Em tempos de desafios, todo empreendedor busca as melhores maneiras de potencializar sua competitividade empresarial.

E logo vem à cabeça reduzir custos nas empresas e reorganizar processos. Não que essas providências sejam descabidas, mas geralmente são as que mais demandam energia, trazem mudanças na maneira da empresa funcionar e, muitas vezes, abalam o clima da organização.

Não será possível buscar outras formas de melhorar a competitividade empresarial de seu negócio sem causar tantas reações?

O design e a identidade visual de uma empresa são elementos estratégicos muito importantes para o posicionamento de marca, pois são eles que transmitem ao público diversas características fundamentais do negócio.

A importância do posicionamento de marca se reflete nos diferenciais, estratégias genéricas e proposta de valor, alguns dos fatores retratados no design e na identidade visual que podem influenciar fortemente na competitividade da empresa.

posicionamento de marca

Com a vantagem de que a empresa não precisa “parar” para que se estudem e analisem esses pontos para posteriormente se implementarem mudanças, caso necessárias.

Você realmente está usando a comunicação certa para atingir seu público? Para ajudar você a descobrir se uma mudança no design e na comunicação podem ajudar a melhorar seu desempenho na concorrência empresarial, separamos algumas dicas de marketing para que você analise com mais propriedade esta questão.

Suas apresentações comerciais estão dando resultado? Será uma questão de design? Confira esta postagem: 21 dicas para criar uma apresentação comercial matadora

Usando o design para melhorar o posicionamento de marca e a competitividade empresarial

Antes de começar a falar em logos personalizados e outros materiais de comunicação, é importante rever alguns fatores que podem ter se alterado com o ciclo de vida de seu negócio e que precisam estar bem claros antes de se iniciar uma mudança ou criação de design e comunicação da empresa.

Para isso, sugerimos 3 perguntas:

1. O que sua empresa faz melhor que as outras?
2. Quem é seu cliente ideal?
3. Que lugar você quer ocupar nos corações e mentes das pessoas?

Vamos mostrar como chegar a estas respostas e como elas podem melhorar a produtividade de sua empresa, desde que corretamente aplicadas ao design.

O que sua empresa faz melhor que as outras?

Este é o famoso diferencial empresarial competitivo! Pense assim: para alguém escolher os produtos ou serviços de sua empresa, é necessário que ele veja alguma vantagem em sua oferta, algo superior ao que seus concorrentes oferecem.

O diferencial competitivo é o motivo pelo qual um cliente entra em sua loja, compra em seu e-commerce, ou liga para seus vendedores em vez de procurar os demais competidores.

Você sabe exatamente qual o benefício que torna sua empresa mais competitiva? Pois bem, esse benefício deve estar presente de alguma forma no design da comunicação de sua empresa, indicando seu posicionamento de marca por meio de cores, tipografias, formas, símbolos e outros elementos que um bom designer saberá explorar para melhorar sua competitividade empresarial por meio da comunicação.

Quem é seu cliente ideal?

Não importa se sua empresa é B2B ou B2C, existe um perfil de cliente (na verdade vários…) que são aqueles que você procura e quer se relacionar.

E não é difícil descobrir isso. Analise e estude os dados de suas vendas e você vai descobrir o porte das empresas, o cargo dos compradores ou dos responsáveis pela compra, suas formações acadêmicas, idade média etc.

O mesmo vale para clientes pessoa física, os consumidores finais. Onde moram, que idade tem, o que gostam de fazer, quais são seus ídolos?

Com esses dados você pode construir o que chamados de “buyer persona”: Personagens fictícios que representam um ou mais compradores ideais de sua empresa. Com essas pessoas definidas, ficará muito mais fácil escolher os elementos da comunicação que melhor se encaixam com seus valores e crenças, influenciando fortemente o design em sua empresa.

E quanto mais essas personas se identificarem com sua comunicação, melhor será a competitividade de sua empresa.

Que lugar você quer ocupar nos corações e mentes das pessoas?

Bom, baseado nas informações anteriores e em sua estratégia, você poderá definir um posicionamento de marca para sua empresa. Como você quer ser visto por seu público?

Por exemplo, imagine uma gráfica. Confira alguns possíveis posicionamentos:

• Rapidez e qualidade
• A melhor do bairro
• Atendemos em todo país
• O melhor preço para seus impressos
• A primeira gráfica rápida do Brasil
• Envie por e-mail, receba seus impressos em casa
• A maior gráfica de São Paulo

Perceba que para cada um desses posicionamentos de marca, o designer terá que escolher diferentes cores, tipos de letras, símbolos e outros elementos que farão o público posicionar rapidamente em sua mente qual a oferta de sua empresa, qual o excelente benefício que receberão ao escolher o seu negócio.

Veja também outras maneiras de deixar sua empresa mais competitiva: 6 técnicas de vendas e atendimento que trazem resultados

Como transmitir o posicionamento de marca?

É através do design na comunicação que estas respostas são traduzidas para o seu público.

Por isso, responda a estas perguntas e faça um bom briefing para que um profissional de design e comunicação corporativa possa transmitir todas essas características do seu  da melhor forma para seu público através de seus materiais de comunicação, a começar pelo logo.

Assim, com certeza, você vai melhorar seu posicionamento de marca e sua competitividade empresarial.

Gostou desse conteúdo? Ficou curioso para entender mais? Então, você deve ler esses outros textos:

Sobre o autor: Pedro Renan é especialista em Inbound Marketing e Marketing de conteúdo. Atua como CMO da We do Logos, maior empresa de Concorrência Criativa da América Latina.

Um bom posicionamento de maraca pode ajudar na fidelização de seus clientes. Veja mais spnte fidelização em nosso e-book gratuito: O passo a passo da fidelização