Você sabe o que a sua empresa precisa para desenvolver uma mentalidade de vendas? Conheça as melhores dicas para construir uma equipe de vendas vencedora!

Aumentar as vendas e construir novos negócios andam de mãos dadas, mas nem sempre significam a mesma coisa. Por isso, criar uma equipe de vendas vencedora pode ser um grande desafio para gestores comerciais e empreendedores.

Para uma empresa ter uma equipe de vendas vencedora é preciso concentrar seus esforços em 3 áreas que são essenciais para o sucesso: sua equipe de vendas, um sistema de CRM e um bom gestor por trás tudo.

Com esse trio em mente, você consegue ter não apenas uma equipe de vendas vencedora, mas também uma empresa vendedora. Acredite, isso é para poucos.

Se você quiser seguir esse caminho, com base nessas áreas chaves, estão aqui 6 dicas que melhoram e aumentam como suas vendas.

A sua equipe de vendas está preparada para vencer?

A sua equipe de vendas está preparada para vencer?

# 1. Vendedores precisam usar tecnologia

Há 25 anos atrás a tecnologia do vendedor era a sua agenda. O seu bip, seu cartão de visitas e um telefone fixo.

Hoje, isso ficou pra trás. Um vendedor de uma empresa que quer passar a imagem de sucesso não pode mais usar os mesmos aparatos tecnológicos. O vendedor precisa estar equipado com tecnologia de ponta para aumentar sua produtividade.

Já viu um time de futebol dividir o ataque defesa e a defesa para praticar em lados diferentes da cidade? Provavelmente não. Mesmo quando o trabalho de todos é um pouco diferente, uma equipe precisa de coesão e eficiência aerodinâmica que só vem trabalhando na mesma área.

Um sistema CRM oferece esse lugar único para suas equipes de vendas colaborarem, venderem e adquirirem novos clientes, construindo uma plataforma sólida para o seu crescimento, remando assim para o mesmo lado.

# 2. Os vendedores necessitados de uma ferramenta poderosa de prospecção

Há uma razão porque chamamos essa etapa da venda de prospecção. Essa é a maneira como os mineiros nos tempos do velho oeste selvagem buscavam por ouro nas minas.

Você quer ter uma ótima ferramenta que toda a sua equipe pode usar para fornecer insights , para se comunicarem com seus prospects e, também, ajudar a encontrar novos clientes que estão esperando para aparecer descobertos.

A experiência de grandes vendedores demonstração que ter um plano de prospecção focado em ganhar um mercado, um tipo de negócio ou um território é uma maneira de unir esforços para criar um grande impacto no mercado e nas vendas.

Unindo isso, um CRM profissional, os resultados serão mais eficazes e sua empresa vai ter um direcionamento e uma meta segmentada.

Não permita que seus vendedores saiam prospectando ao acaso. A direção é a melhor maneira de performance e alcançar os resultados esperados.

A prospecção precisa estar na alma do vendedor. Mas, precisa ser bem direcionado.

A prospecção precisa estar na alma do vendedor. Mas, precisa ser bem direcionado.

# 3. Encontre métricas para medir o desempenho e fique de olho

Como você está construindo uma organização voltada para as vendas, é imperativo monitorar atividades para identificar o que funciona e o que não está funcionando.

Relatórios e painel de vendas ajuda a realçar o que você pode melhorar , bem como os pontos fortes em que sua equipe de vendas pode ter melhores resultados.

Isso permite que você tenha uma melhor visão para alinhar a sua equipe de vendas de maneira mais direta, mais eficiente e que atraia os melhores resultados possíveis.

O primeiro passo é observar e monitorar apenas as melhores métricas e indicadores.

Qualificados, por exemplo, o número de ligações de prospecção por oportunidade, o número de ligações que foram convertidas em visitas, ou em uma sinalização de interesse, o número de novos clientes por segmento (ou região, ou tamanho de cliente), o número de reuniões e conversas informações com os clientes, novas oportunidades, oportunidades a serem fechadas e novas vendas.

# 4. Toque no instinto competitivo de sua equipe de vendas

Quero saber se alguém é competitivo? Pergunte a eles, “o que cria uma emoção mais forte: você ganhar ou perder?”.

Os mais competitivos odeiam perder muito mais do que eles gostam de ganhar, e vendedores são profissionais completamente competitivos e motivados.

Para isso, competições, concursos e gamificação são uma ótima maneira de explorar a natureza competitiva e levar as pessoas a se reunirem e se manterem motivados para continuar jogando o jogo de vendas.

E se você está mensurando corretamente, existem muitas oportunidades em uma competição em torno de uma dessas métricas, como por exemplo, fazer mais chamadas de vendas, para progredir rapidamente e fechar mais negócios.

Se você pode medir, você pode motivar.

Garanta que todo vendedor tenha o espírito competitivo para estar em sua equipe.

Garanta que todo vendedor tenha o espírito competitivo para estar em sua equipe.

# 5. Sempre recrutar

Se você, alguma vez observou o perfil de seus clientes, deve ter visto que os títulos, as posições, as empresas e as carreiras mudam rapidamente e, percebendo que o mundo corporativo é muito dinâmico.

Enquanto você pode estar satisfeito com a equipe atual, você deve sempre ter uma carta na manga.

Nunca se sabe quanto alguém da sua equipe vai decidir que é hora de mudar. É duro ter assentos vazios, enquanto a luta para preenche-los é enorme.

Por outro lado, se você tem cartas na manga, para preencher os lugares de seus campões que antes lutar outras vai ser um desafio menos exaustivo do que iniciar um processo seletivo do zero.

Lembre-se disso: a qualquer momento a sua equipe de vendas pode mudar e, você irá sofrer com isso.

5 dicas para construir uma equipe de vendas vencedora

#6 Transforme metas cumpridas em sonhos realizados

Um dos grandes desafios dos vendedores é entender, de forma palpável, como os esforços empregados no processo de vendas refletem na realização de sonhos e objetivos pessoais. Muitas vezes, essa falta de clareza gera desmotivação e dificulta o engajamento em ferramentas, como o CRM.

Pensando nisso, desenvolvemos uma forma de conectar sonhos pessoais a metas profissionais: é o Funil dos Sonhos, nossa ferramenta exclusiva de motivação de vendedores.

Com uma interface intuitiva e super simples, o Funil dos Sonhos ajuda a conectar os objetivos dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.

Além de impactar diretamente na forma como os vendedores se relacionam com seus objetivos no trabalho, o Funil dos Sonhos contribui para:

  • engajar o time no CRM;
  • auxiliar no acompanhamento da produtividade da equipe de vendas.

Conheça o Funil dos Sonhos e comece a utilizá-lo com a sua equipe agora mesmo!

Esteja preparado para criar uma cultura vencedora na sua empresa

As chaves para a construção de uma organização de vendas vencedora são os mesmos pilares que sustentarão uma equipe de vendas bem locais e permitirão o crescimento contínuo, ano após ano da sua empresa em novos mercados, clientes e regiões.

A adoção de um sistema de CRM, unindo com técnicas e táticas de prospecção projetadas para o tempo de vendas, juntamente com o acompanhamento das métricas certas para monitorar o comportamento do seu ciclo de vendas vão ajudar você a desenvolver uma mentalidade de vendas profissional em sua empresa.

Ao unirmos esse comportamento à mentalidade competitiva de cada vendedor e cada equipe de vendas, a sua empresa coloca um desempenho de vendas em primeiro lugar e, novos resultados serão adquiridos.

Só não se esqueça de sempre ter um plano B. Muitas vezes o plano A está bom, e nada parece dar errado. Mas, precisamos estar preparados para os objetivos no caminho.