Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos em vários aspectos.

O endomarketing (comunicação interna ou marketing interno) sempre existiu nas organizações que sabem da importância de manter um ambiente integrado e com a informação fluindo de forma adequada, nutrindo líderes e liderados com os dados e informações que necessitam para desempenhar suas funções e atingir os objetivos corporativos.

E isso é feito por meio de um simples mural de avisos ou um jornal interno, até uma newsletter da empresa ou um sistema integrado de comunicação e inteligência da informação que compartilha dados e decisões online e em tempo real.

Veja neste artigo como implementar e desenvolver o endomarketing e a comunicação interna em sua empresa para informar, educar e treinar funcionários e obter os melhores resultados junto a seus clientes.

Tudo sobre comunicação interna e endomarketing

O termo endomarketing foi criado pelo professor e consultor brasileiro Saul Faingaus Bekin, que foi o precursor no uso desse conceito no sentido de marketing voltado para dentro: uma ação interna da empresa que visa manter os funcionários bem informados e integrados.

Muitos também chamam o endomarketing de marketing interno, como Kotler, que diz: “As técnicas de marketing interno devem preceder o marketing externo”.

Com isso ele quer dizer que os objetivos de marketing da empresa, seu planejamento estratégico, diferenciais competitivos e posicionamento de mercado só podem ser aplicados de forma adequada pelos funcionários e colaboradores da organização se o endomarketing e a comunicação interna fizerem seu trabalho.

Isto é, para que a empresa leve aos seus clientes serviços ou produtos que correspondam a seus desejos e necessidades, é necessário que todos na empresa estejam familiarizados com esses objetivos e como serão alcançados.

É preciso que tenham total ciência de missão, visão e valores do negócio para o qual trabalham.

Assim, a comunicação interna e o endomarketing passam a desempenhar um papel fundamental nesse quebra-cabeças para satisfazer o consumidor.

Leia mais: 9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho

Veja agora os principais conceitos por trás da comunicação interna e do endomarketing.

Conceitos de comunicação interna e endomarketing

Definição de endomarketing

Consiste na realização de ações de marketing dirigidas para o público interno, colaboradores e funcionários da empresa, com o objetivo de deixar claros os valores e práticas definidos estrategicamente para satisfazer os clientes da empresa com o objetivo de conquistá-los e fidelizá-los.

Objetivos do endomarketing

Dar agilidade e facilitar todo o processo de comunicação, troca e compartilhamento de informações para construir um relacionamento aberto com o público interno, tornando claros e transparentes os objetivos da organização, alinhando e consolidando as relações entre as lideranças do negócio e os funcionários, assim como entre departamentos e áreas da empresa.

Conceito de endomarketing

Processo focado em harmonizar e sincronizar a informação para implantar de forma consistente a estrutura de marketing nas empresas que tem como objetivo uma ação voltada para atender as necessidades do mercado e os desejos dos consumidores.

Função do endomarketing

Internalizar o conceito de “cliente” nos processos da empresa para se conseguir a melhora na qualidade dos serviços e produtos oferecidos ao mercado por meio do aumento da produtividade pessoal de cada funcionário e dos processos internos como um todo.

Integrar departamentos para trabalharem com sinergia é um dos objetivos do endomarketing e da comunicação interna. Veja como integrar marketing e vendas: Marketing e Vendas: 4 segredos que um time deveria saber sobre o outro

10 dicas para promover o endomarketing e a comunicação interna na empresa

Seguindo as recomendações do livro “Conversando Sobre Endomarketing”, de Saul Bekin, apresentamos dicas para evitar que problemas de comunicação interna surjam na empresa:

  1. A direção da empresa deve estar empenhada na visão orientada para o cliente e para a valorização dos colaboradores.
  2. A gerência deve compartilhar dessa visão voltada para o cliente e ter capacidade de liderança, transmitindo aos colaboradores responsabilidade, vontade e iniciativa.
  3. O conhecimento e a informação devem se espalhar por todas as áreas da empresa, integrando departamentos e estimulando o potencial de cada colaborador.
  4. Os colaboradores devem conhecer os objetivos da empresa e como ela está direcionada para atender os clientes, entendendo sua responsabilidade para se atingir esse objetivo.
  5. Todos na empresa devem conhecer suas tarefas e se sentirem motivados para trabalhar em equipe na busca desses resultados direcionados aos clientes.
  6. Treinamentos e iniciativas de capacitação devem acontecer regularmente, reforçando valores e atitudes, assim como aspectos técnicos e operacionais das tarefas de cada um.
  7. Os feedbacks e as avaliações de desempenho devem usar critérios transparentes e justos e serem comunicados aos interessados para que possam saber como seus esforços estão repercutindo na empresa.
  8. A informação deve fluir adequadamente pela empresa, com um processo contínuo de comunicação e capacitação dos funcionários.
  9. A comunicação deve ser trocada em um esquema de mão-dupla, em que os colaboradores podem expressar suas opiniões, sugestões, necessidades e expectativas para as lideranças e estas os informem adequadamente sobre os objetivos e resultados da empresa.
  10. As expectativas e necessidades dos colaboradores devem ser atendidas para se conseguir construir um ambiente de confiança mútua e eficiência, delineando critérios claros e objetivos e que se encaixem nos objetivos estratégicos da empresa.

Dica extra: automatize a comunicação interna

Utilizar algum tipo de ferramenta de comunicação interna é um ótimo auxílio para melhorar o fluxo de informações e otimizar a relação entre as pessoas dentro de uma empresa.

Para além desse fator, é possível fazer com que processos de endomarketing sejam automatizados quando conectados a esses softwares de comunicação. Com isso, ações poderão ser tomadas com mais agilidade enquanto a oportunidade ainda está quente.

Veja abaixo alguns exemplos de automatização que podem ser feitos entre o Agendor e ferramentas de comunicação interna na Pluga:

Sem um clima saudável dentro da empresa, as ações de comunicação interna e endomarketing podem ser muito prejudicadas. Saiba como avaliar o clima organizacional e se antecipe a qualquer problema: Como fazer questionário de pesquisa de clima organizacional