Um controle de clientes online eficaz faz a diferença na hora de estabelecer promoções, atualizar seus clientes e determinar estatísticas.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Um sistema de controle de clientes online é uma ferramenta eficaz para gerenciar o histórico dos clientes e das vendas, de forma organizada e acessível.
  • O controle de clientes acessível em diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e computadores, proporciona uma vantagem significativa em termos de organização e agilidade na comunicação interna da empresa.
  • Um sistema de controle de clientes online permite maximizar as informações sobre os clientes, personalizar as interações, oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades e expectativas de cada cliente, e identificar oportunidades de venda.
  • Além disso, o sistema facilita o cross-selling e o up-selling e auxilia na análise e segmentação dos clientes. O CRM é um exemplo de sistema de controle de clientes. Conheça todas as vantagens dessa plataforma em: Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais
  • Um sistema de CRM é uma ferramenta que permite um controle efetivo de clientes de forma online. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e confira todas as funcionalidades de controle de clientes em nosso app!

Apesar disso, no cenário de pequenas e médias empresas, 46% delas não mantém cadastro de clientes e apenas 37% o mantém atualizado.

Realizar o controle de clientes de forma errada, não fazê-lo de maneira nenhuma ou encher os cadastros de informações irrelevantes são erros comuns que empresas cometem ao tentar fazer essa gestão.

Dito isso, vamos analisar como manter um controle de clientes online grátis e eficiente, que pode ser feito por sua equipe de vendas, e seja fácil de acessar e útil em suas informações. Aproveite!

Controle de clientes online grátis: tudo o que um sistema precisa ter

Uma boa maneira de fazer o controle de clientes e vendas de forma online é por meio de um sistema, uma ferramenta armazenada na nuvem, que é acessível de qualquer lugar.

Esse sistema deve ser simples, de fácil implementação, e ser acessado por todo o time de vendas.

Isso porque quando todos atualizam as informações constantemente, elas se tornam bem mais confiáveis e toda a equipe se comunica melhor.

Nesse sentido, um sistema de controle de clientes online permite:

  • maximizar a informação do cliente;
  • personalizar contatos com consumidores;
  • ofertar exatamente o que cada cliente necessita;
  • aumentar a venda para clientes existentes com uso do cross selling e do up selling;
  • identificar oportunidades de venda.

Um software de controle de clientes online vai ajudar a empresa a analisar o que os clientes querem, separá-los por categorias e segmentá-los.

Assim, o sistema permite que a equipe entenda o cliente cada vez mais. 

Porém, essas são apenas algumas das funcionalidades que uma ferramenta desse tipo deve ter.

Vamos conhecer mais algumas?

Antes, veja quais são as maiores vantagens de investir na gestão de seus clientes.

Entenda também: A importância do cadastro de clientes: veja 4 motivos para manter um cadastro perfeito!

Funcionalidades de um sistema de controle de clientes online

Com o sistema de controle de clientes gratuito do Agendor, você tem informações completas sobre eles em um cadastro que pode ser acessado no seu computador e também no celular ou tablet.

Isso porque o processo de cadastrar um contato é simplificado. Basta que o vendedor, por exemplo, insira o CNPJ do cliente e o software do Agendor termina o preenchimento do cadastro de forma automatizada, com dados provenientes da Receita Federal.

Além disso, há outros recursos que tornam a gestão e o controle de carteira de clientes ágeis, simples e eficientes. Confira quais são!

  1. Cadastro de clientes unificado

Não é benéfico para ninguém que cada vendedor ou time tenha seu próprio cadastro e lista de clientes.

Se um vendedor precisar se ausentar por algum motivo, é fundamental ter um cadastro centralizado, que contenha as informações relevantes sobre leads e clientes.

E esse cadastro é útil não só para a empresa, mas também para seus funcionários e, principalmente, para o cliente, que receberá o mesmo nível de atendimento independentemente de quem é o vendedor.

  1. Controle de carteira de clientes 

Informações guardadas em papel ou contratos são coisa do passado. Já foi tempo em que a carteira de clientes era apenas um caderno com nome, empresa e telefone de prospects e consumidores.

Hoje tudo está mais moderno e completo, possibilitando que as negociações sejam altamente personalizadas. 

Se aquele seu cliente que veio renovar o negócio está argumentando sobre o preço da oferta que recebeu ou um desconto dado a outro consumidor, é importante que você também tenha essa informação!

Saber o que foi acordado com o cliente durante todo o seu relacionamento com a empresa é essencial e essas informações podem e devem ser usadas em negociações futuras.

O histórico do controle de carteira de clientes do Agendor é completo, e você nunca mais vai perder as informações de uma interação com eles:

  1. Atualização de informações em tempo real

Não adianta nada ter um software de controle de clientes se ele não for atualizado constantemente. 

O gerente deve, a qualquer momento, acessar o cadastro de clientes e verificar tudo o que está sendo feito pelos vendedores.

Para isso, um bom controle de clientes online deve ser feito a qualquer hora, em qualquer lugar. Sem precisar necessariamente estar dentro do escritório.

Nesse contexto, um sistema de controle de clientes online oferece acesso a qualquer dispositivo conectado à internet, como tablet e celular, promovendo uma vantagem enorme de organização!

Por exemplo, imagine que um vendedor foi fazer uma visita externa e assim que a reunião acaba ele insere as informações novas no cadastro de clientes através do seu smartphone.

O gerente já fica ciente de tudo o que aconteceu antes mesmo do vendedor voltar à empresa. E se houver atitudes a serem tomadas, o processo correrá muito mais rápido!

  1. Usabilidade 

Muitas vezes uma novidade que tem a intenção de facilitar a vida da empresa acaba trazendo o efeito contrário.

Um sistema de controle de clientes gratuito com inúmeros recursos (muitos dos quais nem serão utilizados) e que necessita de uma equipe de TI para o instalar em cada computador e dispositivo da empresa, frustra o time (e você). Além disso, demora muito para oferecer resultados tangíveis.

Existem empresas que investem justamente nesse quesito, inovando com ferramentas que podem ser aprendidas em um dia, deixando o tempo do seu time de vendas ser aproveitado para vender!

Leia também: Como usar um software de cadastro de clientes com sucesso?

Como fazer o controle de clientes?

Podemos te contar um segredo? Mesmo que a ferramenta para controle de clientes online seja a melhor do mercado, ela não faz milagre.

A chave é unir a qualidade de um sistema com todo o potencial da equipe de vendas para realizar uma gestão de alta performance.

Porém, como fazer um controle de clientes de forma completa e que dê para aplicar todos os dias? Veja 3 dicas infalíveis que separamos abaixo!

  1. Segmente seus clientes

O que fica mais fácil: arrumar sua despensa com todos os alimentos juntos ou separados por categorias? O mesmo acontece com o controle da carteira de clientes.

É crucial fazer a segmentação de seus clientes para direcionar ações de vendas, marketing e atendimento.

Divida a sua base em grupos com características em comum, como hábito de consumo, produtos adquiridos, localização, tempo de relacionamento, ticket médio etc.

E são vários benefícios gerados pela segmentação da sua carteira:

  • personalização do atendimento;
  • aumento da satisfação do cliente;
  • maior índice de retenção e fidelização;
  • otimização de processos e recursos;
  • maior chance de fechamento de negócio.

Continue aprendendo: Segmentação de clientes B2B: o que é e como segmentar com 6 variáveis?

  1. Crie estratégias para clientes inativos e em risco

Depois de identificar seus diversos grupos de clientes, não elimine o considerado em risco e inativos. Crie estratégias de reengajamento e, assim, entenda se realmente aquele contato precisa sair da sua lista.

Os clientes inativos, que não compravam com sua empresa há um bom tempo, podem ser reativados com uma pesquisa completa sobre os motivos da perda, as reclamações feitas no atendimento, as falhas durante seu tempo de relacionamento com a marca etc.

A partir dessa busca, é possível entender o que houve e elaborar ações que o tragam de volta, mesmo se ele estiver com a concorrência.

Um ponto aqui é identificar os gargalos internos que podem ter afastado esse cliente e perceber se é um problema recorrente. Se for, é o momento certo de aplicar melhorias. 

Afinal, não adianta nada gastar tempo e dinheiro para reconquistar o consumidor se ele encontrar os mesmos problemas, certo? Pense nisso.

Leia mais: 7 táticas efetivas para recuperar clientes inativos

  1. Centralize todos os dados dos clientes

“Ah! Eu sei que é o Marcelo. Já vendi um produto a ele. Peraí que vou procurar informações sobre essa venda”

Bem, há duas resoluções para essa busca: perder tempo olhando várias abas ou diversas planilhas ou acessar um sistema de controle de clientes online rapidamente, como o CRM, e encontrar o contato e dados completos sobre ele.

Qual você acha que será mais eficiente?

Um bom sistema de gestão de clientes coleta, armazena e integra todas as informações a fim de tornar o trabalho dos vendedores mais ágil e preciso. Logo, dados não são perdidos, muito pelo contrário, são centralizados em um só local.

E mais: isso não vale apenas para trocar informações em tempo real entre vendedores, mas com outras equipes, como a de marketing e atendimento. 

Empresas com foco no cliente usam sistema de controle online

Empresas podem orientar seus esforços em duas direções: ao produto ou ao cliente.

O que isso significa exatamente? 

Bom, negócios que guiam suas atividades em relação ao produto, o fazem de maneira mais técnica, focando na qualidade.

Já as companhias que orientam seus negócios em direção ao cliente baseiam suas decisões não na qualidade do produto, mas nas necessidades do público.

O mercado basicamente modela o produto/serviço. Ele é alinhado tanto com as vontades do consumidor quanto com a visão estratégica da empresa.

É importante dizer que nenhuma dessas construções é definitivamente melhor. O que importa é como alinhá-las e mesclá-las com a visão da sua empresa.

Um sistema de controle de clientes é extremamente útil para aumentar a parte de sua organização que orienta os esforços em relação ao consumidor, escutando, entendendo e construindo um relacionamento que vai além da simples compra e venda.

Para empresas com foco no cliente, o relacionamento é uma parte essencial para gerar fidelização e receita recorrente. 

Se o foco da sua empresa é este, fique por dentro de TUDO o que você precisa saber sobre relacionamento com o cliente em: O que é relacionamento com o cliente: 9 dicas para construir laços sólidos.

Conheça um sistema controle de clientes online, gratuito e fácil de usar

O Agendor é um aplicativo que ajuda empreendedores, gestores e vendedores a serem mais eficientes no relacionamento com seu público, oferecendo funcionalidades essenciais para o controle de clientes.

Essa ferramenta de CRM, que permite uma gestão efetiva de clientes de forma online, também possui um plano gratuito, podendo ser usada em todos os dispositivos.

Para ter uma ideia dos recursos disponíveis do Agendor, citamos alguns abaixo. Lembramos que grande parte das tarefas são automatizadas e os dados emitidos em tempo real.

  • Relatórios detalhados e personalizáveis;
  • Identificação de clientes com maior retorno financeiro;
  • Criação e gerenciamento de múltiplos funis de venda;
  • Otimização do processo comercial e descoberta de gargalos;
  • Centralização de todos os dados sobre os clientes e as equipes;
  • Acompanhamento do desempenho dos vendedores;
  • Fluxo inteligente de atividades;
  • Agenda com lembretes de compromissos;
  • Histórico centralizado do cliente;
  • e muito mais!

Veja mais sobre o Agendor neste vídeo:

Já pensou poder usar esse cadastro de clientes online grátis PARA SEMPRE? É isso mesmo, o CRM do Agendor tem um plano gratuito que nunca acaba, conheça agora mesmo: Quero me cadastrar no Agendor GRÁTIS!