CRM SaaS, mais duas siglas para você por em sua lista… Na verdade, é bem provável que você já conheça o significado das duas, mas sempre é bom dar uma recordada.

Se você tem a intenção de intensificar ou mesmo de iniciar um trabalho com um sistema de CRM em seu negócio, baixe agora nosso Kit para o sucesso com CRM, contando com um e-book, diversos artigos, apresentação pronta para a equipe de vendas e um vídeo motivacional.

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CRM SaaS

Um CRM SaaS pode ser acessado de qualquer lugar

Definição de CRM (Customer Relationship Management)

CRM, do inglês Customer Relationship Management, significa Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português. Uma prática gerencial que visa aproximar seu cliente de sua marca por meio de uma comunicação eficiente conjugada com a captura de dados e informações, tendo em vista:

  1. Atendê-lo melhor
  2. Entender suas necessidades
  3. Prever seu comportamento

Tudo isso com o objetivo de:

  1. Influenciar seu comportamento de compra
  2. Fazer crescer as vendas
  3. Reter mais clientes
  4. Aumentar a fidelidade e a lealdade

Para, em última instância, aumentar a lucratividade e alcançar melhores resultados na empresa.

Desse assunto você conhece bastante, afinal falamos muito sobre ele aqui no blog. Mas, como você notou pela definição esquemática que demos, informação e controle de dados é um fator muito importante em todo esse processo de Gestão do Relacionamento com o Cliente.

É claro que treinamento, bom atendimento, um adequado design da marca e da identidade visual corporativa também são importantes. Mas sem poder gerenciar de forma ágil e transparente toda essa quantidade de dados sobre o cliente, não será possível analisá-lo corretamente. E assim, fica delicado conseguir conhecê-lo melhor e atender suas necessidades com excelência (para torná-lo leal à marca), tornando difícil (se não impossível) fazer uma boa gestão do relacionamento.

Exatamente para solucionar essa questão que surgiram no mercado os chamados softwares SaaS ou, neste caso específico, CRM SaaS. Antes de prosseguirmos nossa análise sobre as vantagens de um CRM SaaS, vamos entender melhor o que são Softwares SaaS.

CRM SaaS

O objetivo do CRM é conhecer profundamente o cliente para gerar oportunidades de vendas

Definição de plataformas SaaS

Já falamos sobre elas aqui no blog. De qualquer forma, veja o que significa SaaS exatamente:

SaaS é uma expressão inglesa que significa Software as a Service, isto é, Software como um Serviço.

E o que querem dizer com isso? Querem dizer que em vez de instalar um software em cada um dos computadores de sua empresa, você na verdade compra uma licença ou assinatura de uso desse aplicativo e pode usá-lo remotamente, através da famosa nuvem de dados da internet. Muito mais ágil, barato e econômico.

Dessa forma, você usa um serviço (e não compra um produto) e paga mensalmente (ou anualmente) por ele.

Veja aqui algumas das vantagens de usar SaaS em sua empresa:

  • Não é preciso instalar em suas máquinas;
  • Atualizações constantes por parte do fornecedor;
  • Acesso remoto de qualquer dispositivo móvel;
  • Possibilidade de upgrades ou adicionar novos usuários facilmente;
  • Informações compartilhadas com mais agilidade;
  • Processo de compra e avaliação do software (test drive) totalmente online;
  • Caso não esteja mais precisando ou fique insatisfeito, basta cancelar a assinatura.

Para saber ainda mais detalhes sobre este tipo de aplicativo, confira nossa portagem: SaaS em Cloud: saiba tudo sobre Software as a Service.

É, deu para notar que aplicativos SaaS tem inúmeras vantagens. E no caso da Gestão do Relacionamento com o Cliente, essas vantagens podem ser maiores ainda ao se usar um CRM SaaS.

CRM SaaS: vantagens para o seu negócio

CRM SaaS

Um bom CRM gera mais leads e conversões, se bem trabalhado por sua equipe

As características da gestão de uma equipe de vendas se encaixam como uma luva nas vantagens fornecidas por um sistema de CRM SaaS.

Veja só:

  • Grande número de integrantes na operação de prospecção e vendas;
  • Diversas áreas e departamentos da empresa envolvidos;
  • Necessidade de comunicação ágil;
  • Diversos integrantes da equipe (principalmente vendedores) trabalham fora do escritório, às vezes em outras cidades e até países;
  • Necessidade de informações confiáveis;
  • Atualização constante de dados e fatos em tempo real;
  • Históricos e outros dados cadastrais e burocráticos de vendas facilmente encontrados;
  • Possibilidade de auditar processos e buscar responsabilidades;
  • Diversas atividades envolvidas e que necessitam muito de informações integradas: preparação para a venda, negociação, fechamento da venda, pós-venda, retenção e fidelização.

Só de listarmos algumas das práticas de uma equipe de vendas, fica claro como um software instalado na nuvem, com possibilidade de acesso remoto e em qualquer dispositivo móvel ligado à internet pode ser de grande ajuda para sua empresa.

Outro fator importante é que, em caso de mudança de endereço, seu CRM SaaS continuará lá funcionando e sem necessidade de transferir dados e servidores. Isso sem falar em back-up, que é de responsabilidade do vendedor do software.

E mais: segurança da informação! Todos os dados de seus clientes e informações confidenciais de seu negócio estão protegidos por uma empresa cujo “core business” é tecnologia, o que garante uma expertise muito maior para essa questão tão delicada.

Podemos destacar também o fato de que um CRM SaaS é compartilhado (de forma independente, é claro), por diversas outras empresas. Isso significa que muitas pessoas e cabeças estão usando a plataforma na nuvem, tendo novas ideias, desenvolvendo soluções, superando dificuldades e pensando em táticas inovadoras para aquele software.

Tudo isso acaba sendo compartilhado com os desenvolvedores desse CRM SaaS que, com certeza, terão material suficiente para inovar e aperfeiçoar seu software cada vez mais, atualizando-o online para você, sempre com mais novas funcionalidades.

Na mesma linha de raciocínio, pelo fato do software de CRM ser usado por várias empresas, muitas vezes um novo funcionário já o terá usado em outras organizações o que facilitará sua adaptação, pois não precisará de treinamento. Além disso, poderá haver o compartilhamento de uma visão de fora sobre os usos desse sistema SaaS, agregando práticas que podem ampliar ainda mais os resultados em sua empresa.

Como você percebeu, um CRM na nuvem pode ajudar demais um negócio. Caso ainda não esteja convencido disso, dê uma conferida nesta postagem e descubra todo potencial de um SaaS para CRM: Saiba tudo que um software de CRM pode fazer por sua empresa.