Que tal dobrar suas vendas através do CRM? Selecionamos algumas dicas que vão tornar isso possível

Muitos vendedores acreditam que o sistema de CRM é o seu inimigo número 1. Eles creem que um CRM significa muita burocracia e não influencia diretamente no resultado de vendas.

Infelizmente, eles nunca estiveram tão errados. Afinal, o CRM é uma ferramenta de inteligência que ajuda equipes de vendas, vendedores, gestores e executivos a terem um panorama geral de seu desempenho.

Afinal, toda empresa precisa saber o que vendeu, o que deixou de vender e as oportunidades que ainda estão no seu funil.

Essa é a melhor maneira de todos planejarem as vendas, saberem onde erraram e o que precisa ser feito para melhorar.

Obs: Confira aqui uma apresentação sobre o tema!

Confira o artigo na íntegra!

Por outro lado, se você estiver pensando no sistema de CRM apenas como uma maneira de adicionar um pouco mais de eficiência, ou melhorar seu serviço ao cliente, está perdendo uma grande oportunidade.

O CRM também pode ajudar você a melhorar suas vendas – ou até mesmo dobrá-las. Imagine você hoje com o dobro de vendas, certamente você estaria com outras preocupações, não é mesmo?

Todos querem aumentar as vendas, não é mesmo? Então, nós selecionamos 11 dicas para que você possa dobrar as suas vendas usando um CRM e assim, transformar seus prospects em clientes.

O CRM também pode ajudar você a melhorar suas vendas

O CRM também pode ajudar você a melhorar suas vendas

#1. Compartilhe informação entre sua equipe de vendas

Coordene suas atividades quando a sua empresa for entrar em contato com seus leads e fazer o seu discurso de vendas. Todos nós já tivemos em posição de receber vários telefonemas da mesma empresa.

Parece como se a mão direita não soubesse o que a mão esquerda está fazendo, como se não houvesse nenhuma organização.

Provavelmente essa não seja uma empresa em que os clientes queiram fazer negócios, não é mesmo?!

#2. Mantenha o controle do processo de vendas

Você tem um processo de 5 passos ou algum sistema de vendas para manter a sua equipe acompanhando leads e fechando vendas?

Se você quer ter certeza de que sua equipe de vendas está seguindo ao pé da letra o seu processo, um sistema de CRM pode ser ótimo para monitorar isso também.

Seus vendedores podem dizer a você que têm seguido todos os passos, mas agora você tem uma maneira de assegurar isso.

Tenha pleno controle do processo de vendas com o CRM.

Tenha pleno controle do processo de vendas com o CRM.

#3. Mantenha o gerente de vendas a par do que acontece

Além de manter o controle sobre a equipe de vendas, o CRM mantém o gerente de vendas por dentro de tudo que está acontecendo.

Assim, é possível acompanhar as ofertas que a equipe de vendas faz, além de manter o controle de cada fase do negócio, incluindo as ofertas em fase de fechamento ou as que já foram concluídas.

Em suma, o CRM permite que seu gerente de vendas mantenha o processo de vendas sob controle.

#4. Aloque melhor seus recursos de vendas

Clientes maiores podem precisar de mais recursos de sua equipe de vendas.

Isso pode significar mais recursos para alocar como prioridade nesses clientes, e em seguida para continuar a prestar um bom serviço ao longo do relacionamento comercial.

Um sistema de CRM permite que você veja rapidamente como são alocados seus recursos de vendas. Isso torna mais fácil tomar decisões inteligentes sobre a melhor forma de gerenciar sua equipe com os clientes.

#5. Deixe que os membros de sua equipe saibam onde estão

Os membros de sua equipe de vendas precisam saber como eles estão se saindo. Eles estão cumprindo suas metas de vendas? Se não, quanto ainda falta para atingi-las?

Um passo importante para o auto-aperfeiçoamento é entender como medir o desempenho de cada vendedor. O CRM pode ajudar seus vendedores a aferirem seu desempenho e se esforçarem para melhorar.

#6. Uma maneira fácil de compartilhar materiais de vendas

Dê a sua equipe uma maneira fácil de compartilhar materiais de vendas e outros documentos. Assim todo mundo sai ganhando.

Isso ajuda as pessoas a melhorarem o seu desempenho e finalmente fechar mais vendas.

Também é possível economizar tempo e aumentar a eficiência do seu departamento de vendas assim. Se a sua equipe estiver espalhada geograficamente, o compartilhamento ainda será mais importante.

O CRM pode ser a melhor ferramenta para você compartilhar materiais de vendas.

O CRM pode ser a melhor ferramenta para você compartilhar materiais de vendas.

#7. Simplifique relatórios

Os sistemas de CRM simplificam muitos aspectos na vida de uma equipe de vendas. Isso inclui atividades e relatórios de vendas.

Isso pode ser feito de uma maneira mais simples com o CRM.

Afinal, tudo que um vendedor, gestor ou executivo precisa fazer para ter um relatório, é escolher as métricas que quer monitorar (meta, número de prospecção, número de clientes, etc.).

Assim fica muito mais fácil para a sua empresa acessar e monitorar dados importantes. Em seguida, os vendedores podem aproveitar o tempo para vender mais.

#8. Crie um sistema de geração de leads online

Você pode criar um formulário no seu website para capturar leads e em seguida trabalha-los em seu processo de vendas através do CRM.

Depois de capturado, o lead é encaminhado para o vendedor, para que ele faça contato. Essa é uma ótima maneira de gerenciar os leads que você recebe e aproveitar as oportunidades de vendas.

#9. Mantenha o controle de contatos importantes

Proprietários de pequenas empresas têm a tendência de querer manter o controle sobre tudo. Isso inclui o contato de prospects importantes.

Quando as informações estão todas dentro do CRM, as empresas sabem que o contato do cliente é seu, e não apenas do vendedor.

Muitos vendedores mantém contato de clientes sob sua responsabilidade, para quando forem desligados, a carteira de clientes possa acompanha-lo para outra empresa.

Utilizando um CRM, o contato do cliente ou prospect é da empresa, e não do vendedor, e tudo fica centralizado no sistema.

#10. Lembre-se de suas tarefas com notificações

Assim como é preciso manter o controle sobre as vendas importantes e prospects, vendedores muitas vezes precisam de lembretes sobre próximos passos e novas ações.

O sistema de CRM fornece notificações e lembretes sobre os contatos e oportunidades de vendas que talvez tenham sido esquecidos pelos vendedores.

Dessa maneira, o vendedor mantém o controle do processo de vendas, e ainda aproveita ao máximo cada oportunidade.

O CRM é uma ótima ferramenta para lembrar você de suas tarefas e clientes.

O CRM é uma ótima ferramenta para lembrar você de suas tarefas e clientes.

#11. Use o CRM para se conectar com potenciais clientes

Se o seu CRM se conectar com mapas, você pode otimizar o seu tempo na visita de clientes.

Quem precisa de uma chamada de vendas, ou de um e-mail quando um encontro pessoal pode ser viabilizado, quando o seu prospect está próximo a um cliente?

Ao cadastrar suas oportunidades de negócios, o CRM ainda pode ajudar você a organizar suas visitas comerciais e tirar o melhor desempenho de reuniões e encontros com mapas apontando a localização de clientes e prospects.

Assim, entre uma visita e outra a clientes, você pode fazer follow-up em seus potenciais clientes.

Você está preparado para dobrar suas vendas?

Agora que você já sabe como a inteligência de um CRM pode ajudar a sua empresa a dobrar as suas vendas, tudo que tem que fazer é escolher o melhor sistema de CRM e implantá-lo o mais rápido possível.

O CRM certamente é uma ótima oportunidade para vender mais, conhecer melhor o seu processo de vendas e ainda ter os seus números de vendas na palma da mão.

Além de aumentar o seu desempenho, o CRM diminui o tempo em que a sua empresa passa planejando suas vendas, já que ele organiza suas informações para que possam ser acessadas em tempo real.

Ter um sistema de CRM não é apenas benéfico para a sua empresa. É benéfico para seus clientes também. E se você quiser, pode experimentar nosso CRM por 14 dias grátis antes de contratar.