Você cumpre um follow up de rotina em sua empresa? Muitos vendedores até fazem follow up de vendas. Só que e forma esporádica e desorganizada. E isso não é o ideal.

Um bom follow up, aquele que realmente vai trazer resultados para a empresa, deve ser disciplinado e metódico. É por isso que se fala em follow up de rotina: aquele que acontece todos os dias, que não falha nunca!

Neste post você vai entender o que é e como fazer um follow up de rotina de forma organizada, prática e eficiente, com o objetivo de aumentar sua vendas cada vez mais.

Veja também: Como utilizar o CRM para fazer follow-up nas vendas

Mas o que é follow up de rotina, afinal?

Follow up você sabe o que é: é a prática de se retornar ligações e outros contatos com os clientes para manter um relacionamento com eles, nutri-los de informações e atender às suas solicitações, com o objetivo de fechar vendas.

Mas o que é follow up de rotina? Trata-se da organização de uma rotina de follow up sistemática e eficiente em sua empresa.

Assim, os profissionais de vendas passam a fazer o follow up de rotina seguindo um fluxo de tarefas otimizado, que trará os melhores resultados e evitará que eles esqueçam de algum compromisso com os clientes.

Veja, a seguir, uma sugestão de rotina de follow up que pode mudar completamente (e para melhor) o modo de como fazer follow up em seu negócio.

Leia também: Como fazer follow up de vendas?

Pesquisas mostram que quanto mais ligações se fizer para um cliente, maior a probabilidade de fechar uma venda. No entanto, quase a metade dos vendedores não pratica o follow up de vendas, fazendo uma única ligação para seus clientes.

Veja mais dados:

follow up

Fonte: BDX

Follow up de rotina em 7 passos

Dê uma olhada no passo a passo para um eficiente follow up de rotina.

1. Defina as possíveis ações de follow-up

Para você se organizar melhor, defina quais são os tipos de ações mais comuns de follow up praticadas em sua empresa.

Por exemplo:

  • Fazer visita de apresentação da empresa
  • Retornar ligação
  • Enviar e-mail com informações
  • Enviar orçamento
  • Enviar proposta
  • Fazer visita de negociação

Assim, será mais fácil organizar suas ações.

2. Anote todas as solicitações de clientes

Bem, sem anotar absolutamente tudo que é preciso fazer para seus clientes, logo após uma conversa com eles, não há como fazer follow up de rotina.

Use uma agenda, uma planilha ou um sistema de controle de vendas, não importa, mas mantenha tudo anotado!

3. Termine a semana verificando todos os possíveis follow ups da semana seguinte

Toda sexta-feira, ao final do dia, revise suas anotações ou acesse seu sistema de vendas.

Confira quais clientes pediram algo e as datas das entregas. Mas não se esqueça de pensar também em um follow up ativo. Isto é: ligações ou contatos para tentar fechar vendas ou iniciar negociações com clientes que não solicitaram nada de você, mas com os quais você está mantendo um bom relacionamento.

4. Trace uma estratégia de ação

Com os compromissos em sua cabeça, é hora de e planejar as visitas que terá que fazer, as apresentações e propostas que terá que criar etc. Organize sua agenda com cuidado, para ter tempo de fazer tudo com calma e atenção.

Assim, você começara a semana seguinte já sabendo tudo que necessita ser feito para manter seu follow up em dia e os clientes devidamente bem atendidos.

5. Comece na segunda-feira revisando tudo que precisa ser feito

Ao chegar para trabalhar na segunda-feira, revise seu plano de ação e comece pelos compromissos desse dia.

Ao final do trabalho, verifique se conseguiu fazer tudo que precisava, relembre os compromissos do dia seguinte e anote as novas demandas que surgiram.

6. A cada dia da semana, acrescente as novas tarefas e realize as marcadas

Esse é um ponto importante desta rotina de follow up: todo dia aparecem tarefas novas.

Por isso, ao final do expediente, já dê um jeito de colocá-las em seu calendário dos próximos dias.

7. Na sexta-feira, atualize todos os compromissos e faça um balanço do resultados

No final da semana, retome à rotina do passo 1. Mas antes de organizar a semana seguinte, faça um balanço de tudo que realizou, as vendas que foram fechadas, os novos leads que abriu, os progressos no funil de vendas e também aquilo que acabou não dando para fazer.

Pense no que poderia ter feito melhor e tome isso como um aprendizado para a próxima semana.

Confira esta ilustração com os principais passos de um follow up:

passo-a-passo-para-fazer-follow-up

DICA EXTRA: Use um sistema de CRM com alertas por e-mail e SMS

Usar um sistema CRM vai ajudar muito a pôr em prática um follow up de rotina. Ele já cadastra todas as conversas com seus clientes, todos os compromissos agendados e todos os detalhes que você precisa saber.

Além disso, alguns bons sistema de CRM enviam alertas semanais e diários por e-mail e SMS de todas as tarefas de follow up marcadas, para que nenhuma oportunidade passe em branco.

Assim, vai ficar bem mais fácil seguir sua rotina de follow up!

Leia mais: Como fazer follow-up: 3 técnicas para converter vendas

Quer ainda mais dicas de follow up de rotina? Então, confira esta apresentação de slides criada pela equipe do Agendor:

Agora que você já sabe o que é follow up de rotina, que tal descobrir como um programa de CRM pode ajudar nessa tarefa? Para isso, baixe nosso e-book gratuito:  Como usar o Agendor para fazer follow up com clientes