Ouvimos falar em cloud computing bastante ultimamente, mas será que a nuvem é uma alternativa interessante para os negócios?

Alguns empreendedores têm uma necessidade enorme de enxergar o lugar onde seus dados ficam armazenados. Entretanto, ter os dados à vista não é garantia de segurança.

Muitas vezes, a gestão de TI em uma pequena empresa fica toda nas mãos do empreendedor, o que acaba sendo um grande desafio. Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia com quatro vantagens da nuvem que você deve considerar para adotar o cloud computing em seu negócio. 

As 4 grandes vantagens da nuvem para usar em seus negócios

Serviços em nuvem são confiáveis, acessíveis e trazem mais agilidade à gestão empresarial. Além disso, a nuvem para pequenas empresas tem se revelado uma excelente ferramenta de produtividade.

Abaixo, confira os maiores ganhos dos serviços em nuvem para pequenas empresas.

1. A nuvem facilita o compartilhamento

Colocar seus arquivos, programas, backup ou sua rede na nuvem é uma maneira de facilitar o compartilhamento com quem precisa usar.

Pense no Google Drive e em softwares como o Dropbox, por exemplo. Eles são grandes modelos dessa vantagem da nuvem. 

Os arquivos em nuvem são muito mais fáceis de serem compartilhados, uma vez que as pessoas não precisam necessariamente estar no mesmo local onde esses arquivos estão armazenados.

Os serviços em nuvem permitem que uma empresa compartilhe a rede da sua sede, em São Paulo, com a sua filial no interior do estado, ou em outros estados do Brasil, por exemplo. Isso tudo sem interferir nas permissões dos usuários da rede.

A computação em nuvem permite compartilhar o acesso a todos os sistemas, arquivos e redes, sem limites geográficos.

vantagens da nuvem

Leia também: SaaS em Cloud: saiba tudo sobre Software as a Service

2. A nuvem é o método mais seguro de hospedagem

Quer você acredite ou não, a segurança é outra das vantagens da nuvem.

A nuvem é mais segura em relação a fatores externos, casos de força maior que não podem ser controlados. Como, por exemplo, uma enchente, um incêndio, uma árvore que obstruiu o acesso à internet, ou uma falha na energia. Esses itens podem interferir nos serviços que a sua empresa contratou, se seus arquivos não estiverem armazenados em nuvem.

O seu data center é muito protegido? Tenha em mente esses casos citados. A computação em nuvem está menos vulnerável a esses tipos de problemas.

Além disso, os serviços em nuvem são mais seguros. Isso porque os servidores estão distribuídos em regiões geográficas localizadas há milhares de quilômetros umas das outras.

Se caso algum servidor sair do ar, seus sistemas e arquivos continuarão disponíveis.

Veja também: A área comercial de uma empresa merece usar um aplicativo de gerenciamento online

3. A nuvem é mais econômica

Se nenhum dos outros fatores foram suficientes para lhe convencer sobre a eficiência da computação em nuvem, temos certeza que o motivo financeiro fará você pensar duas vezes.

Isso mesmo, colocar a sua rede na nuvem diminuirá seus custos com infraestrutura.

Alguns dos custos que a sua empresa reduzirá ao adotar a computação em nuvem:

  • Redução de  custos de hardware;
  • Otimização de custos com softwares específicos para controle de acessos;
  • Redução de custos com serviços de instalação e manutenção;
  • Diminuição dos custos de hospedagem.

Adotar a computação em nuvem representará certamente uma redução considerável dos custos do seu negócio. Com isso, as vantagens da nuvem para pequenas empresas é enorme!

Isso porque, além de ser um serviço muito mais dinâmico, a nuvem permite que sua empresa mantenha o foco em suas soluções e área de atuação, ao invés de se preocupar com tecnologia da informação.

4. A nuvem facilita o acesso 

A nuvem pode ser uma grande aliada do empreendedor.

Uma aliada na hora de acessar seus arquivos, documentos e sistemas, sem precisar estar no escritório da empresa. Como tudo pode ser acessado pela internet, você pode usá-la de casa, do escritório ou cafeteria, por exemplo.

Serviços em nuvem para investir em sua empresa 

Como vimos, o uso da tecnologia nos negócios proporciona uma série de vantagens. 

As soluções, que antes demandavam maiores custos de implementação, instalação, manutenção, entre outros, hoje podem ser facilmente acessadas pela internet. 

Assim, os serviços em nuvem surgiram, oferecendo soluções completas cobrando apenas a taxa por uso. 

Se sua empresa ainda não está atenta às vantagens da nuvem, é hora de conhecer os melhores serviços dentro dessa modalidade para investir. Vamos lá! 

Sistema financeiro 

Outra solução que não pode ficar de fora quando falamos em vantagens da nuvem são os sistemas de controle financeiro

Afinal, independente do porte e segmento de uma empresa, a única certeza que temos é que o controle financeiro por meio de planilhas do Excel não duram por muito tempo.

Imagine monitorar o fluxo de caixa, entrada e saída de valores, emissão de notas fiscais e boletos sem contar com um serviço em nuvem! 

A administração financeira de uma empresa é um dos setores mais importantes para o crescimento de um negócio. Por isso, investir em uma solução tecnológica é a escolha mais inteligente. 

Sem um serviço em nuvem, muito provavelmente você ficará perdido entre prazos, organização, arquivamento de documentos, entre outras demandas necessárias para manter o controle das finanças. 

CRM

Os sistemas de CRM, Gestão de Relacionamento com Cliente, são um dos serviços em nuvem mais benéficos para as empresas.

Afinal, conhecer seus clientes e estreitar o relacionamento com eles, aliado a um bom atendimento, pode trazer resultados incontáveis.

Por isso, se uma organização é focada em crescimento, definir e aplicar uma estratégia de CRM é indispensável. 

E, para colocar em prática, os sistemas de CRM são a ferramenta ideal para otimizar o dia a dia do time comercial e auxiliar no relacionamento com os consumidores. 

Se você quer descobrir mais vantagens da nuvem para a gestão de relacionamento com o cliente, faça o download do e-book gratuito Guia para o sucesso com CRM e veja como a solução pode transformar o processo comercial da sua empresa.