Chegamos à nossa sexta e última aula sobre fidelização de clientes. Nos cinco conteúdos anteriores sobre essa temática, você pôde conferir que, para construir uma sólida base de clientes fiéis à sua marca, é necessário não apenas ser capaz de atender às necessidades deles, mas também superar suas expectativas.

Você também viu nas outras aulas qual o caminho que você precisa percorrer junto com os seus clientes para conquistá-los e fazer deles verdadeiros promotores de seus produtos e serviços.

Para finalizar essa nossa série de conteúdos sobre fidelização de clientes, então, trouxemos aqui 8 dicas de como fidelizar clientes na prática.

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Nas próximas linhas, você vai descobrir que ações práticas você pode implementar para satisfazer seus clientes e conquistar a preferência deles por suas soluções:

  1. Interaja com os clientes de maneira personalizada;
  2. Invista em treinamento e capacitação das equipes de atendimento;
  3. Lembre de datas especiais;
  4. Mantenha o cliente atualizado sobre as novidades;
  5. Ofereça exclusividades para alguns clientes;
  6. Reduza ao máximo a burocracia;
  7. Lance um programa de fidelidade;
  8. Mantenha a sua base de dados sobre os clientes sempre atualizada.

Leia também: Como superar as expectativas do cliente? 10 dicas de ouro

8 dicas de como fidelizar clientes na prática

Se você deseja construir uma base sólida de clientes que defendem sua marca e que não trocam seus produtos e serviços pelos da concorrência, busque implementar as seguintes dicas de como fidelizar clientes na prática:

1 – Interaja com os clientes de maneira personalizada

Para conquistar a fidelidade de seus clientes, é importante que você não os trate como “só mais um”, de maneira impessoal.

Busque personalizar cada uma de suas interações, a começar tratando os clientes pelo nome.

É importante também considerar as especificidades de cada cliente, como seu histórico de compras, o mercado em que atua, expectativas, necessidades que ainda precisam ser atendidas etc.

Por isso, é essencial contar com um sistema de CRM sempre atualizado, possibilitando que, mesmo quando houver troca de account manager, seja mantido o mesmo nível de relacionamento. 

2 – Invista em treinamento e capacitação das equipes de atendimento

Não há como fidelizar clientes se você não contar com colaboradores devidamente treinados para atender tais clientes da melhor maneira possível.

Sem uma forte equipe de atendimento, a empresa enfrentará grandes dificuldades para satisfazer plenamente as necessidades e expectativas dos clientes e conquistar a fidelidade deles.

Portanto, crie um programa de treinamento para orientar os colaboradores sobre como agir com cada tipo de cliente.

Um dos pontos fortes de um bom treinamento para vendedores é a melhoria do atendimento ao cliente. Veja algumas dicas abaixo:

6 técnicas de atendimento ao cliente por telefone

3 – Lembre de datas especiais

Uma estratégia de relacionamento com o cliente que pode fazer toda a diferença para fidelizá-lo em não se esquecer de datas especiais. 

Envie um e-mail marketing parabenizando o cliente pelo aniversário dele ou celebrando o tempo de relacionamento entre ele e sua empresa, por exemplo. 

Mas isso deve ser feito de forma sempre personalizada, chamando-o pelo nome e de preferência com alguma referência que o vendedor sabe sobre ele, dando um toque de proximidade. 

4 – Mantenha o cliente atualizado sobre as novidades

Também é benéfico para a fidelização de clientes mantê-los atualizados sobre novos produtos e promoções da empresa e também sobre assuntos que sejam do interesse deles.

Com o dia a dia corrido dos vendedores, essas atualizações dos clientes podem acabar sendo esquecidas, por isso, contar com um calendário de tarefas vai ser bastante útil. Veja como o Agendor pode ajudar você numa hora dessas:

5 – Ofereça exclusividades para alguns clientes

“Mimar” o cliente costuma ser uma tática muito eficaz para conseguir fidelizá-lo. Nesse sentido, estude a possibilidade de oferecer certas exclusividades para alguns clientes, como descontos, brindes, condições especiais etc.

Isso faz com que ele se sinta especial e ainda favorece a percepção de valor em seus produtos e serviços.

6 – Reduza ao máximo a burocracia

Busque simplificar os seus processos, suas interações com os clientes. Ou seja, procure reduzir ao máximo a burocracia na sua empresa. Caso contrário, os clientes começarão a diminuir o interesse e o relacionamento perderá força.

Para isso, a etapa de onboarding é fundamental. Esse é o momento em que, depois de adquirir sua solução, o cliente é “treinado” para usá-la da melhor maneira possível e, assim, atingir seus objetivos.

Veja mais aqui: Onboarding de clientes: entregue valor o mais rápido possível

7 – Lance um programa de fidelidade

Outra dica clássica e que nunca sai de moda quando o assunto é fidelização de clientes se refere à criação de um programa de fidelidade.

Basicamente, a dinâmica destes programas consiste em oferecer recompensas para os clientes para que eles estendam o tempo de relacionamento com a empresa.

Para que o seu programa de fidelidade dê certo, seja claro ao definir as regras e ofereça prêmios que sejam relevantes para os seus clientes.

Veja também: Como criar um programa de fidelidade: 6 dicas para reter clientes com essa tática

8 – Mantenha a sua base de dados sobre os clientes sempre atualizada

Uma base de dados atualizada pode te orientar sobre como lidar com cada cliente. Por meio de um robusto sistema de Customer Relationship Management (CRM), fica mais fácil fazer a manutenção do relacionamento e fidelizá-los.

Se você quer saber o que uma boa plataforma de CRM pode fazer por sua empresa, confira este vídeo: 

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Hora de colocar as lições em prática!

E aí? O que você achou das dicas de como fidelizar clientes que trouxemos nesta Aula 6?

Não deixe de colocar em prática tudo o que você aprendeu nesta e nas outras aulas e amplie a sua base de clientes fiéis.

Se você gostou deste texto, não pare por aqui, confira as outras aulas desta série de leituras nestes links: