Se você chegou até este artigo, provavelmente precisa acompanhar e abastecer as informações de seu funil de vendas no Excel de uma forma mais eficaz, que permita gerar relatórios em poucos minutos e tomar decisões com base em dados.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Para fazer um funil de vendas no Excel, é preciso definir as etapas do processo comercial da sua empresa, criar uma planilha para inserir os dados mais relevantes em cada estágio e atualizar as informações regularmente. Depois, basta usar o recurso “funil” para criar seu gráfico visual.
  • Porém, para montar e gerenciar seu funil de vendas, o Excel é uma ferramenta obsoleta, que, apesar de ser gratuita, não oferece resultados expressivos ao gestor e aos vendedores.
  • A melhor forma de criar e gerenciar variados funis de vendas é por meio do sistema de CRM, que é uma ferramenta armazenada na nuvem, com aplicativo para celular, que realiza a completa gestão do relacionamento com o cliente de modo automatizado, prático e simples.
  • Os maiores benefícios de investir em um CRM para estruturar e acompanhar de perto seu processo comercial são: preenchimento de dados simplificado, acesso a qualquer hora e lugar, segurança dos dados, gestão de métricas e relatórios, visão completa do funil de vendas e custo acessível com excelente ROI.
  • Para continuar aprendendo, baixe grátis nosso e-book “O que é funil de vendas: entenda na prática” e faça uma demonstração do CRM do Agendor agora mesmo!

Ter uma boa gestão do funil comercial é essencial para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação.

Da mesma forma, o Excel tem sido há anos uma ferramenta bastante popular entre os gestores da área comercial para este fim.

Porém, já adiantamos: nem por isso este software continua sendo o melhor recurso para quem busca segurança da informação, produtividade e assertividade. Neste artigo, vamos explicar o porquê e oferecer soluções mais modernas e confiáveis. Confira!

Como fazer um funil de vendas no Excel?

O primeiro passo para fazer um funil de vendas no Excel é analisar o processo comercial da sua empresa e definir as etapas. Elas podem incluir pré-vendas, prospecção, qualificação, envio de proposta, negociação, fechamento e até pós-vendas.

Depois, é necessário criar uma planilha na ferramenta e nomear corretamente cada coluna de acordo com a etapa.

Para que funcione, é crucial preencher adequada e regularmente a planilha com os dados de cada oportunidade de negócio. Eles podem ser, por exemplo, nome da empresa, nome do contato, e-mail, celular/WhatsApp, valor da venda, origem, data do primeiro contato e, ainda, espaço para insights sobre o cliente.

É possível aplicar fórmulas do Excel para calcular indicadores e métricas, como taxa de conversão, taxa de churn, duração média de cada etapa e valor total das vendas em cada estágio do funil.

E como criar o gráfico do funil de vendas no Excel?

Existe uma ferramenta de funil de vendas no Excel, que pode ser usada para várias finalidades. 

Veja como criar o gráfico dentro do Excel no sistema Windows:

  • monte a planilha com uma coluna para as etapas do funil e outra com os valores finais atualizados;
  • selecione os dados inseridos nas duas colunas;
  • no Excel, clique em Inserir > Inserir Cascata, Funil, Estoque, Superfície ou Radar > Funil.

Veja abaixo um exemplo de como fazer um funil de vendas no Excel.

funil de vendas excel

Fonte: Microsoft

Exemplo de funil de vendas no Excel

Está curioso para conhecer o resultado final? Antes, destacamos que o funil do Excel atende inicialmente uma empresa com poucos clientes e ciclo de vendas mais longo, afinal, é fundamental manter todos os dados atualizados diariamente para ter uma visão realista do negócio. E essa atualização deve ser feita manualmente.

Outro ponto a ressaltar sobre o funil de vendas no Excel é que você tem várias opções para criá-lo, mostrando os valores em todas as etapas do processo comercial. A seguir, confira um exemplo mais básico para entender melhor.

funil de vendas excel

Fonte: Microsoft

Por que criar o funil de vendas no Excel se tornou ultrapassado?

Se o Excel, por muitos anos, foi uma boa ferramenta para criar um funil de vendas e monitorá-lo, é preciso explicar o porquê ele se tornou ultrapassado.

Em primeiro lugar, ele não é uma ferramenta de vendas. O Excel foi desenvolvido e tem sido aprimorado desde seu lançamento com a finalidade de apoiar a realização de funções matemáticas.

Ou seja, pode até ser bastante útil para a gestão de vendas, mas não como um sistema mais adequado para isso.

Além do mais, com o avanço da tecnologia móvel e conectividade, torna-se cada vez menos produtivo e seguro abastecer todas as informações relativas à atividade comercial em uma ferramenta que não se adapta bem ao uso no celular e oferece risco de perda ou roubo de informações.

Funil de vendas grátis: as melhores opções para quem procura um

É claro, não podemos deixar de reconhecer um grande benefício do funil de vendas no Excel: para quem já utiliza o pacote Office no computador ou celular, este é um recurso gratuito – algo bastante atrativo em épocas de redução de custos.

Entretanto, é preciso reconhecer outro ponto.

Dificilmente você irá encontrar recursos gratuitos mais adequados para cada área da sua empresa, como gestão financeira, de marketing ou de vendas.

Por isso, mais do que pensar na opção sem custo, o ponto está em encontrar o sistema ou a ferramenta que traga melhor retorno sobre investimento, o famoso ROI.

Isso quer dizer, por exemplo, que você pode pagar uma mensalidade pela ferramenta mais adequada para a gestão comercial, desde que ela resulte em maior produtividade e assertividade do seu time de vendedores.

Nesse caso, esses fatores também resultarão em melhores resultados de vendas, trazendo um retorno positivo para o investimento feito na ferramenta.

Olhar para os investimentos com foco no ROI é um papel importante para o gestor de vendas, justamente por permitir a inserção dos recursos mais adequados na operação, proporcionando escala e qualidade da atividade comercial.

Resumindo: em vez de entender como montar seu funil de vendas no Excel por ele ser gratuito, nossa recomendação é que encontre um sistema que tenha sido desenvolvido exclusivamente para a gestão comercial. Mesmo que signifique um custo extra para seu orçamento, ele pode possibilitar um bom retorno em resultados.

Como criar um funil de vendas? Veja as etapas essenciais 

O funil de vendas é uma forma de definir e organizar o processo comercial. Basicamente, ele dita o caminho que o cliente deve percorrer, desde a primeira interação com a empresa até concluir uma compra.  

Apesar de ser uma ferramenta vital, ainda existem organizações que não possuem um funil de vendas bem-estruturado. E, com isso, perdem oportunidades de avançar no fechamento de contratos e na venda de soluções e produtos. 

Então, se você está sentindo falta de um processo comercial otimizado em sua empresa, veja o passo a passo básico para desenvolver um funil de vendas que realmente funciona:

  1. determine o topo do funil: defina como e porque os clientes vão entrar em seu processo comercial;
  2. faça interseções entre o funil de vendas e o trabalho de marketing: entenda como estimular a tomada de decisão em todas as etapas da jornada de compra;
  3. minimize os riscos: acompanhe de perto o processo comercial para corrigir falhas e potencializar resultados;
  4. estimule o caminho do cliente pelo funil: saiba quando e quais informações fornecer para que o cliente avance em cada fase.

Assim, sua empresa será capaz de guiar o cliente do seu primeiro contato até a conversão — e garantir outros benefícios apresentados no infográfico abaixo:

funil de vendas excel

Para saber mais sobre o assunto, você pode aprofundar seus estudos com nosso conteúdo sobre como criar um funil de vendas em cinco etapas práticas

Sistema de CRM: a melhor ferramenta para funil de vendas

Reconhecendo a importância de se investir em um software específico para a gestão comercial em vez de usar em um funil de vendas grátis, sem dúvidas, a melhor opção é encontrar um sistema de CRM adequado para seu perfil de empresa, em relação a custos e funcionalidades.

Se você ainda não teve contato com um, vale dizer que essa é uma ferramenta para funil de vendas no Excel, mas ainda muito melhor. Um sistema de CRM é voltado para a gestão do relacionamento com o cliente de forma simplificada e automatizada, com o apoio da tecnologia.

Ou seja, reúne todos os dados de vendas da empresa e permite visualizar o funil de vendas de forma completa, além de possibilitar o acompanhamento do desempenho individual e coletivo dos vendedores.

Benefícios do CRM para a gestão do funil de vendas

Abaixo, listamos as vantagens que tornam o sistema de CRM a melhor opção para o acompanhamento da atividade comercial do seu negócio. Confira!

Preenchimento simplificado

Incentivar o time de vendas a preencher todas as informações relativas à prospecção, negociação e ao fechamento sempre foi um desafio para os gestores de vendas.

De fato, em uma rotina bastante atribulada como a da área comercial, quando não se tem a ferramenta correta, essa responsabilidade acaba sendo adiada e, às vezes, até negligenciada.

Porém, com o CRM, essas tarefas ficam mais práticas, podendo ser feitas pelo celular e, também, mais fáceis, pois basta preencher o CNPJ do lead que o sistema termina o cadastro buscando informações diretamente na Receita Federal.

Veja como funciona na prática o resumo de um negócio no CRM do Agendor:

funil de vendas excel

Acesso a qualquer hora e lugar

Falando em experiência de utilização focada na rotina do vendedor, outra vantagem dos bons sistemas de CRM em relação ao funil de vendas no Excel é a possibilidade de utilização a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio do aplicativo para celular.

Desta forma, mesmo os vendedores que atuam com vendas externas conseguem cadastrar atividades e oportunidades facilmente.

Eles podem fazer isso durante as pausas entre as visitas e sem esperar chegarem em casa no fim do dia para essa atividade – quando já não têm na memória os detalhes mais frescos de cada reunião.

Além disso, todas as informações da sua empresa ficam salvas na nuvem, permitindo que sejam consultadas em caso de qualquer dúvida a respeito de uma conta ou de um cliente enquanto estiver fora do escritório.

E mais: antes da reunião externa com o cliente, em poucos cliques, o vendedor pode relembrar todo seu histórico e gerar insights para usar durante a conversa.

Quer entender melhor como um sistema de CRM pode transformar sua gestão da área de vendas? Veja este guia sobre como atrair, fidelizar e satisfazer seus clientes com um software CRM!

Segurança dos dados

Falando em armazenamento na nuvem, este também é um requisito para a segurança da informação.

Desta forma, evita-se o risco de perda de informações por salvamento incorreto, registros duplicados ou arquivos corrompidos – situações bastante comuns ao trabalhar com o funil de vendas no Excel.

Além do mais, os sistemas de CRM têm outros atributos de segurança, como barreiras e níveis de acesso, resguardando as informações mais importantes do ataque e do roubo de dados.

Gestão de métricas e relatórios

Para os gestores de vendas, essa é uma das maiores vantagens dos sistemas de CRM.

Com todos os dados preenchidos pelos vendedores, extrair relatórios a partir do software leva poucos cliques e minutos.

Em outras palavras, nada daquele estresse de manipular dados no Excel por horas a cada vez que um novo relatório é solicitado por um líder de outra área.

Extrair relatórios com tanta eficiência é também um fator-chave para a tomada de decisão.

Você consegue acompanhar diariamente o desempenho de cada campanha, produto ou vendedor, podendo mudar de rota ou estratégia antes que algum obstáculo ou imprevisto se torne um motivo para a baixa de resultados.

Visão completa do funil de vendas

funil de vendas excel

Se estamos falando sobre acompanhamento de funil de vendas, é claro que não poderíamos deixar de mencionar essa imensa vantagem do software de CRM! 

O sistema de CRM do Agendor apresenta o funil de vendas em tempo real na sua página inicial e propicia personalizações para adaptar cada etapa do processo comercial à realidade da sua empresa.

Basta acessar o software para ter uma visão efetiva sobre o número de prospecções, contatos, propostas e vendas fechadas dentro de um período específico.

Custo acessível e ótimo ROI

Como mencionamos anteriormente, é preciso alterar a mentalidade do “gratuito” para a do melhor ROI na gestão de uma empresa. Desta maneira, você conseguirá encontrar de fato os recursos mais adequados para chegar até os resultados esperados, com máxima produtividade.

Na hora de escolher uma ferramenta de CRM, provavelmente você irá encontrar opções para todos os gostos (e bolsos).

Porém, saiba que existem ferramentas pensadas para empresas do porte da sua, com custo acessível e excelente tecnologia. Assim, será fácil chegar ao melhor retorno para seu investimento!

Conheça também: Sistema CRM gratuito para gestão de clientes

Traga seu funil de vendas para a nova realidade dos negócios

É importante deixar um ponto claro: se esta for sua escolha, você conseguirá, sim, acompanhar o funil de vendas no Excel.

Contudo, sem dúvidas, isso irá significar menos produtividade, menos eficiência e maior risco de erros no registro e na interpretação dos dados.

E isso é um risco que sua empresa corre! Principalmente pela grande chance de acabar impactando seu cliente, que pode perceber falta de organização e profissionalismo na atuação do seu negócio.

Portanto, se quer ter uma gestão eficaz e que traga os melhores resultados, o caminho é investir em uma ferramenta apropriada para o trabalho da área comercial, com tecnologia de última geração e que, principalmente, seja capaz de colocar sua empresa em uma nova realidade de negócios!

O CRM do Agendor atende a empresas de diversos portes e setores, oferecendo recursos completos, automatizados e personalizáveis. Conheça alguns deles:

  • criação e gerenciamento de múltiplos funis de venda;
  • personalização das etapas do funil;
  • descoberta da origem e segmentos de clientes que oferecem maior receita;
  • categorias de produtos e serviços mais procurados;
  • geração de leads;
  • histórico de clientes e negócios;
  • indicadores e métricas de desempenho;
  • e muito mais!

Veja mais abaixo sobre como usar o funil de vendas do Agendor a favor do seu negócio!

Faça agora uma demonstração gratuita e veja, na prática, como o Agendor pode contribuir para gerir o funil de vendas e elevar seus resultados!