Toda objeção é sinal de interesse. Conheça 3 exemplos de inbound marketing ajudando a contorná-las

O inbound marketing vem se consolidando como uma das melhores alternativas para as marcas que querem atrair novos consumidores de forma natural, sem recorrer às práticas mais invasivas da publicidade tradicional.

Como já falamos sobre a definição de inbound marketing em nosso blog, hoje vamos entender melhor como esse método pode ajudar sua empresa e seus vendedores a contornar objeções dos clientes, pode meio de 3 exemplos de inbound marketing usados desta forma.

As respostas negativas que um cliente pode dar quando ainda não formou sua decisão de compra sobre um produto ou serviço são praticamente infinitas. Mas, apesar de corriqueiras, as objeções não podem gerar medo nos vendedores, pois essa é uma excelente oportunidade para a empresa mostrar seu diferencial e fechar mais negócios.

Conheça 3 exemplos de como o inbound marketing pode ajudar seus vendedores a contornar objeções.

Usando o inbound marketing para ajudar seus vendedores a contornar objeções

Usando o inbound marketing para ajudar seus vendedores a contornar objeções

3 exemplos de inbound marketing para contornar objeções de clientes

Uma das técnicas de marketing digital mais usadas atualmente, o a estratégia de conteúdo do inbound marketing tem a avantagem de trazer ótimos argumentos de vendas, confira:

1- Abordagem precisa

Muitas vezes, os clientes se opõem a uma proposta comercial somente por ainda não terem percebido que possuem um problema que pode ser solucionado com sua oferta.

Ao trabalhar com o inbound markeing, seus vendedores reduzem as abordagens frustradas de venda, que costumam ocorrer quando o cliente ainda não está pronto, aguardando até que o prospect passe pelas fases iniciais de vendas e atraindo-o progressivamente até o fundo do funil.

Com o método, sua empresa pode utilizar uma estratégia de e-mail marketing para despertar, pouco a pouco, a motivação para conhecer seus produtos e serviços ou então criar publicações com diferentes níveis de profundidade, que podem ter apelo com perfis específicos de prospects (personas).

Nesse caso, o uso de softwares de CRM é fundamental para manter históricos de interações com os consumidores e dividi-los em categorias que podem ser facilmente gerenciadas pela equipe de vendas.

2- Conversa de gente grande

As objeções de clientes também são frequentes quando os analistas responsáveis pela compra não percebem valor na proposta, antes mesmo que ela chegue aos gestores e proprietários do negócio.

Com o inbound marketing, no entanto, é possível utilizar os canais de comunicação com os prospects para explorar tópicos relacionados ao aumento de faturamento, redução de custos, exploração de novos segmentos de mercado, entre outros.

Em geral, esses temas estão sempre no radar dos profissionais que centralizam o poder decisório, o que pode facilitar a escalada da proposta.

exemplos de inbound marketing

O inbound marketing traz mais argumentos para o vendedor contornar objeções

3- Apelo prático

Este é um dos melhores exemplos de inbound marketing usado para contornar objeções.

Uma das objeções mais frequentes de clientes está relacionada à capacidade da proposta de solucionar problemas práticos em seu dia a dia.

Nesses casos, o Inboud Marketing também ocupa um papel central, pois pode disponibilizar aos prospects ferramentas para que eles testem a aplicação da solução em sua realidade. Esse apelo prático pode ser oferecido em seu site com o uso de calculadoras, planilhas, formulários, templates e outras ferramentas interativas, em que o prospect insere informações sobre seu negócio e analisa que retornos ela poderia trazer caso fosse implementada.

Além disso, ao usar essas ferramentas, o cliente também está demonstrando um interesse bem mais aprofundado em sua oferta, o que permite que ele seja abordado de forma mais eficiente pela equipe de vendas.

Com tudo isso, o percurso, que vai desde o primeiro do contato dos vendedores com os prospects, até o fechamento do negócio, está menos propenso às constantes objeções, que podem atrasar ou até mesmo inviabilizar as vendas.

E agora? Ficou um pouco mais fácil perceber por meio deses exemplos de inbound marketing que ele também pode minimizar o peso das objeções durante o processo de vendas? Deixe sua opinião nos comentários!

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