Das diversas funções do CRM, a operacional é a que vendedores mais usam no dia a dia

Um consultor de vendas está na rua. Ele vai fazer uma visita a um cliente importante para renovar alguns pedidos recorrentes. Enquanto isso, o pessoal do SAC acaba de receber um chamado dele, reclamando que seu último pedido está atrasado e não foi entregue ainda.

Não seria bem melhor se o consultor de vendas fosse avisado disso antes de chegar na empresa do cliente?

Esta é uma das funcionalidades do CRM Operacional, que oferece informações em tempo real sobre o comportamento do consumidor em sua jornada. De quebra, possibilita um relacionamento mais ágil efetivo com o time de vendas.

Nesta postagem, você vai entender todas as vantagens do CRM operacional e como ele se relaciona com as outras funções do CRM: a colaborativa, a analítica e a estratégica.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Mapa de Clientes do App Agendor para iOS

Antes de mais nada… você sabe o que é um CRM e como funciona?

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management. Trata-se de uma estratégia de negócio inteiramente focada no cliente e na qualidade da relação entre ele e a empresa. Dessa forma, as ações da empresa ficam voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos.

Podemos dizer que o CRM é uma estratégia extensiva a toda a força de vendas. Por isso, engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.

Pensando no foco do cliente proposto a partir da estratégia de CRM, foram desenvolvidas ferramentas que facilitam a gestão do contato com o consumidor desde a sua entrada no funil de vendas. São as chamadas ferramentas de CRM, que centralizam todos os dados sobre a jornada do consumidor e possibilitam acesso a informações como:

  • interações com a empresa;
  • histórico dos consumidores;
  • dados estatísticos e relatórios de compras;
  • etc.

O que é um CRM Operacional?

O CRM operacional é o primeiro ponto de contato com o cliente – dentre todas as demais funcionalidades do sistema de CRM – permitindo que vendedores, operadores de SAC e outros canais de relacionamento com os clientes tenham um desempenho bem mais ágil e eficiente, produzindo mais e se desgastando menos, se souberem como usá-lo corretamente.

Aprenda mais sobre CRM e CRM Operacional baixando nosso e-book GRATUITO com todas as informações sobre a ferramenta: CRM: Atraia, Fidelize e Satisfaça mais Clientes

Quais são os tipos de CRM? Conheça as 4 principais funcionalidades

Existem 4 principais tipos de CRM. Isso não significa que você precise contratar 4 diferentes plataformas para o serviço. Boas ferramentas são capazes de agregar as 4 funcionalidades em uma só interface. Veja a seguir quais são os tipos de CRM existentes e como eles se relacionam em um diagrama ilustrado:

  1. Operacional
  2. Analítica
  3. Colaborativa
  4. Estratégica

A função analítica, como o próprio nome diz, usa os dados coletados para analisar comportamentos. Assim, determina correlações e tendências e transforma dados em informações e conhecimento, que serão usados no CRM estratégico.

A função colaborativa do CRM é responsável por integrar as demais funções. Por isso, promove a comunicação entre diversos setores na empresa. Além disso, permite que os dados e informações fluam e sejam aproveitados por todos os envolvidos.

O CRM estratégico usa todos os outros para:

  • definir planos de ação;
  • idealizar novos produtos;
  • serviços e promoções;
  • segmentar clientes;
  • definir políticas de incentivo de vendedores;
  • tudo mais que envolve alcançar os objetivos futuros da empresa.

Mas quem é responsável pela coleta das informações e do feedback de clientes que vai alimentar todas as demais funções do CRM?

Sim, é o CRM operacional. Sem ele, todos os demais não teriam como funcionar.

Veja também em nosso blog: ERP ou CRM: qual deles sua empresa precisa no momento?

CRM operacional: a linha de frente de um sistema CRM

Vamos voltar ao nosso exemplo de CRM operacional do início da postagem? Ao ser informado dos problemas com a entrega, o consultor de vendas que contar com uma funcionalidade operacional do CRM bem desenvolvida poderá tomar várias atitudes.

Em primeiro lugar ele pode consultar o histórico de relacionamento com este cliente – inclusive todos os e-mails trocados – e descobrir se isso já aconteceu antes com ele ou se é a primeira vez.

Caso nunca tenha ocorrido, isso já é um ponto a favor. Mas se tiver, o consultor de vendas poderá verificar no sistema qual foi a solução encontrada e qual a reação do cliente.

Veja mais um exemplo de CRM Operacional em prática a seguir.

Ele pode ter ficado satisfeito com um pequeno desconto, uma bonificação em produtos ou material de merchandising, para compensar o atraso.

Ao saber que já tem na manga uma solução que funcionou, o vendedor poderá chegar na reunião com mais segurança. Além disso, não será surpreendido com a cara feia do cliente, nem se sentirá perdido sobre os motivos desse descontentamento dele.

Pelo contrário, pode ser até mais inteligente e enviar uma mensagem para o cliente do tipo: “Soube o atraso, estou indo aí resolver isso, agora mesmo!” – transformando uma crise em oportunidade.

Quem sabe ele não consegue acrescentar ao pequeno desconto na entrega em atraso um pedido novo um pouco maior que o usualmente feito por este cliente?

Esta é apenas uma das vantagens do CRM operacional. Ele possibilita atender aos clientes rapidamente. Além disso, permite manter a linha de frente de sua operação comercial sempre bem informada e preparada para imprevistos.

Assista a este vídeo de nossa Websérie no Canal Agendor do YouTube e veja uma situação que ilustra claramente a falta que um CRM operacional pode fazer para sua força de vendas:

Disciplina no gerenciamento das informações

Assim que a situação estiver contornada, o consultor de vendas deve alimentar o histórico do CRM com tudo que foi decidido na reunião e qual a reação do cliente.

Dessa forma, gera-se uma fonte de conhecimentos precisa e confiável, que vai sempre aumentando com novos dados e informações, e que poderá ser usada por seus vendedores, pela área de atendimento ao cliente e pelo pessoal de suporte sempre que se virem em uma situação semelhante com outros clientes.

Por isso, ser disciplinado e manter o sistema de CRM alimentado é fundamental para que ele funcione adequadamente.

funil-de-vendas-crm-operacionaletapas

Funil de vendas Agendor

Chega de falhas no follow-up

Outro benefício fundamental de um CRM operacional com as funcionalidades adequadas é o envio de lembretes de follow-up via e-mail ou mensagem de texto, para que consultores de vendas nunca mais esqueçam de se preparar para uma reunião importante ou de dar aquele retorno por telefone que o cliente pediu.

Em resumo, o CRM operacional traz diversos benefícios para o seu negócio, veja:

5 principais vantagens do CRM operacional

  1. Contato ágil com o cliente que tem uma reclamação ou pedido de suporte. Gera aumento de sua satisfação e melhoria no atendimento.
  2. Apoio aos vendedores em campo e aos atendentes no SAC em tempo real, com informações de uma base de dados inteligente, constantemente atualizada. Gera conhecimento para auxiliar na tomada de decisão.
  3. Captação constante de informações e feedbacks junto ao cliente que podem auxiliar em suas vendas.
  4. Em caso de férias de um consultor de vendas, mudança de carteira ou mesmo saída da empresa. As informações de relacionamento com o cliente estão guardadas e preservadas para serem usadas pela equipe comercial.
  5. Sistemas automatizados de agendamento e lembretes de follow-up facilitando a vida dos vendedores e trazendo mais produtividade e resultados.

Experimente um CRM e transforme sua relação com o seu cliente!

E aí? Convencido de que sua força de vendas precisa de um CRM Operacional para conduzir processos? Que tal dar ao time um gostinho de quero mais com o teste gratuito do Agendor? Já adiantamos: as chances de satisfação são grandes! Afinal, mais de 14 mil empresas começaram com o teste gratuito e concluíram que era hora de incluir nosso CRM na rotina!

Preencha o formulário e tenha acesso a todas as funcionalidades do CRM de Vendas do Agendor por 14 dias!