Você, que é vendedor externo ou representante comercial, e tem como principal atividade da rotina comercial as visitas ao cliente e reuniões fora da empresa, já deve ter passado por alguma dessas situações:

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  • Terminar uma visita a um cliente e, confiando na própria memória, deixar para deopis o registro do que foi conversado e, ao fazer isso, se dar conta de que esqueceu detalhes da negociação
  • Chegar até o cliente onde marcou uma reunião e não se lembrar com exatidão de tudo o que combinaram na última vez que se falaram, pois não tinha suas anotações ou registros com você
  • Esquecer de deixar um lembrete para si mesmo sobre um follow-up que precisava ser feito alguns dias depois de uma reunião e acabar perdendo uma oportunidade de venda devido ao timing errado

A verdade é que, mesmo para equipes comerciais que já contam com o auxílio de uma ferramenta de CRM no dia a dia, não ter acesso a um CRM no celular pode dificultar um pouco a rotina quando seu trabalho consiste em passar boa parte do expediente longe de um computador.

CRM no celular: mais facilidade na vida do vendedor

Uma ferramenta de CRM já pode ser um fator que otimiza todo o processo e rotina comerciais, quando incorporado com disciplina às atividades do dia a dia do vendedor.

Com funcionalidades como históricos de clientes e negociações, relatórios de análise de performance, funil e mapa de vendas, além de lembretes de tarefas a serem realizadas, uma plataforma de CRM atua como um assistente pessoal para a equipe de vendas, tornando processos mais claros e práticos.

Quando todas essas facilidades se estendem para dispositivos móveis, como os casos de CRM no celular, toda essa rotina fica ainda mais inteligente, confira como:

Redução do trabalho manual e mais agilidade no trabalho

Uma pesquisa feita pela InsideSales.com Labs mostrou que um vendedor dedica, em média, menos de 36% de sua rotina de trabalho às vendas.

Para vendedores de campo, essa média tem uma leve melhora, com cerca de 3,1% mais tempo vendendo do que vendedores internos., Ainda assim, uma média relativamente baixa.

Com sistemas de CRM, o vendedor tem mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: vender mais!

E se há sincronização de dados entre a plataforma web e aplicativo no celular, tudo o que é feito no sistema (como um agendamento de atividades ou registro de novos prospects, por exemplo) fica também registrado no celular, sem a necessidade de que essas atividades sejam realizadas duas vezes.

Obtenção fácil de informações mesmo longe da empresa

Um vendedor que chega bem preparado a uma negociação tem mais chances de fechar uma venda, concorda?

Mas, com a rotina de visitas e reuniões de um vendedor externo, a correria do trânsito para ir de um cliente a outro pode fazer com que detalhes e informações chave sobre um prospect sejam esquecidas na hora de negociar com ele.

Por isso, ter acesso fácil a esses e outros dados relativos a uma negociação pode ajudar o vendedor a ter mais controle da conversa com o cliente, uma vez que ele pode usar o CRM no celular para revisar tudo o que já foi falado com esse cliente anteriormente.

Rapidez na hora de acessar dados importantes

Uma das características  que o universo de vendas exige é agilidade. E um aplicativo de CRM no celular pode trazer isso ao vendedor. Com o acesso rápido e fácil aos dados, o aplicativo colabora em tempo real para que o vendedor faça mais em menos tempo.

Tendo todas as informações sobre as negociações acessíveis em qualquer lugar, o time de vendas externas não precisará, por exemplo, ligar para alguém que esteja na empresa para recolher ou confirmar um dado, ou gastar tempo desnecessário procurando por uma ficha ou cartão de visita de um cliente em meio a vários outros.

Aplicativo Agendor para dispositivo móvel

Pensando em facilitar ao máximo a rotina de toda a equipe comercial, o Agendor conta, além da versão web, com um aplicativo para celular, disponível em iOS e Android, criado para melhorar a comunicação entre gestor e vendedor, além de aumentar o potencial de vendas da equipe.

Assim como na versão web, o aplicativo:

  • Envia lembretes de reuniões, ligações e outras atividades automaticamente
  • Organiza as negociações em um funil de Vendas visual, que dá uma visão panorâmica do seu processo comercial
  • Guarda o histórico de interações e centraliza todo o cadastro de clientes e oportunidades de vendas
  • Facilita a busca de clientes e negócios por produtos/serviços de interesse

E, além disso, o app conta com:

Rota de vendas

Com a funcionalidade de rotas de vendas, o app consegue geolocalizar clientes no mapa para otimizar visitas comerciais.

Dessa forma, o vendedor consegue organizar um roteiro de visitas que o faça ganhar tempo e diminuir custos operacionais (como gastos com combustível e manutenção do carro, por exemplo).

Além disso, com uma roteirização organizada e pré-estabelecida, o vendedor não corre riscos como se perder em alguma área da cidade que não conheça, por exemplo, ou ir até um cliente apenas para descobrir que o endereço estava desatualizado.

Disponibilidade de informações mesmo offline

Um vendedor que está a maior parte do tempo na rua ou na estrada não pode depender de uma boa conexão de internet durante seu dia.

Por isso, as informações salvas por ele no aplicativo do Agendor ficam disponíveis até mesmo offline. Ou seja, independente de estar em um lugar com fácil acesso à internet ou em um local onde o sinal não funciona tão bem, o acesso às informações chave necessárias vão estar ao alcance de um clique.

E o melhor: se o vendedor registrar informações no aplicativo no momento em que estiver offline, assim que ele voltar a se conectar, o app fará backups automáticos e sincronizará todas as informações com a versão Web, evitando perda de dados importantes.

Identificação de chamadas

Se um prospect te liga, essa pode ser uma ótima oportunidade de fazer sua negociação avançar, certo?

Por isso, o app do Agendor identifica o cliente que está ligando, mesmo que ele não esteja cadastrado em sua agenda telefônica. Assim, o vendedor consegue acessar as informações daquele cliente com facilidade no sistema e é capaz de aproveitar a ligação para evoluir o processo da venda.

Fluxo inteligente de atividades

O aplicativo do Agendor conta com o fluxo inteligente de atividades. Isso significa que, de forma inteligente, o sistema sugere o que deve ser feito para evoluir negociações.

Assim, quando um vendedor marca como feita uma atividade de reunião, por exemplo, o próprio aplicativo o incentiva a marcar uma atividade relativa à próxima etapa da negociação (como um envio de proposta).

Dessa forma, o vendedor consegue manter o prospect quente e seu relacionamento com o cliente constante e focado para que a venda seja feita.

[Imagem fluxo inteligente de atividades]

Autonomia para o vendedor, visibilidade para o gestor

Um sistema de CRM no celular amplia ainda mais os benefícios da plataforma web e pode ser um catalisador para aumentar as vendas da equipe comercial da sua empresa.

Funcionalidades que deixam a rotina ainda mais dinâmica e inteligente cooperam para que o vendedor seja capaz de focar mais tempo e esforço nas vendas, e ainda facilitam a rotina do gestor, que pode acompanhar com mais precisão as atividades realizadas por um time de vendas externas.

Para conhecer mais sobre o aplicativo do Agendor, acesse: versão Android e versão iOS

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