Você conhece as curiosidades sobre vendas que existem? São várias! E elas estão relacionadas a diversos temas como técnica, processos e dinheiro.

Então, para desmistificar algumas crenças, confirmar outras e trazer algumas discussões, nós elaboramos uma lista com 7 curiosidades sobre vendas:

  1. Vender é técnica e prática
  2. Vendedores são ótimos ouvintes e argumentadores
  3. Bons produtos também precisam de vendedores
  4. O “não” pode ser o começo de tudo
  5. As vendas vão além do dinheiro
  6. Roteiro é necessário,  improviso também!
  7. Valor é mais importante do que preço

Mesmo você não sendo um vendedor, saberá como é fazer parte desse mundo. Confira as curiosidades e mitos sobre vendas a seguir!

7 dicas e curiosidades sobre vendas

1. Vender é técnica e prática

Para ser um bom vendedor é preciso muito estudo, treinamento e prática com as metodologias de vendas.

Assim como em qualquer outra área, apenas o “dom” não é suficiente.

Realmente algumas pessoas podem ter o “talento” para vender, mas só o conhecimento e a prática podem levar alguém a ser um bom vendedor.

Isso porque o tão conhecido “dom” é nada mais do que uma identificação e facilidade de aprendizado. Portanto, o conhecimento continua sendo primordial.

Neste sentido, se você quer ser um grande vendedor, escolha o caminho da educação e da execução.

Após dominar todas as metodologias e técnicas de vendas, com certeza você poderá ser um ótimo profissional de vendas que trará ótimos resultados para a sua empresa. 

Mas, só lembrando, o estudo deve ser constante e não parar quando isso acontecer!

Leia mais: 11 cursos de técnica de vendas: do rápido e gratuito à pós-graduação paga

2. Vendedores são ótimos ouvintes e argumentadores

É bem comum ouvir que pessoas falantes são as que dão bons vendedores. Engana-se quem pensa assim.

Para ser um bom vendedor é necessário exatamente o contrário disso: escutar muito.

Afinal, o papel de quem está vendendo é ser útil e prestativo para o cliente, sendo capaz de identificar e oferecer a solução mais adequada. E qual a melhor forma de conseguir isso?

Escutando tudo que está sendo dito para entender quais são as dúvidas e as dores deles. É por meio da escuta que é possível montar um perfil do cliente e entender aquilo que é melhor para ele.

E, depois, entra outra habilidade: a argumentação. Essa tem relação com a fala, mas não significa falar muito.

Depois de ouvir e entender o que o cliente precisa, é necessário saber utilizar estas informações para construir bons argumentos.

Ficou claro que o papel do vendedor nada tem a ver com falar muito, não é mesmo? A ideia é totalmente o contrário. O ideal é escutar para ser certeiro quando falar.

O Raul Candeloro, da Revista Venda Mais, falou sobre a importância de ouvir seus clientes para a nossa série no YouTube, Experts Agendor. Veja:

3. Bons produtos também precisam de vendedores

De nada adianta um produto ser bom se as pessoas não o conhecerem ou não acreditarem que ele resolva um problema que elas têm.

Ou seja, um produto bom por si só não vai se vender sozinho. É preciso delinear boas estratégias de marketing e venda para que o produto chegue até o público-alvo definido. E, quando chegar, o consumidor precisa entender qual dor aquele produto resolve.

Portanto, criar um produto ótimo e inovador não é a etapa final. Recapitulando um pouco o último tópico, escute seus possíveis clientes e busque esclarecer tudo, mostrando por meio de bons argumentos que é algo com valor para eles.

4. O “não” pode ser o começo de tudo

Ouvir uma recusa do cliente nunca é algo prazeroso. Contudo, isso também não significa que seus esforços foram em vão e que tudo está acabado.

Na verdade, é bem o contrário! Um relacionamento de longa data pode estar só começando.

Ter respostas negativas também faz parte do trabalho do vendedor. O importante é você ter conduzido bem a conversa até ali e saber o que fazer depois disso.

Manter o contato e o bom atendimento é o caminho para que, no futuro, uma conversa possa acontecer de novo e a resposta seja outra.

Afinal, o “não” pode ter sido por diversos motivos e o produto pode ser realmente muito útil para aquela pessoa. 

Sendo assim, no final, é uma questão de manter um bom relacionamento e buscar entender o porquê da recusa inicial.

Quer saber como manter um bom relacionamento com seu cliente? Assista abaixo a primeira parte da nossa websérie.

5. As vendas vão além do dinheiro

Existe um senso comum de que o único objetivo das vendas seja o faturamento. Mas a realidade é outra! O intuito das vendas vai muito além de apenas conquistar lucro.

Na verdade, o principal foco tem muito a ver com empatia. Afinal, como já dissemos, um bom vendedor é aquele que escuta e procura entender as dores do cliente. E, a partir disso, busca mostrar soluções funcionais.

Então, vender tem muito mais relação com o entendimento e solução de problemas que as pessoas enfrentam.

6. Roteiro é necessário, improviso também!

O uso de roteiros ou não é uma grande discussão no ramo de vendas. A maioria acredita não ser um bom recurso por conta de o vendedor “ficar parecendo um robô”.

Porém, não é bem assim. Ter um treinamento e uma abordagem bem estruturada é essencial para que o setor de vendas tenha resultados positivos.

Isso porque a estruturação será criada com base naquilo que funciona para os clientes da empresa, reunindo informações sobre boas práticas.

Entretanto, é claro que em alguns momentos será preciso sair do roteiro. Mas isso é totalmente normal e faz parte do trabalho do vendedor, pois cada pessoa tem suas particularidades e necessidades.

E essa situação é simples de contornar. Um vendedor que se esforça para estudar e praticar os fundamentos da área comercial, provavelmente terá as habilidades e o conhecimento exigidos para reagir bem a diferentes situações.

Leia também: Metodologia de vendas: 8 fórmulas para usar no seu negócio

7. Valor é mais importante do que preço

No ramo de vendas, demonstrar que o produto tem valor é muito mais importante do que apenas procurar oferecer descontos enormes e o melhor preço.

Afinal, o principal fator é — e sempre será — a relevância do produto para as necessidades que um cliente possui.

Se o vendedor consegue mostrar com clareza os benefícios daquilo que está se oferecendo, o preço fica em segundo plano.

Isso acontece porque fica evidente o valor do produto e que o custo dele vale a pena.

Por fim, para que fique claro, o que dissemos não significa que você não pode dar descontos. Muito pelo contrário. 

A questão é que esse recurso deve ser utilizado no momento certo e não ser o fator decisivo e principal da venda.

Veja também: 8 diretrizes para negociar solicitação de redução de preço 

Gostou de conhecer as curiosidades sobre vendas?

Existem muitas curiosidades sobre vendas, não é mesmo? Grandes debates que acrescentam a todos que trabalham nessa área.

Uma última curiosidade: não é só de técnica e habilidades que vive um vendedor! Organizar e automatizar processos também é essencial no trabalho.

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