sabe nem por onde começar a construir um fluxograma de processos, indicamos que conheça e faça o download deste modelo. Ele irá te ajudar a construir a opção ideal para a sua empresa.

3. Base de conhecimento atualizada e acessível

Para atender rapidamente às dúvidas, problemas e necessidades de seus clientes, bem como corrigir erros e falhas, poucas coisas são tão eficientes como uma base de conhecimento atualizada.  

É muito comum que as dúvidas e problemas se repitam entre os diferentes clientes da empresa. Ao invés de, a cada contato, o profissional precisar pesquisar qual é a melhor solução para a mesma dúvida que já foi solucionada, que tal criar um banco de dados compartilhado? 

Ele deve reunir as informações de apoio para a sua equipe e ainda permitir a atualização a cada novidade. 

Por meio da implantação dessa melhoria no atendimento ao cliente, sua equipe tende a diminuir o tempo de espera do consumidor, ampliando sua satisfação. 

4. Implemente um setor de customer success

Citamos rapidamente o customer success acima, mas essa área merece destaque entre as opções de implantação de melhorias no atendimento ao cliente. 

Por meio de uma estrutura que se preocupa com o sucesso do cliente, sua empresa deixa de ser apenas um fornecedor e passa a ser uma parte ainda mais estratégica para o negócio dele

A ideia geral por trás de um setor de customer success é auxiliar os clientes, individualmente, a tirarem o melhor da sua solução

De maneira geral, o profissional da sua empresa presta consultoria, cria planejamentos e oferece suporte para o sucesso da empresa do seu cliente, ativamente. 

O vídeo abaixo explica detalhadamente o que é customer success e por que ele é tão relevante para o mercado atual. 

5. Implemente o atendimento omnichannel

Estar onde o cliente está, quando ele mais precisa, oferecendo uma experiência única e de qualidade. 

O atendimento omnichannel é uma solução moderna que atende às demandas atuais de clientes e empresas. 

O consumidor enxerga a sua empresa como um organismo único. Por isso, ele quer ter acesso a mesma experiência, seja nas redes sociais, no chat, no telefone ou no atendimento via WhatsApp.

A implantação de melhorias no atendimento ao cliente, por meio do omnichannel, também torna o atendimento mais rápido e eficaz. 

Leia mais sobre o assunto e descubra como implementar essa melhoria no artigo “o que é omnichannel, como utilizá-lo e qual a sua importância”. 

6. Acompanhe os principais indicadores de atendimento

Para a implantação de melhorias no atendimento ao cliente, um passo é indispensável: o acompanhamento dos indicadores

É impossível pensar em melhorar um processo se você não sabe quais resultados ele apresenta atualmente e qual é a evolução alcançada. 

Por meio do acompanhamento dos indicadores de atendimento, sua equipe poderá identificar quais as principais falhas, quais gargalos devem ser eliminados e que processos precisam ser revistos

Além dos KPIs, as pesquisas de satisfação também são uma importante e valiosa fonte de informação, que não pode ser ignorada. 

Por isso, inclua em seu fluxograma de processos: 

  • O acompanhamento dos KPIs de atendimento;
  • A aplicação de pesquisas de satisfação.

7. Adote ferramentas de apoio ao atendimento

Como realizar a  implantação de melhorias no atendimento ao cliente de maneira eficaz, sem paralisar o seu setor, tornando ele ainda mais eficiente e produtivo?

Por meio da adoção de ferramentas especializadas, como um CRM, e um sistema de Help Desk e Service Desk, por exemplo.

As ferramentas podem ser grandes aliados na melhoria do atendimento ao cliente promovendo:

  • Melhor visão dos processos estabelecidos;
  • Histórico de ações gerando insights valiosos para melhorias constantes;
  • Gerenciamento transparente da equipe
  • Acesso rápido a dados e informações da área
  • Diminuição de erros 
  • e mais!

E aí, está pronto para iniciar a implantação de melhorias na sua área de atendimento ao cliente? 

Se você gostou deste artigo e quer se aprofundar nas melhores práticas de atendimento ao cliente, não deixe de conferir o eBook gratuito: Como organizar atendimento ao cliente: 5 materiais TOP

Esse artigo foi escrito pela Movidesk, um software com soluções de Help Desk e Service Desk. Com a plataforma, sua empresa tem acesso a métricas de atendimento que fornecem uma visão geral e específica do departamento e da satisfação dos clientes.