Estratégias de marketing usando design são a chave para destacar e diferenciar sua empresa no mercado

Quando se fala em design e estratégias de marketing, muitas pessoas pensam em anúncios de publicidade ou em logotipos de empresas. Na verdade, essas são apenas algumas das formas de usar o design para turbinar o desempenho de seu negócio.

Um belo design corporativo, com uma identidade visual adequada, que retrate corretamente seu posicionamento e diferenciais, tudo isso detalhado em um brand book (um livro que apresenta a biografia e a evolução da marca), já é um bom começo para desenvolver estratégias de marketing baseadas em design para sua empresa.

Mas o design vai muito além disso, ele engloba praticamente tudo em sua empresa, desde a concepção do negócio, design de produtos, criação de embalagens com marketing adequado, desenvolvimento de matérias de comunicação, web design e até fachadas de unidades e de lojas.

Para ajudar você a entender melhor toda a potencialidade do design nas estratégias de marketing, apresentaremos algumas das diversas formas de usar o design para diferenciar sua empresa por meio de 4 dicas de marketing para pequenas empresas e que, na verdade, podem ser seguidas por empresas de todos os portes.

Designer

O Design Thinking tem foco nas pessoas e não na tecnologia

4 estratégias de marketing e design para seu negócio

Design Thinking

Com foco nas pessoas e não na tecnologia, a metodologia Design Thinking busca desenvolver projetos e criar soluções dentro de sua empresa estabelecendo uma relação entre o que as pessoas realmente desejam (normalmente seus clientes) com os recursos tecnológicos disponíveis.

Perceba que essa estratégia de marketing usa o caminho inverso que muitas empresas insistem em trilhar. Ao descobrirem uma tecnologia inovadora no mercado (e que virou moda), simplesmente “inventam” um jeito de usá-la, apenas porque é nova.

O Design Thinking segue as seguintes etapas:

1. Imersão ou empatia

Quando se busca entender plenamente o desafio por meio de:

  • Entrevistas com clientes;
  • Pesquisas;
  • Aprendizado por observação das práticas usadas;
  • Foco na experiência do cliente.

2. Análise e Síntese

Os dados conseguidos no passo anterior devem ser organizados em cartões. Isso ajuda a entender o problema em discussões em grupo, na busca de padrões e de uma lógica inovadora. Pode-se usar diagramas, mapas conceituais e outras ferramentas que ajudem a definir critérios e parâmetros para o problema.

3. Ideação

É a hora de conseguir as ideias que vão solucionar os problemas, com ajuda das análises e sínteses e integrando-se mais pessoas à equipe, como possíveis usuários e outros profissionais da área, para agregar mais perspectivas e pontos de vista inovadores. Um processo de brainstorming pode ajudar nessa fase.

4. Prototipação

As ideias ganham vida por meio de protótipos que devem ser testados para validar sua efetividade e a possibilidade de se tornarem um produto, um serviço ou uma nova maneira de trabalhar na empresa.

Design e inovação

Design Thinking é apenas uma das metodologias para utilizar o design como uma estratégia de marketing que traga inovação para sua empresa.

Inovação e design estão intimamente ligados e funcionam como uma ponte entre o que a tecnologia e os avanços científicos nos proporcionam e a busca de soluções para os problemas das pessoas.

O objetivo é associar novos materiais, técnicas e aplicativos de forma criativa para atender as necessidades de seu público. O famoso “sair da caixa”. Um dos mais famosos exemplos do uso do design e da inovação dentro de suas estratégias de marketing vem da 3M.

A sacada da empresa foi usar uma cola nova desenvolvida não para juntar as coisas de uma forma superforte. Pelo contrário: a 3M criou uma cola FRACA, que soltava com facilidade toda vez que puxada com a mão, mas que continuava colando (fraquinho) por muito mais vezes ainda.

Foi assim que nasceu o Post-it! Percebeu como design inovador significa dar destinos diferentes a algo que você tem arraigado em sua cabeça como uma regra? Extrapole as barreiras da caixa!

estratégias de marketing

O Post-it é um exemplo clássico de design inovador e criativo

Design de produto

Falamos de Design Thinking e Inovação no Design exatamente para chegar nesta estratégia de marketing sem a qual sua empresa não poderá atender clientes. Lembre-se de que no contexto atual os conceitos de produtos e serviços misturam-se. Por isso, ao criar suas ofertas para seus consumidores, leve em conta:

  • As necessidades dos usuários;
  • As tecnologias existentes;
  • Tecnologias antigas que podem lhe inspirar;
  • Os processos usados na sua e em outras empresas (mesmo de ramos bem diferentes);
  • Novos materiais;
  • Custo e benefício;
  • Usabilidade, praticidade e estética;
  • Sustentabilidade financeira e ambiental;
  • Capacidade de investimento;
  • ROI.
estratégias de marketing

Tanto o web design quanto o design gráfico são importantes elementos da comunicação corporativa

Design na comunicação

Aqui vem a cereja do bolo. Uma das mais usadas estratégias de marketing, o design na comunicação tem o objetivo de informar, atrair e, principalmente, emocionar seu público em relação à marca, tornando-a mais valiosa, desejada e, é claro, lucrativa, vendendo cada vez mais!

Para isso, você precisa definir claramente seu público-alvo, para falar a língua dele, além de ter os conceitos de posicionamento e diferencias bem sólidos em sua empresa. Só assim os designers e demais profissionais de comunicação conseguirão definir uma identidade visual corporativa que atinja os resultados desejados.

Saiba mais sobre a influência do design no sucesso das vendas clicando aqui.

* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos.