O WhatsApp surgiu como uma grande novidade para os usuários de todo mundo. A sua chegada possibilitou trocar mensagens instantâneas apenas com a conexão com a internet, fazendo surgir uma dúvida entre os vendedores: afinal, como vender pelo WhatsApp? É o seu caso?

Principais aprendizados deste artigo:

Até porque, não demorou muito para que as empresas brasileiras também se beneficiassem com esta plataforma, afinal, com a significativa adesão da população ao WhatsApp, os vendedores poderiam se comunicar mais rapidamente com seus clientes, e com isso, fechar mais vendas. 

Para você ter uma pequena noção, cerca de 96% dos brasileiros utilizam o app, segundo dados do Statista. Dessa forma, o WhatsApp se tornou um verdadeiro canal de vendas, determinante para o sucesso dos resultados dos vendedores.

E assim como todo canal de vendas, o WhatsApp conta com práticas e recursos específicos que colaboram para a maior conversão de oportunidades de vendas em negócios fechados.

Dito isso, questionamos novamente: você sabe como vender pelo WhatsApp? Tem utilizado todas as funcionalidades do aplicativo a seu favor? Caso sua resposta seja negativa, ou você esteja em dúvida, ou buscando maneiras de usar a ferramenta a seu favor, não se preocupe. 

Neste artigo, separamos dicas sobre como aumentar as vendas pelo WhatsApp e usar o app queridinho dos brasileiros para lucrar mais. Boa leitura!

Como vender pelo WhatsApp e acelerar seu funil de vendas?

Para vender pelo WhatsApp é necessário ter pleno conhecimento de todas as etapas do funil de vendas. Isso é crucial para guiar o cliente pelo processo comercial, traçar ações condizentes com cada fase e, enfim, ter sucesso no fechamento das vendas. 

Vale a pena lembrar que o funil de vendas normalmente se define da seguinte forma:

  • topo (conscientização): aprendizado e descoberta;
  • meio (consideração): reconhecimento de problema + consideração da solução;
  • fundo (decisão): avaliação e compra.

Essa estrutura acompanha o processo de decisão de compra dos clientes. De maneira geral, eles acontecem da seguinte forma:

como vender pelo whatsapp

Cada etapa deve ser traduzida em ações concretas, que dependem do modelo de negócio de cada cliente. Para cada uma delas, portanto, o WhatsApp pode ser um aliado de forma específica.

Por exemplo: para ações de topo de funil, é possível usar ferramentas de marketing no WhatsApp para obter resultados ainda melhores. Ou seja, o WhatsApp possui recursos que podem ser utilizados para diversos fins.

Ao longo do artigo, elucidamos o uso do WhatsApp ao longo das outras etapas do funil de vendas, considerando as fases de um processo de venda consultiva B2B: 

  • prospecção;
  • qualificação;
  • apresentação;
  • nutrição
  • proposta
  • negociação
  • fechamento.

Como vender mais pelo WhatsApp? Comece pela prospecção

Como destacamos no início, o WhatsApp é um aplicativo utilizado por grande parte dos brasileiros. Aliás, é quase impossível conhecer alguém que não tenha uma conta ativa nesta ferramenta, não é mesmo?

Isso torna a conexão entre empresas e pessoas ainda mais fácil e acessível, e é exatamente este fato que torna o WhatsApp uma ferramenta indispensável nas estratégias de vendas.

Apesar desta facilidade, é preciso ter consciência de que, muitas vezes, os clientes preenchem cadastros com seus números pessoais, sem esperar, de fato, um contato.

Por essa razão, para entender como vender pelo WhatsApp da maneira correta, é necessário, em um primeiro contato para prospecção, se apresentar e dizer ao cliente como o contato dele foi encontrado. 

Assim, você não corre o risco do cliente denunciar a mensagem como SPAM, e não mancha a reputação da sua empresa. A seguir, veja outras dicas para prospectar pelo WhatsApp.

1. Um novo canal de captação

Você pode utilizar as próprias particularidades da ferramenta para prospectar novos contatos. 

Procure, por exemplo, por grupos de WhatsApp que tenham a ver com o seu negócio. Ali você pode conhecer várias pessoas com um perfil que pode ser correspondente aos clientes ideias do seu negócio.

Você precisa ser convidado para fazer parte de um grupo. Portanto, use seu número de celular comercial e cadastre a maior quantidade possível de contatos.

Interaja com eles de uma forma espontânea, sem fazer “propaganda” do seu negócio. Fale dos desafios do mercado, de soluções inovadores e outros temas relevantes. Você verá que, gradualmente, será convidado para grupos repletos de clientes potenciais.

2. A abordagem de vendas correta  

Primeiro, para tratar de qualquer tipo de negociação, com qualquer tipo de cliente, é imprescindível que o WhatsApp Business seja utilizado. 

O WhatsApp Business é a versão comercial do WhatsApp, criado exclusivamente para que empresas, independentemente de seu porte, otimizem suas interações com clientes.

Utilizar o WhatsApp Business demonstra profissionalismo para os clientes, além de melhorar a experiência de atendimento pelo fácil acesso, e gerar pouquíssimos custos dentro da gestão comercial.

A personalização também é fundamental. Trata-se de um canal direto com o consumidor, que espera receber um atendimento personalizado pelas empresas. Para se ter ideia, um estudo de 2023 mostrou que 90% dos clientes gastam mais com empresas que personalizam o atendimento.

Faça isso tendo em mente que o WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas e rápidas. Sendo assim, evite ao máximo enviar mensagens muito longas, com o famoso “textão”. 

Isso incentiva a legibilidade da mensagem, que se torna mais amigável ao leitor assim que abrir a conversa.

3. Tenha a ligação como o objetivo central da prospecção por WhatsApp

Principalmente nos negócios B2B, é pouco provável que uma venda seja concluída 100% via mensagens trocadas pelo WhatsApp.

Os vendedores que utilizam essa ferramenta devem sempre mirar em uma ligação ou reunião para terem um contato mais aprofundado com o cliente, e assim, iniciar sua qualificação para a conversão do contato em uma oportunidade de venda.

4. Use as mensagens rápidas do WhatsApp Business  

Algumas das funcionalidades do WhatsApp Business podem te ajudar a tornar a prospecção pela plataforma ainda mais veloz, mantendo sua qualidade.

Neste caso, recomendamos o uso das mensagens rápidas, também conhecidas como respostas rápidas.

As mensagens rápidas são grandes aliadas na prospecção. Elas contribuem para maior agilidade nas abordagens, deixando um modelo de mensagem de prospecção pronta, que é ligeiramente acessada por meio de uma barra (“/”). 

Com este recurso, basta selecionar o modelo que deseja enviar ao cliente, e editar conforme as particularidades de cada caso.

>>>> Aprenda mais: 11 modelos de mensagem de saudação para clientes no WhatsApp

Como qualificar leads através do WhatsApp?

Após ter um bom número de contatos e de estar em grupos interessantes, é preciso descobrir quais desses participantes são realmente clientes em potencial.

Você pode procurar saber mais sobre eles em outras redes sociais, principalmente no LinkedIn. Entretanto, nem sempre é fácil achar o perfil de alguém por lá só com o contato de WhatsApp.

Uma dica para qualificar leads é fazer perguntas nos grupos que seriam respondidas por pessoas com o perfil para ser seu cliente. Veja alguns exemplos de perguntas para fazer. 

  • Alguém vai hoje na Expo XYZ? — Cite algum evento de sua área de atuação.
  • Alguém aqui pode me indicar um escritório de advocacia (ou arquitetura, ou consultoria financeira etc)? — Cite algum negócio que usa a solução que você vende. Se tiver alguém qualificado no grupo, responderá sua pergunta.
  • Alguém pode me indicar uma boa empresa de assistência técnica para redes? — Faça perguntas sobre negócios complementares ao seu.
  • Alguém sabe de um bom curso sobre tal coisa? — A mesma ideia: pergunte sobre cursos que um potencial cliente seu faria.

Depois de ter o contato, fica mais fácil conversar sobre esses assuntos de interesse comum com a pessoa. Além disso, as pessoas gostam de ajudar os outros e esse tipo de pergunta estimula que respondam e interajam com você.

A propósito, as etiquetas do WhatsApp Business podem te ajudar nesta etapa. Isso porque as etiquetas, ou tags, podem ajudar a classificar e categorizar seus contatos. 

Após as qualificações, você possui maior entendimento sobre o perfil e as necessidades de cada cliente, e pode utilizar as etiquetas para segmentá-los e otimizar suas abordagens.

>>>> Saiba mais sobre as etiquetas do WhatsApp Business em: etiqueta do WhatsApp Business — como fazer gestão de clientes dentro do aplicativo?

Como aumentar as vendas pelo WhatsApp? Apresentando a sua solução

Se você sente que achou um bom lead, a dica de como vender pelo WhatsApp é simples: não seja direto! Lembre-se que devemos sempre tratar destas etapas de maneira ainda mais direta que o WhatsApp, ou seja, pelas ligações e reuniões presenciais ou por videoconferência.

Entretanto, é possível, ao longo de uma conversa, gerar necessidade no cliente. Envie uma mensagem privada do tipo:

Agenor, vi que você é sócio de um escritório de direito. Veja só este case que desenvolvemos para o escritório X e associados.

E inclua o link para o material (um vídeo, de preferência) ou envie um PDF. Você não tem cases ou depoimentos para enviar para seus prospects? Providencie! Sem isso, não tem como vender pelo WhatsApp.

Se ele se interessar, prossiga para um agendamento de ligação ou reuniões.

1. Não se esqueça de criar um bom catálogo de produtos 

Com o catálogo de produtos cadastrado, os prospects podem conferir uma espécie de vitrine dos produtos e serviços da sua empresa, sendo uma maneira fácil de promover as vendas, mesmo durante uma conversa.

É possível cadastrar até 10 imagens e incluir detalhes como:

  • preço;
  • descrição;
  • link;
  • código do produto. 

Assim, ao passo em que os clientes adquirem maior interesse sobre suas soluções, podem conferir de maneira prática o portfólio de produtos da sua empresa e tirar dúvidas.

2. Nutra seus contatos pelo WhatsApp

Enquanto procura qualificar leads ou mesmo se já descobriu alguns, é interessante compartilhar conteúdos que mostrem que você entende profundamente dos assuntos relativos às soluções que vende.

Só compartilhe conteúdos úteis e de alto nível. O ideal é que alguns deles (não todos) sejam produzidos em outras mídias sociais de sua própria empresa, de preferência em um blog.

Ao ser reconhecido como uma referência no tema, logo será abordado por pessoas interessadas ou indicado por outros clientes.

3. Aposte na lista de transmissão e nas etiquetas 

A lista de transmissão do WhatsApp Business é uma funcionalidade que permite que uma única mensagem seja enviada para vários contatos individualmente, ao mesmo tempo. 

Essa prática é excelente para enviar conteúdos relevantes para cada cliente, dependendo, claro, do seu perfil, seu segmento, ou da etapa em que se encontra no processo de vendas.

É por isso que é tão interessante combinar este recurso com as etiquetas. As mensagens enviadas para contatos em massa podem respeitar as categorias ou segmentações criadas pelas etiquetas. Desse modo, torna-se ainda mais simples identificar os contatos que devem receber determinados conteúdos.

Como o WhatsApp contribui para a etapa de envio de proposta?

Enviar uma proposta pelo WhatsApp pode não ser muito adequado, dependendo do ramo de atuação. Tudo depende de sua percepção como vendedor.

Se achar que o relacionamento com o cliente é próximo o suficiente para isso, envie a proposta pelo WhatsApp. Afinal, sem fazer uma proposta, não tem como vender pelo WhatsApp ou por qualquer outro meio de contato com o cliente.

Em caso de pedidos de reposição para varejistas, essa prática já está se tornando bastante comum. No entanto, toda e qualquer proposta enviada exige um follow-up agendado para o vendedor receber um posicionamento do cliente referente a este documento.

É agora que as mensagens rápidas também facilitam a vida do vendedor que visa vender pelo WhatsApp.

Você já sabe que as mensagens rápidas são modelos prontos de textos que podem ser acessados a partir do comando de barra (“/”) no campo de escrita. Então, basta manter um modelo de mensagem de follow-up pronto e utilizar quando for necessário ter um posicionamento dos clientes sobre as propostas!

Aproveite e confira um vídeo da nossa série #ExpertsAgendor, sobre como fazer um follow-up efetivo:

Negociação e fechamento: como utilizar o WhatsApp nas etapas finais do processo comercial?

As técnicas de vendas pelo WhatsApp são as mesmas que você usa em suas negociações presenciais, por e-mail ou telefone. Apenas se lembre de formalizar tudo, por outros meios de contato, caso seja necessário.

Sempre que possível, tente passar para a chamada de voz, para ter um contato mais pessoal com seu cliente nessas fases finais do processo de vendas.

Dependendo do seu modelo de negócio, pode ser interessante utilizar a funcionalidade de pagamentos pelo aplicativo do WhatsApp. 

Este recurso permite que os clientes façam pagamentos diretamente pelo app, mas para isso, devem utilizar o Facebook Pay para realizar essas transações.

Integre o WhatsApp no seu fluxo de trabalho com seu CRM

Quer outra dica de como vender mais pelo WhatsApp? Utilize um CRM que permita fazer a gestão comercial sem precisar sair do aplicativo do WhatsApp. Ou seja, integre os dois sistemas e facilite o dia a dia da sua equipe comercial. 

Sabemos que isso pode soar impossível, mas, dê uma olhada neste vídeo sobre como funciona a nova integração entre o Agendor e o WhatsApp Web:

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