Como ser um bom corretor de seguros? Para garantir a eficiência e bom atendimento, é preciso investir em estratégias e ferramentas de produtividade

O corretor de seguros precisa saber aproveitar as boas projeções de seu mercado. Segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), a estimativa para o setor em 2017 é de crescimento consolidado entre 9% e 11%.

De acordo com pesquisa da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), o índice de confiança do setor apresentou alta significativa em 2016 — 70,2% acumulados de janeiro a outubro!

O mesmo relatório aponta que o nível de expectativa correspondente ao faturamento favorável para o primeiro trimestre de 2017 chega a 96% entre as corretoras; já para as seguradoras e resseguradoras, atinge 92%.

Mas como aumentar a produtividade? Como produzir mais e melhor? como captar clientes para seguros?

Neste post, apresentaremos 10 dicas para vender seguros que irão ajudá-lo a chegar lá! E ainda disponibilizaremos 1 eBook com informações importantes para tornar seu processo comercial muito mais assertivo!

Como ser um bom corretor de seguros

Se você quer saber como se tornar um bom corretor de seguros, confira nossas dicas.

Você vai descobrir como captar clientes para seguros, além de ótimas ferramentas para corretores de seguros.

1. Esteja atento a cada passo do funil de vendas

Para manter o controle sobre suas negociações, o corretor de seguros deve estar muito atento ao funil de vendas – definindo as etapas relevantes para seus processos comerciais, acompanhando a evolução dos negócios e fazendo projeções.

Em todas as etapas de um negócio (seja no contato inicial, envio de proposta, negociação, fechamento ou qualquer outra fase), eis o que não pode faltar ao corretor: sensibilidade para entender as necessidades do cliente.

Não tem como ser um bom corretor de seguros sem isso!

Bom atendimento ao cliente abre portas para o profissional manter e conseguir novos contratos, independentemente de sua área de atuação: seguros de veículos, imóveis, saúde ou outras.

Estar atento ao funil de vendas implica também em ter um bom planejamento. E você pode contar com uma ferramenta para ajudá-lo, o Agendor!

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O Agendor é uma plataforma de aprimoramento em vendas que ajuda milhares de vendedores a alcançarem todo seu potencial. É uma das melhores ferramentas para corretores de seguros.

VEJA COMO O AGENDOR PODE TE AJUDAR

2. Cultive uma boa rede de contatos

Construir e ampliar a rede de relacionamentos é importantíssimo para quem quer saber como ser um bom vendedor de seguros. Isso pode ser feito tanto nas redes sociais quanto, por exemplo, em palestras e outros eventos em que você tenha oportunidade de conhecer novas pessoas.

Mas antes de sair disparando cartões, atenção! Você precisa criar sua estratégia de vendas.

Veja algumas dicas de como captar cliente para seguros:

  • Tenha em mente quais são as pessoas que você precisa contatar;
  • Avalie quais são os melhores locais para encontrar esses prospects;
  • Prepare seu discurso, mas ouça muito bem tudo aquilo que eles têm a dizer (o que buscam e quais são suas dificuldades);
  • Inclua todas as informações dos contatos em seu CRM com as sugestões e orientações que sanarão os problemas de cada um;
  • Então faça contato!

Nos posts Como usar seu networking para abastecer seu funil de vendas e O guia completo do networkingdetalhamos todos esses passos importantes para a criação e manutenção de uma boa rede de contatos. Confira!

3. Acompanhe as inovações

No dinâmico mercado de seguros, algumas seguradoras vêm procurando acrescentar atrativos em sua carteira de produtos, ampliando a cobertura para detalhes que a concorrência deixa de lado.

Não tenha receio de fazer novas sugestões ao cliente, desde que elas façam sentido e estejam relacionadas à necessidade dele. Esteja sintonizado com esses detalhes e, se tiver novas ideias, aposte nelas. Se dúvida, não tem como ser um bom corretor de seguros sem sugerir novidades aos clientes.

Dessa forma, você se valoriza como profissional na intermediação com seguradoras e ganha novos atrativos para conquistar clientes e aumentar a produtividade.

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Acompanhe as inovações: fique de olho naquilo que seu cliente busca (ou nem sabe que busca). Entenda o que facilitaria sua vida e ofereça isso a ele!

4. Invista em capacitação contínua

Qualificação progressiva é fundamental no segmento de seguros. Tanto pode ser interessante diversificar sua área de conhecimento quanto se especializar em algum nicho específico.

Neste último caso, no entanto, avalie bem as tendências de cursos presenciais e em modalidade a distância, inclusive se a demanda for pós-graduação. Tais especializações podem ser encontradas em instituições consolidadas como o Sebrae e a Fenaseg.

Há também bons materiais de referência na internet, como a Cartilha do Corretor de Seguros Empreendedor, do Sincor-SP e Sebrae-SP, voltada para dicas de administração e marketing.

E se você é empregador, pense tanto em sua capacitação quando na qualificação e capacitação de toda a equipe de colaboradores.

5. Sirva-se de ferramentas para corretores de seguros para organizar suas rotinas

Soluções tecnológicas e aplicativos de produtividade, que automatizam e agilizam ações, podem ser fortes aliados tanto em processos específicos de seguridade quanto em questões mais genéricas, relacionadas à gestão administrativa, financeira ou comercial. No primeiro caso, é possível conseguir indicações em entidades de classe.

Já para decidir quais serão as ferramentas escolhidas para automatizar outras áreas de seu negócio, faça contato com colegas de mercado e conheça suas experiências com soluções tecnológicas.

Esse é um bom caminho para encontrar a opção adequada para contribuir e aumentar a produtividade. Você vai ver como ser um bom corretor de seguros com ajuda da tecnologia é mais fácil!

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Invista em soluções tecnológicas e ferramentas para corretores de seguros para ser mais produtivo e eficiente

6. Trabalhe por segmentos

É importante segmentar, ou seja, definir o perfil do cliente na hora de vender para ter mais chances de sucesso. Isso pode ser feito da seguinte maneira:

  • O cliente é um decisor ou um influenciador?
  • Qual seu estado civil?
  • Pertence a qual grupo etário: jovem, idoso, meia idade?
  • Representa que tipo de empresa – tamanho e setor?

Conforme as definições acima, ficará mais fácil para o corretor de seguros encontrar o melhor plano para seu cliente!

Saiba como definir o perfil do seu cliente ideal. Baixe agora o Guia: Como ganhar tempo vendendo aos clientes ideais.

7. Utilize um aplicativo para gestão comercial (CRM)

Infelizmente, alguns corretores não trabalham com uma ferramenta para gestão comercial e ainda mantêm suas informações “atualizadas” em cadernos, papéis avulsos e planilhas do Excel.

Só que esse tipo de controle não costuma ser produtivo ou eficiente e muito pode se perder quando não se conta com um cadastro centralizado de clientes e o histórico de cada contato.

Pense bem: como ser um bom corretor de seguros, dessa forma?

Por isso, investir em um CRM é fundamental para o corretor de seguros manter o nível de relacionamento com o cliente o mais elevado possível – melhorando a produtividade, desenvolvendo melhores estratégias, identificando falhas no atendimento ao cliente e corrigindo-as para captar e fidelizar mais.

Veja como um CRM pode facilitar a vida de corretores de seguros!

Mantenha uma base de clientes diversificada

8. Trabalhe com muitos clientes simultaneamente

Aproveite o CRM para manter uma base de dados diversificada. Cadastre todos os clientes, potenciais ou efetivos. Faça prospecções, atenda diferentes perfis, gere leads, receba feedbacks e responda às mensagens e comentários que forem enviados.

Quer saber como interpretar o feedback de seus prospects e clientes? Então baixe agora o eBook gratuito Como transformar o feedback dos clientes em vendas.

9. Estude o mercado de venda de seguros

Como ser um bom vendedor de seguros? Estudar o mercado vai te fornecer um roteiro a seguir, independentemente dos planos que oferece.

Por exemplo, leve em conta como anda o mercado de seguros e as perspectivas que ele apresenta. O público que você visa possui quais características? Quais são suas preocupações? Quanto pretendem investir para contratar determinado plano?

Avalie também sua própria condição em relação ao mercado de seguros:

  • Você conhece o suficiente sobre o assunto?
  • Oferece serviços compatíveis com as tendências e necessidades do público?

Confira ainda a orientação atual da maioria das corretoras de seguros. Verifique se está inovando em algum ponto e se essa inovação realmente compensa. O que nos leva à última dica!

10. Avalie a concorrência

Analise as corretoras concorrentes, suas estratégias, os produtos que oferecem, o público-alvo que atendem, até que ponto estão tendo mais ou menos sucesso que seu negócio.Veja como ser um bom corretor de seguros observando outros corretores.

É possível aprender muito com outras empresas, sem precisar “copiar” suas técnicas. Lembre-se de que sua empresa deve ter valor próprio e crescer por méritos do seu trabalho. Entretanto, é possível aprender com os acertos e erros dos outros.

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Volte a ser um bom aluno: estude o mercado e seus concorrentes

Baixe agora um guia completo sobre o processo comercial de um corretor de seguros

Assim, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre como ser um bom vendedor de seguros.

O papel dos corretores é de fundamental importância na distribuição e venda de seguros, tendo em vista que são intermediários independentes que negociam contratos de seguro para pessoas que procuram proteção para seu patrimônio, saúde ou vida.

Para se ter uma ideia, cerca de 85% das vendas de seguros no país são feitas por intermédio de um corretor. É esse profissional que presta assessoria ao cliente na avaliação de riscos, definindo o valor e a natureza do seguro e auxiliando-o na seleção da companhia seguradora que lhe ofereça as melhores condições de proteção, atendimento e custo.

Por isso, criamos um eBook para ajudar você, corretor, a ter um processo de vendas mais certeiro – dedicando tempo ao relacionamento e poupando recursos com excelentes ferramentas e estratégias.

Agora que você já sabe como vender mais seguros, não perca tempo e baixe agora o Guia de vendas do corretor de seguros!

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